Bater nos filhos

237 respostas [Último]
D@ny
No PF desde: 16/08/2011

verdade vica.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Saudações Caro Miguxo mor!


Sim, ao pé da letra, essa tertúlia ali pode ter uma série de desdobramentos como bem apontou. Eu inclusive pensei no caso da gaiola ao alcançe dos meninos, que seria mais adequado escrever o motivo porque a mesma não estava dependurada...


Mas, desse modo a coisa ficaria muito acadêmica, perderia o viés meio malandro que aborda o centro da questão: a consequência funesta do excesso de tolerância! Especular o tempo também, é outra variável que achei por bem não considerar.


No mais, tuas considerações sobre causa e efeito, são bem coerentes! Trabalhando a um nível mais profundo, o conto pode ter vários significados....


Aquele Hidromel zero ao amigo!


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Sem dúvida, o que importa aqui é o debate de ideias ser saudável como foi.

Hidromel Zero para nós sim!

S2!


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Incrível como eu consigo ler as mais diversas postagens, contra e à favor das palmadas, e acho ambas as posições tão coerentes!


Claro que estou pensando em palmadas, e não em surras de deixar marcas... Acho que uma pantufada na bunda é bem diferente que uma saraivada de cinta. É muito diferente, não se pode colocar todos os "corretivos de ordem física" no mesmo balaio.


Ficou mais do que claro pelos depoimentos que há diferentes formas de bater e apanhar. Há os pais que tentam vários métodos e só lançam mão da palmada em último caso e para aqueles delitos realmente importantes. Há os que batem como forma de "dar um chacoalhão, assustar", e não espancar ou agredir. Ou seja, a intenção não é machucar nem ofender, mas alertar de forma contundente sobre algo que não está sendo entendido por vias racionais.


Também há os monstros que batem na criança que faz xixi na cama... Bom, daí não tem nem o que discutir, obviamente que essa é uma atitude equivocada. Ou então, aqueles que batem por não ter paciência de conversar ou explicar sobre o certo e o errado. E também aqueles que surram, sem dó nem piedade, agredindo fisica e moralmente a criança. Esses são exemplos muito claros de que a conduta dos pais está errada.


É possível palmada sem agressão ou ofensa moral? Olha, eu acho que é, caso contrário alguns colegas foristas estariam mentindo em seus depoimentos. Os que não trazem traumas das palmadas e tapas são aqueles cujos pais deixavam transparecer a real intenção do ato: educar, dar limites. Ou seja: a criança chorava, podia sentir a dor da chinelada e até mesmo ficar com o bumbum vermelho, mas no fundo, sentia-se amada e cuidada pelos pais, que estavam, no fim das contas, fazendo aquilo para o seu próprio bem. Uma criança que recebe essa mensagem dos pais realmente providos das melhores intenções, dificilmente ficará traumatizada. É mais ou menos como levar a criança para tomar vacina. Aquilo dói, mas é para o bem. A criança não ficará traumatizada por isso.


Já os colegas que manifestaram histórias de traumas e revoltas provavelmente tiveram uma experiência bastante diferente. Acredito eu que, se o relacionamento pai-filho fosse harmônico e equilibrado como um todo, não seria um tapa que faria a filha odiar um pai ou ter dificuldades de relacionamento devido a palmadas levadas na infância. Imagino que, nesses casos, o problema seja bem mais complexo. Esses pais não passaram a idéia de amor e de cuidado que deve haver por trás de cada ato praticado em busca da educação dos seus filhos. Talvez por que eles não possuíssem de fato tal amor e cuidado. Talvez por que batessem sem motivos mesmo, por cansaço ou falta de paciência, ou até mesmo por terem personalidade cruel e agressiva. Bom, daí não há criança que vá superar essa palmada... Isso é, de fato, uma crueldade com um ser indefeso.


Por fim, eu acho bastante difícil taxar toda e qualquer reprimenda física como um ato torpe e puramente vil. Acho que um pai que ama o seu filho pode, sim, dar uma palmada e mostrar todo seu cuidado e preocupação para com ele nesse gesto. Parece contraditório, mas eu acho que um bom pai e que ama o seu filho pode dar uma palmada sem passar a ser um criminoso cruel e covarde. Já o caso da Aquariana Dengosa, por exemplo, mostra como uma mãe desequilibrada pode tomar atitudes inúmeras, inclusive surras, no trato com os filhos, causando sequelas permanentes.


Na minha pequena opinião, acho que cada caso é um caso. Não é possível generalizar em se tratando desse assunto, ou poderemos cometer injustiças para ambos os lados.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Para quem quiser se informar mais sobre o assunto:

http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=483933 (link para o PL7672/2010 no site da Câmara)

http://www.scielo.br/pdf/epsic/v9n2/a04v9n2.pdf (artigo da Psicologia da UFPR: "O uso de palmadas e surras como prática educativa")

http://www.teresasurita.com/2012/05/conheca-a-lei-da-palmada.html (artigo no blog da Deputada Teresa Surita, que propôs o projeto da Lei da Palmada)


Sobre o artigo da UFPR, destaco este trecho da pág. 3, bastante claro:



"Para Straus (1991), autor que tem forte posição contra a palmada, Larzelere somente tem certa razão em afirmar que a punição corporal traz efeitos positivos pelo fato de ela ser imediata, ou seja, a criança pára de emitir o comportamento inadequado. Este “efeito positivo” traz benefício para os pais, ou seja, a obediência imediata da criança. Porém é amplamente discutido pela Análise do Comportamento: é muito mais provável que se obtenham conseqüências imediatas apresentando um estímulo punitivo do que apresentando um reforçador (Skinner, 1953/1976; Sidman, 1995), e isso “significa que uma pessoa, provavelmente, acha mais fácil aprender técnicas de controle aversivo do que técnicas de reforço. No entanto, isso não significa que as técnicas aversivas sejam melhores” (Catania, 1999, p. 128). Esse efeito positivo imediato pode ser alcançado igualmente por uma punição não física, como mostram pesquisas que compararam métodos disciplinares que fazem uso da punição corporal (a palmada) com aqueles que não o fazem (o time out), e chegaram à conclusão de que os dois métodos funcionam igualmente (Day & Roberts, 1983; Roberts & Powers 1990).

Straus (1991) ainda defende que a punição corporal pode ser eficaz no instante em que é aplicada, mas ela traz muitos prejuízos a longo prazo, não somente para o indivíduo como também para os outros com quem convive, devido ao risco de delinqüência, de criminalidade violenta, de violência contra o cônjuge (Straus, 1991; Straus & McCord, 1998).

Pesquisas realizadas com o objetivo de relacionar o recebimento de punição corporal com alguma variável comportamental da criança encontraram prejuízos para o desenvolvimento infantil: as crianças que apanhavam (comparadas com as que não apanhavam) apresentaram auto-estima mais baixa (Larzelere, Klein, Schumm, & Alibrando, 1990), comportamento mais agressivo (Stormshak, Bierman, McMahon, & Lengua, 2000; Strassberg, Dodge, Pettit, & Bates, 1994), altos níveis de sintomas psiquiátricos e baixo bem-estar geral (Bachar, Canetti, Bonne, DeNour, & Shaley,

1997).


A ineficácia da punição corporal refere-se ao princípio de qualquer punição: não mostra o que deve ser feito, apenas o que não deve. A punição enfoca o erro e não ensina o certo (Bettner & Lew, 2000; Sidman, 1995; Skinner, 1953/1976); então, tal comportamento pode deixar de ser emitido por algum tempo, mas não necessariamente há a aprendizagem de qual deve ser o comportamento adequado: “quando muito, punição somente o ensina o que não fazer” (Sidman, 1995, p. 60)."


imagem de Capixaba_38
Capixaba_38
Offline
No PF desde: 21/07/2011

Veja, são estudos recentes, que corroboram que qualquer tipo de agressão física não leva a nada!

Isso prova que assim como a ciência, precisamos evoluir como pessoas.


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

haha Saudações caro Gulherme! Uma fábula emblemática. Parabéns !


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Parabéns Guilherme..É bem por ai!!!


imagem de byonce
byonce
No PF desde: 31/08/2011

O Gu é 10 , mesmo!


Show!


Mas hein , gostaria de dizer q belo debate , hein , fazia falta isso no PF!


Parabéns!


imagem de Laloca
Laloca
No PF desde: 17/03/2010

Team Gu!!