Baixo Rendimento Escolar, Saiba as Causas!

4 respostas [Último]
imagem de Doutora Renata Lopes
Doutora Renata Lopes
No PF desde: 24/06/2009

BAIXO RENDIMENTO ESCOLAR PODE SER SINAL DE DEFICIÊNCIA AUDITIVA


Até pouco tempo, crianças com dificuldade para aprender eram taxadas de preguiçosas e para piorar a situação, a criança se isolava do seu grupo de estudo. Essa prática que ocorre com diversas crianças, pode esconder algo mais complexo: um problema de saúde.

Muitas vezes a falta de compromisso escolar passa despercebida pelos pais e professores, são inúmeros os transtornos e as doenças que podem influenciar na aprendizagem e no rendimento escolar.

De acordo com a otorrinolaringologista Renata Lopes Mori a deficiência auditiva pode ser um dos problemas que podem estar levando a criança ter dificuldade no aprendizado. Mesmo graus leves de perda auditiva podem atrapalhar a criança na escola levando não só a uma dificuldade de aprendizagem, como também interferindo no convívio social da criança, pois evitam ambientes ruidosos e situações de conversação com grupos de pessoas onde tem dificuldade de focar a atenção e sentem constrangimento em pedir para o interlocutor repetir ou falar mais alto, tornando-se motivo de zombaria ou de desprezo e levando a criança ao isolamento social.

A médica explica que diversos fatores podem estar ligados a dispersão da criança na escola entre eles estão à perda auditiva, problemas de visão, desnutrição, hiperatividade,transtornos emocionais, desequilíbrios familiares, condutas da escola, doenças crônicas e otites de repetição.O problema às vezes não é tão fácil de ser percebido.Os pais precisam ficar atentos nas atitudes da criança, explica a otorrinolaringologista.


Os pais devem desconfiar de perda auditiva quando:

- A criança tem dificuldade de compreensão;

-Não responde ou não faz corretamente as solicitações, podendo parecer “distraído”

-Não localiza o som

-Dificuldade de compreensão

-Solicita repetição das ordens

-Demora a responder

-Coloca TV e brinquedos com volume muito alto

- Fala em voz alta

-Necessita olhar o interlocutor enquanto conversa

-Antecedentes Familiares


Tratamento

Quando a criança apresentar os sintomas mencionados, deve ser levada ao otorrinolaringologista. Após exame físico minucioso o médico poderá solicitar alguns exames específicos para avaliar a audição, como por exemplo audiometria, BERA (audiometria de tronco cerebral) e processamento auditivo central. Atualmente o teste da orelhinha é realizado já na maternidade e serve como um método importante de triagem de recém-nascidos que podem apresentar deficiência auditiva.Para um diagnóstico correto e rápido para minimizar as conseqüências. A solução deve ser individualizada para cada paciente. Em algumas doenças existem tratamentos medicamentosos ou cirúrgicos, mas outras situações podem ser irreversíveis e o uso de aparelho auditivo pode suprir a deficiência

Quanto tempo demora o tratamento?

O tempo de tratamento depende da causa e do grau da perda auditiva. Quando a perda auditiva é diagnosticada cedo e o tratamento é realizado até os 6 meses de idade as crianças apresentam um melhor desenvolvimento emocional, cognitivo, social e de linguagem.


Graduada pela Faculdade de Medicina do ABC. Residência Médica em otorrinolaringologia pelo Hospital CEMA. Título de especialista pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Membro da ABORL-CCF. Especialização em cirurgia endoscópica pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. (HC-FMUSP). Médica colaboradora do grupo de rinologia do HC-FMUSP.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Muito interessante.... Beijo


flor
No PF desde: 07/07/2008

obrigado por estas informações é muito bom para nós que temos filhos prestar mais atenção

bjos


margot
No PF desde: 26/11/2008

Poxa, cabe aos pais então estarem mais que atentos ao comportamento dos filhos. Nunca pensei nessa possibilidade de escutar mal... Muito obrigada!


imagem de bete
bete
No PF desde: 16/09/2008

Doutora vou recomendar às mães que conheçam que leiam o que a senhora escreveu! Muito importante sabermos... Obrigada pela informação.