Ajuda

6 respostas [Último]
imagem de jujulete
jujulete
Offline
No PF desde: 16/09/2009

Olá!


Estou aqui para pedir orientação numa situação que na verdade está acontecendo com minha irmã.

O filho dela, meu afilhado, está com alguns problemas psicológicos (faz xixi nas calças, durante o dia e durante a noite usa fralda para dormir e alguns outros de problemas de comportamento) e está indo numa psicóloga de uma clínica especializada em tratamentos infantis.

Então, a psicóloga dele não puxa conversa, a sessão é somente observá-lo brincar e esperar que ele tome a inciativa de falar.

A minha pergunta é: é assim mesmo?´

Já é uma consulta curta, de mais ou menos 30min, onde ela somente observa...isso ajuda a criança?

O que minha irmã notou de mudança é ele não querer mais usar fraldas para dormir, porém continua fazendo xixi durante a noite e continua com o comportamento bem alterado, é ancioso, e por conta disso come muito e está acima do peso, é uma criança que está sempre brigando com os pais, e com as outras crianças deixa fazerem o que quiserem com ele.

Estou preocupada, quer dizer, estamos preocupadas que esse tratamento não o ajude muito, pois não sabemos se realmente é o correto ficar somente observando a criança brincar sem querer saber o que se passa naquela cabecinha para poder ajudá-la.


Obrigada a todos!

Ju


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

A observação é normal mesmo, pelo menos nos primeiros encontros, depois a criança começa a verbalizar sob orientação do psicológo, tenha um pouco mais de paciência...o processo nunca é curto.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Idade da criança? as v ezes e necessario que o adulto com quem ela convive faça terapia... crianças são reflexos dq vive no dia a dia... beijos


imagem de jujulete
jujulete
Offline
No PF desde: 16/09/2009

Sim Gulherme, com certeza o processo vai ser longo, não sei exatamente quantos encontros foram, mas já passou de 4 com certeza...e as mudanças, principalmente de comportamento, não vemos nenhuma ainda.

Me esqueci de comentar, ele tem 6 anos, e é uma criança maravilhosa! Apesar de estar sempre entrando em conflito dentro de casa, há momentos de extrema ternura onde demonstra todo o amor e carinho que está guardado dentro do coraçãozinho dele!

Como madrinha procuro dar o máximo de atenção e carinho que sei que ele precisa, mas sei que não é o suficiente.


imagem de jujulete
jujulete
Offline
No PF desde: 16/09/2009

Oi Si Cal, disso eu tenho certeza!

Mas vai convencer minha irmã e meu cunhado disso???

Principalmente ele, que já estava achando ruim ter que pagar para que ele fosse em um encontro...

Eu converso com ela, dou algumas dicas, mas não posso ir muito longe pois não sou psicóloga e muito menos mãe...mas sou mais calma, mais ponderada, mas centrada e mais firme, tenho mais paciência e sou muito observadora, sabe?

Ela ainda tem mais um nene, de 1,6 anos que até afetou um pouco mais o comportamento, mas ele já vinha vindo com problemas desde muito antes de minha irmã saber que estava grávida de outro filho.

E noto que o pequenino está indo para o mesmo caminho, é brigão, teimoso, chora por qq coisa...


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Quote:
Mas vai convencer minha irmã e meu cunhado disso???

Principalmente ele, que já estava achando ruim ter que pagar para que ele fosse em um encontro...


Está começando a ficar explicado o rol de problemas do teu sobrinho, que te garanto, está em intenso sofrimento interno. O xixi é a ponta do iceberg. E o problema não é ele.


São esses pais inconsequentes. Eles é que deveriam frequentar um consultório psiquiátrico. Especialmente o imbecil do teu cunhado, que mostra um total despreparo pra ser pai.


Quote:
Ela ainda tem mais um nene, de 1,6 anos que até afetou um pouco mais o comportamento, mas ele já vinha vindo com problemas desde muito antes de minha irmã saber que estava grávida de outro filho.


Só reforça o que eu falei acima: aqui o problema são os pais despreparados e inconsequentes, que além de tiranizarem a vida de uma criança a ponto de ela se urinar todas as noites, ainda acham que pagando alguém (psicóloga), esta tem a obrigação de resolver todos os problemas, que eles criaram na criança por vários anos, em 4 encontros de 30 minutos.


E ainda perpetuarão seus genes ruins, pois conforme relatado, o pequeno de 1,6 anos está indo pro mesmo caminho.


Meu palpite: eles não botaram o filho na terapia para curá-lo. Botaram oara \"achar um culpado\" para os problemas do menino, que eles mesmos sabem que causam.


Mais duas ou três sessões sem que a psicóloga faça a \"mágica\" que esses pais despreparados querem, de curar o filho em trinta minutos por semana, eles o tirarão da terapia, culparão a psicóloga e ainda rotularão o menino de \"manhoso\", \"fresco\", ou coisa que o valha. Para edificar um perfeito e futuro delinquente, que vai repetir nos outros, amanhã, o martírio que sofre nas mãos dos pais.


Lamentável.


Mas para não ficar só na repreensão, para a autora do tópico: vc está vendo isso tudo e mostra que se preocupa com o sobrinho. Não desista dele, é provável que só vc possa intervir para ajudá-lo. Mas foque a sua atuação nos pais. Eles estão causando isso, pelo que vc cita do seu cunhado, ele é um tirano em casa. Passe a conversar com seu sobrinho, para que ele tenha confiança em vc. Assim ele poderá, mais adiante, se abrir com vc e contar a VERDADE sobre os problemas dele. E tem coisa escondida aí. Depois dele contar para vc o que está acontecendo na casa dele e que vc ainda não sabe, vc poderá tomar as atitudes certas. E tbém aconselho a vc ir lá falar com a psicóloga dele nesse meio tempo. Exponha isso que está relatado nessas páginas, talvez ela não saiba da opinião desse pai e sabendo disso, poderá mudar o foco da terapia, para fazer o menino expor as causas do seu sofrimento.


Que bom que ele, apesar de não contar com a compreensão dos pais, tem vc por perto, que está vigilante e preocupada. Boa sorte e não desista dele, essa é a hora de vc agir.


imagem de jujulete
jujulete
Offline
No PF desde: 16/09/2009

É Jupiter,

Tu disse tudo!

Eu sei que o problema é deles justamente por saber que uma criança não age por si só com tão pouca idade...nem o caráter tem moldado ainda, e é aí que está minha esperança! Ainda há tempo de ajudá-lo para que não se torne um adolescente depressivo.

Eu tento falar com minha irmã, mas sempre com muito cuidado, pois não gosto de interferir na educação dos pais, principalmente eu, que não tenho nem ideia de como educar uma criança! Não quero ofendê-la em nenhum momento, então dou dicas sutis...e uso e abuso de muito carinho com meu sobrinho, nada de ficar repreendendo por mal comportamento, sabendo a origem de tudo...

Um dia somente eu falei algo que foi mais pesado para ela, e ela me perguntou \"então quer dizer que eu estou criando um monstro?\"

É complicado de conversar com ela no momento que não está aberta para isso...espero que parta da psicóloga esse diálogo mais pesado.

Sobre ter algo a mais escondido, como quis dizer, eu acredito que não tenha nada demais, é questão de pais despreparados mesmo..tirano acredito que meu cunhado não seja, mas omisso sim e muito ausente...mas como não tenho liberdade de falar com ele sobre esses assuntos, tento com minha irmã com o intuito de partir dela o primeiro passo. Já achei ótimo levar ele num psicólogo!

Mas vou tentar fazer mais como me sugeriu, conversar mais com meu afilhado, tentar fazer ele falar o que mais o deixa entristecido...para tentar de alguma forma deixá-lo ao menos um pouco mais aliviado, porque desistir, nunca vou.