Ajuda em conversa de mãe e filha

4 respostas [Último]
meninaencantada
No PF desde: 02/01/2011

Perdoe-me por escrever aqui,sou uma filha e preciso de um conselho,pois quero a confiança e acima de tudo o amor da minha mãe de volta.


Tenho 23 anos,cometi alguns erros,a maioria inadequados para minha idade,pois muitas vezes,reconheço que meus primos de 5-6 anos são mais maduros do que eu.Mas antes que me julguem de mimada e outros nomes,como tantos fazem,permitam que eu explique minha historia(um pouco longa).


Por problemas no parto,sempre fui uma criança doente,vivia no hospital e em medicos,varios problemas respiratórios,e uma mãe e um avô superprotetores ao extremo,que mal deixavam eu andar e levantar sozinha ate os 2 anos.


quando tinha 6 anos minha mae se casou de novo,e como o marido tem fobia de crianças,acabei indo morar com uma tia,a quem considero mais que uma mãe.Pois mãe não é quem faz,mas sim que cria e passa os bons valores necessarios para ser um bom Homem.


Essa situação causou algumas sequelas em minha adolescencia e vida adulta,por mais que eu tentasse me fazer de forte e negar até o fim.Na adolescencia,fui uma menina praticamente muda,muito tímida,sem amigos,notas execelentes e professores que se encontrassem minha mae na rua,paravam ela para falar ao meu respeito ,e minha rotina dos 15 aos 18 foi casa-escola-ingles-psicologa(q era a unica coisa q eu nao levava a serio)-italiano-piano-espanhol-canto-casa e o unico menino por quem me apaixonei,so serviu para aumentar a minha lista de problemas.(ele tinha namorada,eu nao sabia,a menina começou a me ameaçar...)


Aturei essa situação em silencio por 2 anos,ate que minha mae(tia) descobriu que eu estava sendo ameaçada,e como eu ja estava terminando o ensino medio,mandou eu estudar fora para ver se eu arejava de todo aquele trauma.


O que para muitos seria apenas uma rixa cotidiana da adolescencia,ou bullyng ,como justificam qq agressão agora,se tornou um fantasma monstruoso em minha vida por quase 8 anos(contanto o periodo que ocorreu,mais o que eu fiquei remoendo).


Morei em outra cidade por 2 anos,a 5 horas de casa por sinal,onde fiz cursinho,tive que morar com mais duas meninas,que eram superextrovertidas por sinal,no começo pensei que não fosse suportar elas e fosse me jogar da sacada(meu apto era no 14º andar),com o tempo,elas acabaram me \'\'convertendo\'\',comecei a ficar extrovertida,fazer amigos,sair(fui para uma balada pela 1x aos 19 anos),mas não bebia(como nao bebo ate hje,não suporto cheiro de alcool).Durante o 1 ano foi otimo.

Mas no 2 ano de cursinho,comecei a ter insonia,estudava e as coisas pareciam nao entrar em minha cabeça,comecei a faltar,me afastei dos meus amigos,que vinham me procurar e eu mandava dizer que nao estava,por vergonha,pois estava faltando nas aulas e alem de perder materias,minhas notas nos simulados estavam caindo.Acabei trancando o cursinho,pois a cordenadora ligou pra minha mae perguntando PORQUE EU NÃO IA A 2 MESES ?Ai a casa caiu,minha mãe ficou louca,porque eu estava fazendo aquilo,sempre fui boa aluna ,nunca recebi uma reclamação,nota baixa ou coisa assim.


Ela resolveu procurar uma psicologa,que disse que eu estava em meio a uma crise de estresse muito forte ,mas eu achava que era mais lesada do que eu por sinal,eu fui um tempo e depois comecei a gastar o dinheiro com roupas e dizia que ia.


No final de 2007,fui aprovada em uma faculdade particular,minha mãe quis que eu fizesse a matricula,mesmo sabendo que eu queria publica.Em 2008 comecei a faculdade,um mundo totalmente novo,periodo noturno,pessoal mais velho e experiente.Minha mãe não queria que eu estudasse no periodo noturno,pois alem de eu dormir cedo,com execeção de um fds ou outro em que saio,o mais tardar que durmo é 22hs,e nesse horario ainda estava começando minha 2 aula,que terminava as 23h30hs,resumindo, no meio da aula eu ja estava capotando de sono,devido ao calmante que estava tomando apesar de nao ir mais a medica,sem contar que no começo de 2008,com mania de dieta,pois sempre fui gorda e cismei de emagrecer,ganhei uma anemia,e 8kgs a mais com o monte de vitamina que tive de tomar.


Com isso,seguiu-se o mesmo que no cursinho com a faculdade:quanto mais eu estudava,mais minhas notas despencavam e mais desanimada eu ficava,assim tranquei a faculdade escondida da minha mae,que acabou descobrindo quando veio me visitar para vir no casamento de uma parente proxima.


tentei voltar em 2009,mas nao consegui,minha mae,desde entao fez questão de mostrar como era as instalações e o dia-dia no inferno.Ela que sempre me tratou com tanto amor,carinho e devoção,nunca nem a mao em mim encostou,começou a me torturar da pior maneira possivel:psicologicamente,vivia me chamando de inresponsavel,que eu não sabia fazer nada,que era imatura,que não confiava mais em mim,que nao sabia o que dizer as pessoas quando perguntavam de mim e da faculdade e as vezes até vetava de eu ir para minha casa.Eu achei que o poço estava tão fundo que uma hora eu ia parar na China.


por volta do final de 2009,finalmente tomei consciencia da vida que estava levando e da forma que estava me afundando,e como estava começando a perder credito e confiança de pessoas queridas.Por isso,resolvi procurar uma psicologa por conta propria e finalmente,encontrei uma com qual o meu santo batesse,a terapia evoluia tão bem,que resolvi que em 2010 voltaria para a faculdade.


Como prometi,em 2010 voltei para faculdade,estava bem e disposta,até me ofereci para representante de sala,pois como ja tinha algumas materias,tinha mais tempo para ajudar o pessoal.Mas algumas pessoas da minha sala começaram a me perseguir ,dizendo que eu faltava,nao fazia as coisas direito,e isso para mim doia muito,com isso comecei a ficar ruim de novo,dessa vez pior ainda,so chorava,nao conseguia estudar,nem ir para a faculdade,pois so de pensar em ir ,eu passava mal(algumas vezes cheguei até a vomitar),com isso a psicologa aumentou numero de sessoes,alem de me encaminhar para um psiquiatra.


contei a psicologa e ao psiquiatra tudo que estou contando a vcs,com os mesmos detalhes,fui ao psiquiatra pela 1x em junho/10.Ele apenas disse que eu estava com depressão e que precisaria falar com minha mae,pois ela não estava sabendo dessa psicologa e nem do psiquiatra.Não sei bem o que ele disse a ela,mas ela aparentemente mudou da agua para o vinho,disse que se eu precisasse trancar de novo,não teria problemas,pois foi orientação do psiquiatra para dispor mais tempo ao tratamento.(do que ele disse foi a unica coisa que ela me contou).Depois que tranquei,(jul/10)mesmo com sei-la-o-que o medico disse para ela,ela começou a me destratar de novo,qq coisa q saia ao contrariodo jeito que ela mandava,ela ja entrava no assunto e fazia questão de alfinetar dos 3 trancamentos.Comecei a ficar cheia e resolvi prestar outro vestibular mesmo contra a vontade dos medicos e dela que juravam que eu nao ia passar,pois nao teria tempo suficiente para estudar.


Continuo o tratamento com os dois,estou bem melhor,o psiquiatra já esta reduzindo meu remedio e prometendo que se eu reagir bem vai me dar alta.Quanto ao vestibular,apesar de ter começado a estudar 40 dias antes,passei na 1 ª lista,mesmo a faculdade sendo particular,sinto um grande progresso e motivação,parece que estou voltando ao normal.


Os medicos ficaram muito felizes,mas noto minha mae muito pé atras ainda,e queria que ela voltasse confiar em mim,e pedir uns dias de descanso(nem se for so 1 semana),antes que minhas aulas comecem,como posso conversar com ela?


Desculpe o longo texto e grata pela atenção desde já!


Um feliz ano novo para todas !!


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

meninaencantada, feliz 2011 p/ vc também!

Bem, li todo teu post... (é grande!). E assim... Acho que sua mãe não sabe como agir com vc! Só (!!!?) isso. Com suas constantes mudanças de humor, ela fica receosa de apoiar e de repente vc resolver mudar...

Acho isso até natural. Quem sabe ela devesse procurar ajuda psicológica tb?

Vc, superficialmente, eu diria q tenta de várias formas chamar a atenção, meio que \"punindo\" sua mãe biológica por tê-la abandonado. Digo superficialmente, pq vc se trara com psicóloga e psiquiatra e tem outro diagnóstico.

Então, digo a vc: procure ser um pouco mais carinhosa com sua mãe, abrace ela, converse...

Ela já deu mostras que realmente te ama.

No mais, siga na nova faculdade, procure arrumar um estágio ou faça algum trabalho voluntário. Algo que ocupe sua vida e faça vc não pensar tanto nos seus problemas. Aproveite toda esta cultura que vc tem!

Bjs


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

Eu acredito que você vai ganhar respeito de sua mãe novamente demonstrando que pode ser boa aluna, sendo persistente com seus estudos, e sendo boa filha; A maior glória para uma mãe é ver seu filho feliz, independente e bem encaminhado.

Pelo jeito ela cansou de ver esse \"fogo de palha\", ou punição, como disse a Preciso Falar, o fato de você esmorecer e ir parar no fundo do poço a cada recomeço de faculdade.

Faça diferente desta vez e ache a mola no fundo do poço.

Feliz 2011 para você!


imagem de Manela
Manela
No PF desde: 05/01/2010

meninaencantada, convivo com minha mãe que é depressiva desde que eu era criança, sei bem que é difícil para todo mundo.

Sua mãe não está entendendo a gravidade do que se passa com vc.

Antes de pensar na tua mãe creio que vc tenha que pensar em vc, vc ficar bem, em o que vc quer pra vc e seu futuro.

Trata tua mãe com carinho e respeito, mas não adianta ficar vivendo por ela, ela tem que te amar pelo que vc é, aceitar seus defeitos também.

BOLA PRA FRENTE!! E QUE DE 2011 PRA FRENTE SEJA UMA NOVA E LINDA FASE NA SUA VIDA!


imagem de Thamires
Thamires
No PF desde: 10/12/2010

Confiança é algo que não há fórmulas para ser reconquistada. basta você avaliar seus \'pontos fracos\' na relação mãe-filha, e tentar repara-los, claro que temos escolhas entre sim e não, você não pode forçar algo só para tr a atenção de sua mãe. Avalie realmente o que você quer. A vida é sua. Cada caso, é um caso.


Se você está feliz consigo e com o rumo que sua vida está levando, sua mãe tbm ficará feliz.