Adolescente e computador

25 respostas [Último]
Cate
Offline
No PF desde: 06/02/2012

Estou stressada com minha filha adolescente de 15 anos....


Sei, é normal, afinal é para isso que serve a adolescencia. Para nos fartarmos dos filhos e não termos saudades quando sairem de casa. Hehehe!


Bem, mas a questão é a seguinte:

Nós temos uma optima relação, (quase sempre), ela é uma menina muito querida. mas ultimamente todo o tempo passa no computador. E eu acho um exagero.


Não estamos aqui a falar dos perigos da net. isso eu controlo com uma espiadinha no historico do pc dela, e até agora não há problemas. Quando alguem começa com uma conversa mais abusiva ela bloqueia logo a personagem.


Mal chega a casa, senta no computador, liga o msn e conecta se aos blogs e facebook. Fala com os colegas da escola, primos e amigos que fez atraves do blog. São todos da idade dela, ou parecem ser, pois as conversas, que ela esconde de mim, mas eu vou vendo, são sempre sobre animes, musica,filmes e personagens que eles adoram nesta fase.

Até me parece interessante, pois alguns são de outros paises, como daí do Brasil e há muita troca de informação e de enriquecimento cultural


Por isso, não é que seja um perigo o que ela faz, o que me preocupa é o exagero de tempo que ela perde lá.


Só vem para a mesa comer, quando já estamos fartos de a chamar, e logo que pode volta para o computador e para as suas conversas.


Estuda com o computador ao lado para poder ir falando com os colegas. Eu aviso que se tiver má nota lhe tiro o computador, mas ela tem sempre nota media e não se preocupa em tirar mais alto


Há noite tenho de ralhar, gritar e enervar me para ela sair e apagar o computador. Aí ela diz que a essa hora estão lá todos os amigos, e que eu sou uma chata pois não a deixo estar com os amigos


Por outro lado, ela quase não saí de casa. A maior parte das coleguinhas da escola faz identico. os contactos são feitos por messenger.


Que vos parece? Estou errada ao considerar isto um exagero, ou os tempos mudaram e hoje os jovens em vez de se reunirem no café da esquina reunem-se nas redes sociais onde podem estar de baixo do olho dos pais?


Que faço?


como controlo esta situação?


imagem de alice55/RJ
alice55/RJ
No PF desde: 01/06/2009

Olá, Cate!


Olha, com certeza ficar por horas a fio no computador, não é saudável pra ninguém, por melhor que seja a qualidade das amizades e das conversas.

É voce quem deve estabelecer os limites de horário para sua filha. Procure chegar a um equilíbrio entre estudos, conversas com pessoas de outros países, atualização de facebook e diálogo com amigos. Nessa idade, os amigos adolescentes se encontram com frequencia na escola, clubes, etc. Não há uma necessidade tão imperiosa de ficarem conectados enquanto estudam por exemplo, o que pode atrapalhar o rendimento escolar, por causa da dispersão da atenção.

Acompanhe de perto as notas de sua filha, chegue a um acordo razoável com ela quanto a carga horária diária no computador e faça-a cumprir o acordo. Não tenha medo de ser um pouco mais rígida se ela não obedecer o que foi tratado entre voces. Os adolescentes precisam de limites para se desenvolver.


Boa sorte!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Ameaças e mais ameaças não irão resolver. Pergunte a ela sobre praticar esporte, fazer algum curso da preferencia dela, convidar algumas amigas para ir na tua casa, ou passear no shopping, ir no cinema.

Explique que excessos são prejudiciais, tente conversar calmamente. E se nada resolver, desligue a internet. Voce tem o poder nas tuas mãos, cabe a voce estipular quantas horas ela pode ficar On line.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Hojem em dia, todos os adolecentes tem essa fase de computador.. O que vc pode fazer, é cuidar p/ não ter outras conversas estranhas.. Mas essa fase passa logo.. Não te preocupa


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Eu acho que o governo deveria criar centros de habilitação para navegação na internet, como tem pra formar motoristas!


E jovens com menos de 21 anos deveriam ser PROIBIDOS de usar a rede :)


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Oi Cate.


Quando eu e minha irmã tínhamos por volta dos 15 e 13 anos, respectivamente, minha mãe enfrentou o mesmo problema. Foi logo que a internet virou febre. E naquela época nem tínhamos orkut, facebook, eram salas de bate papo e msn...


Lembro-me dela falando uma, duas, três vezes... E nós ignorávamos. Até que ela começou a estipular horários. No começo nós duas detestamos, mas depois acabamos nos acostumando.


Eu acredito que vc pode e deve fazer algo. Vc é mãe e tem poder para tanto. Além disso, estabelecer limites é essencial, embora os adolescentes detestem e não entendam...


Aparentemente, vc está certa em se preocupar. Sugira a ela alguma outra atividade. Dança, jazz, até algum esporte. Na época foi isso que minha mãe fez, nos rematriculou em aulas de jazz, e até hoje eu e minha irmã dançamos.


Hoje eu acho horrível passar horas em frente ao computador com tanta coisa boa que existe pra fazer, mas na época, aquilo era o melhor que eu pensava ter... hehehe


Beijos, boa sorte!


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Concordo com a Poivre, tenho duas filhas adolecentes, e sempre funcionou muito bem a questão de horários. Até porque sempre procurei manter minhas filhas ocupadas com outras coisas, além dos compromissos que elas tem com a escola, também tem tarefas em casa a serem cumpridas. Assim como sempre fizeram esportes. Somos mães e as regras tem que funcionar.


Cate
Offline
No PF desde: 06/02/2012

Obrigada, amigas, pelas vossas opiniões.


Já agora me digam, que tipo de horario acham que se deve estabelecer?


Quantas horas por dia serão "normais"? E ao fim de semana e ferias, deverei deixar estender horario?


O meu marido pensa que tal como a não deixamos sair depois de uma certa hora á noite, tambem não a deveremos deixar andar na net a certas horas. se eu deixasse ela ficava lá a noite toda.


Quanto a outros hobys, eu já tentei isso, mas nada feito...ela não se interessa por nada e obriga la será complicado, e isso de pagar aulas é praticamente impossivel nesta familia.


Nary, quando achas que esta fase passa? é que a adolescencia dura até muito tarde hoje em dia.


Sei que hoje em dia os adolescentes tem mesmo de saber "viver" nas redes sociais, mas onde estão os limites?


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

"Sei que hoje em dia os adolescentes tem mesmo de saber "viver" nas redes sociais, mas onde estão os limites?"


Os limites são estabelecidos por nós pais. Dê a ela tarefas para fazer em casa, é uma adolecente já pode ajudar em muitas coisas. Na minha casa podem usar o computador a tarde depois que os temas e trabalhos da escola já foram feitos. E também as obrigações que são desiguinadas a elas durante a tarde, depois disso podem usar o computador. E a noite no máximo até as 22:30. Até porque no outro dia às 6:30 tem que levantar para a aula. E no final de semana é mais lite. Tenho certeza que conversando chegaram em um acordo, mas não esqueça que a mãe é você, portanto a última palavra é sua...Boa sorte!!!!!


Iani
No PF desde: 13/01/2011

Cate


Apresento um contraponto aos outros comentários.


Eu agi muito diferente com meus filhos (hoje com 20 anos ou mais) do que as demais foristas que se manifestaram. Eu NUNCA controlei os horários e nem a Internet deles: NUNCA procurei por seus históricos no mundo virtual. Isso porque tentei estabelecer uma relação baseada em confiança mútua: assim como sou muito zelosa de minha privacidade, tentei respeitar a deles.


Sei que os adolescentes são diferentes, bem como as bases da educação que recebem. Talvez por meus filhos terem crescido em um ambiente que valorizava muito a educação e a cultura, sempre foram bem no colégio (embora chegassem quase sempre atrasados!!!!), fizeram alguma atividade física ou hobby e aprenderam mais 2-3 cursos de idiomas. Atualmente fazem o curso que escolheram na melhor universidade do estado.


Acredito que o mérito de uma educação mais flexível, como a que receberam, é que eles se sentem respeitados e tornam-se mais responsáveis por suas ações. Eles sempre ouviram que nós (pais) já tínhamos feito nossas escolhas, com tudo o que elas exigiram de dedicação e empenho, e que eles eram os reponsáveis por seu próprio futuro.


Em suma, uma outra maneira de se relacionar com os filhos!


Cate
Offline
No PF desde: 06/02/2012

Iani,


até agora tem sido essa mesma a minha teoria. Mas chegou ao ponto que eu acho que talvez seja demais.


Que faria voçê se nessa altura um dos seus filhos viesse da escola e sentasse no pc durante horas para conversar com os amigos, a maior parte deles com quem esteve na escola todo o dia?


Devo confiar e deixar andar?


Quanto à espiadinha que vou dando no historico acho que é facil de entender. O que se ouve por aí...Se o não fizesse estaria muito mais preocupada. È assim que eu sei, tenho a certeza, que não há perigos "estranhos". è só mesmo conversas de adolescentes.