Adoção de filhos

15 respostas [Último]
imagem de Dayse Eboni
Dayse Eboni
Offline
No PF desde: 20/06/2012

Pessoal,


Eu preciso muito conversar sobre um conflito que estou passando. Tenho 31 anos e ainda não tenho filhos. Sempre tive o intenso desejo de ser mãe, porém sempre tentei planejar a minha vida da melhor forma possivel, e por isso não tive ate hoje.

No meu mundo perfeto (em meus sonhos) eu quis construir uma familia. Casar, ter filhos, o basico. Fiquei casada 5 anos e me separei. Acabei não tendo filhos porque queria esperar um pouco, nós passávamos algumas dificuldades financeiras na época. O que acabou sendo razoável, pq uma separação com filhos conseguiria ser pior do que foi a minha. Depois da separação, o que tem uns 4 anos, não encontrei mais nenhuma pessoa decente, com intenções sérias.... as meninas sabem né... Isso ta dificil.

Bom, estou cogitando a possibilidade de adotar uma criança, assim que resolver a compra de um imovel proprio, que ja esta em andamento. Na época de casada eu e meu ex marido pensavamos em ter 1 filho e tb adotar um.... esperamos apenas pr um melhor momento, o que não aconteceu. Então, meu desejo de adoção não é atual e repentino...


Hoje, o desejo de ser mãe ainda é intenso. E por isso estou pensando em adotar uma menina. Como estão vendo, serei uma mãe solteira... Mas acho que isso não sera o maior probblema pq isso é muio comum hj em dia, mesmo q nao seja por meio da adoção.


O que tenho duvida é.... Ouço tantas pessoas me aconselhando a não fazer isso sabe. Argumentando que vc não saberá como sera a personalidade genetica dessa criança, que ele podera vir de pais violentos e sera violnta tb, ou coisas piores. A ultima que ouvi foi que a adoção é vc abraçar um problema que não é seu. Essa frase foi terrivel na minha opiniao.


Queria saber se alguem aqui tem filhos adotados, ou conhece alguma história, ou possa dar sua opinião sobre essa minha vontade.


Quero ser mãe. Claro que passar pela maternidade, engravidar, sentr aquele ser crescendo dentro de vc, ver seus filhos com seus traços deve ser maravilhoso, e eu ate gostaria de viver isso. Mas, na impossibilidade a adoção me satisfaz.


Nada contra, mas a inseminação não me atrai!


Bom, se alguem puder me dar alguma opinião ficarei muio feliz!!!! Obrigada.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
O que tenho duvida é.... Ouço tantas pessoas me aconselhando a não fazer isso sabe. Argumentando que vc não saberá como sera a personalidade genetica dessa criança, que ele podera vir de pais violentos e sera violnta tb, ou coisas piores. A ultima que ouvi foi que a adoção é vc abraçar um problema que não é seu. Essa frase foi terrivel na minha opiniao.


qual a garantia que os pais consanguíneos tem sobre a índole dos próprios filhos? quantos filhos criados da mesma maneira e com comportamentos tão diferentes? filhos de pessoas violentas, abusadores, ladrões obrigatoriamente também o serão? tudo é uma questão genética? e o livre arbítrio?


eu acredito que as crianças se tornam violentos ao presenciarem ou sofrerem violência, seja física ou psicológica.... muitos pais não batem nos filhos, mas façam verdadeiras torturas psicológicas...

a maioria das crianças adotadas com quem convivi, e que sabiam serem adotadas, eram muito amorosas com os pais e agradecidas pelo amor e dedicação recebidos...

parabéns pela iniciativa em adotar um bebe.... espero que consiga passar pela infeliz burocracia o mais breve possível...


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Eu acho se vc tem vontade, de adotar não vejo problema.... Mas tbm ouvi dizer, que demora um poko porque tem toda aquela burocracia, enfim... O resto, te desejo muita sorte e felicidade


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Um útero saudável à deriva. Que lástima! :(


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Quanto atraso nessa coisa de "vc não sabe se os pais da criança são violentos ela vai ser violenta bla bla bla bla".

Acho adotar uma ótima opção. O que a genética pode interferir é em doenças, não em comportamento. O comportamento da criança vai depender da forma como você criá-la.

Conheço um casal que tem um único filho, adotado, lindo, um menino super querido, educado, digno de ter os pais que tem, pois eles são pessoas de um coração imenso e muito sábios. Criaram o guri segundo princípios budistas, enfim, um caso de sucesso em adoção.

Eu questiono muito essa "vontade de ter filhos", ainda mais qdo vc diz "o básico", como se fosse impossível ser feliz sem filhos, sem casar. Eu optei por não ter pq não tenho vocação pra ser mãe. Filho é algo pra vida toda. Não é uma coisa que se vc cansar pode abandonar no meio do caminho. Isso sim traria sérios problemas pra ele (não a genética).

Sugiro que leia estes textos pra refletir um pouco sobre o tema e tomar sua decisão com consciência:

https://fashionconsultantvv.wordpress.com/2012/04/13/ser-mae-uma-escolha/

https://fashionconsultantvv.wordpress.com/2012/03/31/ser-pai-ou-mae-ou-um-bom-pai-ou-mae/


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Dayse,

Eu acho legal os seus dois desejo, ser mãe e adotar uma criança.

Creio que vc já deve ter a noção que adoção é um processo que requer muita calma e o que prevalece e o melhor para o menor, fila de espera, acompanhamento com profissionais especializados, etc., nesse ponto seria interessante vcs dois terem uma conversa com um profissional especializado na área de família e ficar a par de todo o processo, isso contribuirá para uma decisão mais pé no chão.

E também não vai te impedir de ter um filho biológico.

Só penso que requer essa cautela que vc tem tido, pois filho é filho, e para sempre né, seja de uma forma ou de outra, então a decisão tem que ser bem trabalhada entre vocês dois.


imagem de byonce
byonce
No PF desde: 31/08/2011

Dayse ,


Oiee , tudo bem???


Olha guria , tenho que te dizer que adotar uma criança não é um sonho ...existem vários fatores que vão te estressar e muito , até vc chegar no momento lindo de ter um bebe no colo e encher de beijos.


É uma burocracia sem tamanho,visitas aos abrigos para conhecer , vai depender do teu perfil,exames psicologicos , olha vou te dizer TEM QUE TER CORAGEM.

Ser mãe dando a luz é preciso muita coragem/garra e ser mãe de coração , então duas vezes mais ...


Eu tenho a tutela de uma sobrinha , e não foi fácil tomar a decisão de cuidar dela,fiz o achei q era certo.

Uma criança muda completamente a tua rotina , saiba e esteja certa disso ...não vem com "manual"

Vc vai aprender a lidar com ela ,dia a dia ...te requer tempo,paciencia e jeito e um amor sem igual ,prq só com muito amor pra levar adiante.


Noites mal durmidas,dias de falta ao trabalho , o namorado q vc possa a vir a ter e não ser "chegado na em criança",choro na madrugada.

Vc fica sem tempo pra vc e pra nada,é café da manhã,lanche , almoço , lanche ,janta = a vc vai ter cozinhar muito.


Sabe aquela festa que tu queria ir,mas a tua mãe/irmã,vizinha não vai poder cuidar dela ...tu vai ficar em casa.

Olha pensa , pensa , pensa ,pensa e pensa .

A adoção é um ato de amor incondicional , é irrevogável , uma vez q tu adota , lavrada certidão de nascimento em teu nome,é pra vida toda!


Se vc está sabendo de tudo isso e tem a coragem pra ser mãe de coração!

Agora vem a parte boa ,um olhar no meio do choro na madrugada e um sorriso ,dps que passou a dor ...não tem preço ..não há o q pague e nem sentimento mais lindo que o amor e o laço que tu cria com a criança.

Qndo ela aprender a te reconhecer e demonstrar o amor por ti,nosssaaa é acertar na mega sena um zilhão de vezes ...

Tu vai te sentir tão realizada , q vai chorar de emoção.

Um filho gerado no ventre , vem amando vc já ...um filho gerado dentro do coração passa a amar vc.Palavras da assistente social q me acompanhou na busca pela tutela da bebe.


Então pensa , pensa e pensa !!!!

Boa Sorte!!!


imagem de Dayse Eboni
Dayse Eboni
Offline
No PF desde: 20/06/2012

Nossa Byonce, palavras de quem vive uma situação que emocionam!!!


Sei q não deve ser facil mesmo... AInda mais pelo que vc me disse!!! Esses dias me perguntaram como eu reagiria aos problemas e desafios da maternidade! EU respondi:? Como vou saber???? Posso ate imagnar, mas não ha nada como vivenciar uma situação para entende-la da melhor forma possivel!! Então, eu nao sei como vou reagir diante disso... Mas sei que tenho desejo e muita vontade, e sonho poder fazer da melhor forma possivel!!!


Que bom q isso aconteceu com vc e vc esta feliz, que bom que vc passou a ser amada!!!!


Vou pensar bastante, pode deixar!!! Nada de precipitações!!!


Beijocas!!


imagem de Dayse Eboni
Dayse Eboni
Offline
No PF desde: 20/06/2012

Pessoal, realmente acho esse pensamento onde a genética defini o comportamento meio arcaico. Mas apesar de ser dessa opnião, tantas pessoas falando na minha cabeça me fazer questionar, que foi o que iz aqui!!


Vanessa, adorei o que vc disse. E prinipalmente pq veio e uma pessoa que optou por não ser mãe. Poxa, a pior coisa que uma pessoa pode fazer é trazer um filho para o mundo e despreza-lo, não cumprir o seu papel sabe. Se não quer.. que nao tenha!!! Vejo tantas histórias de mulheres que tiveram filhos para "prender" homem, ou coisa desse tipo.... Horrivel!!! (e como se isso fosse possivel!!).

Vou dar uma olhada nos artigos que vc me enviou.


Agora, Melissa, Essa parada da burocracia é tosca!!! Poxa... Tanta criança precisando de um lar!!! Ate dói. Porém, tanta gente ruim que talvez seja necessário mesmo. Tenho uma amiga que foi adotar e conseguiu muito rapido. Pelo que ela me disse a demora acontece quando os pais adotivos fazem muitas exigencias, do tipo, um bebe, abaixo de x meses, branco e bla bla bla. Como ela não tinha exigencia... Adotou um menino de 4 anos. Depois descobriu q ele tinha um irmão de 6... E resolveu adota-lo tb. Foi tudo rapido e facil!!! E os meninossão lindos e amorosos!!!!


imagem de Vanessa Versiani
Vanessa Versiani
No PF desde: 19/11/2009

Nem é só ter filho sem querer o problema. Tlvz no meio do caminho ocorra algo que vc não previa e vc passa a rejeitar a criança. Como falaram aí, tlvz tem uma festa q tu quer ir mas não tem com quem deixar a criança, ou se apaixona por alguém que não gosta de criança, ou qdo seu filho for adolescente começa a usar drogas, ou faz algo que não estava no "roteiro" que vc desejava... Tem de pensar nisso tudo... De td forma, boa sorte. Questionar é o 1o passo pra tomar decisões sábias.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Concordo Vanessa.