Viciado em Drogas

14 respostas [Último]
julia31
No PF desde: 21/10/2010

Boa tarde a todos !


Sempre escuto falar que nao devemos abandonar um viciado em drogas e sim tentar ajudar e dar muito amor.

Mais isso vai ate quando? Meu irmão é usuario a mais de 15 anos. Minha mãe e meu pai sempre do lado dele, Foi internado algumas vezes, voltava melhor, frequentando igreja, todo religioso e quando viamos olha ele usando drogas novamente. Quantas vezes demos falta de algo em casa, ( roupas, dinheiro, eletronicos ), e nada era feito. Ele quando drogado já ameaçou ate meus pais e um outro irmao de morte. Vive falado que vai suicidar. Minha mae em agosto faleceu. Uma pessoa boa demais ( mais com tanto problema já estava deprimindo ). Achamos que depois desses acontecimento ele poderia melhorar mais não foi isso que aconteceu. Eu morava em cima da casa da minha mae, mais tive que sair. No dia da morte dela, desesperada o acusei ( ela estava muito desgostosa com tudo que acontecia ). Ele depois ficou sabendo, disse que estavam ameaçando ele por isso, que eu era uma vagabunda entre outras coisas, que iria me bater pra eu aprender. Entao sai de la com meu marido e minha filha de 1 ano. Era muito perigoso continuar ( e olha que a casa ficou pronta em maio ). Dizem que é doença. Mais não concordo totalmente com isso . Tanta gente doente, lutando pra viver, que não escolheram estar assim . Pra mim viciado é uma escolha de vida e nao um doente. Escolhi estar daquele jeito. Antigamente não tinha tantas informaçoes sobre as drogas, mais hoje! Quem entra sabe muito bem o que pode vir a acontecer. Sexta liguei para meu pai e fiquei sabendo que meu irmao tentou se matar mais imagino que nao foi nada grave pois depois soube que ele pédiu perdao, que chegou a ajoelhar nos pes do meu pai. Meu pai tem problema de pressao, se continuar passando por isso nao vai muito longe nao.

Acho que deram todas as oportunidades pra ele, sempre teve tudo que desejou ( na medida do possivel ). O Defendiam com unha e dentes. Em brigas, eu e o outro irmao é que eramos os errados, não compreendiamos a situação. Escutei do meu pai no dia que sai, que se eu quisesse ver o laudo da morte ele mostraria,. que o pobre do meu irmao nao tinha nda a ver com o acontecido. Ele é coitado. Agora escutei do meu pai o desejo de ate mudar, ele e meu irmao mais novo, pra sair disso. Já disse que como pegara pensao dam inha mae, que abra uma conta pra o outro e deposite o dinheiro la, que ele casse um rumo, Mais acho que infelismente meu pai nao vai ter forças pra isso e vai continuar passando por tudo isso.


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Julia,


Muitas vezes os pais agem de forma errada tentando ajudar. Superprotegem os filhos, achando que isso garantirá que os 'perigos' do mundo fiquem longe deles. Não me surpreende que teu irmão tenha sido uma pessoa que tenha usufruido de tudo, na medida do possível, do que teus pais puderam dar a ele, que tenha vivido uma vida relativamente boa e tal. Mas acontece que, infelizmente, isso não é o bastante. Muitas vezes, todas essa proteção acaba até por prejudicar, porque eles não aprendem como é que se deve encarar as adversidades que a vida propõe; tudo é motivo de frustração. E quando isto acontece, a droga vira uma fuga.

Piora muito mais, infinitamente mais, sem sombra de dúvidas, que teus pais sejam cumplices das atitudes do teu irmão, na medida em que continuam superprotegendo ele, negando a situação. Às vezes, e na maioria delas, os pais pensam estar no controle da situação, como num contraponto do descontrole que vive o drogado. É muito difícil pra família colocar tudo na mesa e aceitar uma situação dessas, que não há controle nenhum, que é preciso ajuda... A vergonha impede que as coisas fiquem discernidas.

Numa situação dessas, todos tem que trabalhar juntos pela recuperação do doente; a família, inclusive. Aliás, a família tem papel primordial nisso tudo. Mas eu acredito que, pelo que tu relatou, ainda exista um longo caminho a percorrer. O problema é que pode ser tarde demais pro teu irmão, seria bom que todos pudessem aceitar a situação como ela é.


Teu irmão ainda usa drogas? E usa o que?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo com a Poivre


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Ah, mas faltou te dizer que eu não acredito que o drogado seja um 'sem-vergonha' por ser doente. O pior é que é uma doença, sim. O problema pra vc, pelo que entendi, é ele ter consciência de que está agindo errado e mesmo assim continuar no erro. Mas acredite, Julia, o vício de drogas não é algo pra superar do dia pra noite, é um processo muitoooo complicado. Basta saber se teu rimão quer mudar. Se não quer, não há quase nada que vc possa fazer...


janajana
Offline
No PF desde: 10/10/2011

Olá queridas amigas

sou casada há 15 anos com um dependente químico, e sei exatamente o que se passa na família com este problema. É um dilema, entre tratamentos, internações, recuperações e recaídas. Por este motivo, nunca se fala em cura, apenas em tratamento de um problema crônico. As vezes sentimos raiva, pena, amor, vontade de jogar tudo pro alto, desespero, é uma infinidade de sentimentos que nos deixam deprimidas e perdidas. E ao mesmo tempo não conseguimos abandonar uma pessoa que precisa muito de ajuda para não se tornar pior do que já está. Tenham certeza que os viciados não gostam desta situação e muitas vezes se encontram mais vulneráveis do que a família. Para acompanhar uma pessoa com estes problemas precisa de esforço, força de vontade e esquecer os preconceitos. Na maioria dos casos eles são pessoas carinhosas, mas que descontrolam-se facilmente, então a família tem que tomar as rédeas da situação para que eles não troquem os pés pelas mãos... tarefa árdua e nem sempre eficaz. O que não se pode é abandoná-los e deixá-los a mercê de traficantes e bandidos. Controle emocional é o principal, determinação para lutar e fé... não abandone e evite julgar, consulte um psiquiatra e o leve também, existem algumas medicações que conseguem controlar os impulsos dos dependentes. Procure um especialista em Dependência química de preferência jovem, que vai conseguir manter um papo aberto com seu irmão. Eles geralmente tem dificuldades de se abrir com os familiares, mas com os médicos conseguem falar e podem ser orientados. pode ter certeza que o custo das sessões de terapia serão menores do que os gastos que eles fazem ao consumir drogas. Por falar em grana se ele estiver em tratamento médico, existe a possibilidade de entrar na perícia do inss, o que vai garantir o valor do tratamento. mantenha a calma e o respeito e nunca deixe de amar...


beijão

jana


julia31
No PF desde: 21/10/2010

Mais ele está nisso a uns 15 anos. eu ja sai fora, e o restante da familia tambem. Tios, primos. O irmao mais novo mora na mesma casa mais nao conversa, e meu pai aguentando. Uma hora a pessoa desanima. Ate quando ficar ao lado de alguem que parece nao querer melhorar. Sei la o que usa agora. Mais já usou maconha, craque, faz uso de remedio mais bebida alcoolica. Já fiquei sabendo pela boca de gente da rua que ele ja fez sexo oral, com outros pra conseguir dinheiro, . Nada que se prove mais fiquie super triste com isso. Nao da pra ter confiança mais. E ele se faz de vitima. Ninguem me da oportuidades e blablabla. So que é o contrario. Teve muitas mais nao o interessu.


imagem de Kellycryz
Kellycryz
No PF desde: 15/05/2011

Olha para começar para largar as drogas a pessoa tem que querer,ai sim ir para uma clinica de recuperação ficar o tempo determinado pelo psiquiatra,após sair dar continuidade no tratamento,até mesmo participar NA e a familia do Al-Anon.

Mas uma coisa que tembèm muito válida é, ele não voltar a residir no mesmo meio que saiu,não ver os "amigos"


Para mim isso seria o princio do controle do vício.


E quanto a idéiia de se matar,para mim não existe esta estória de tentou se matar,porque quem quer se matar,se enforca,dá um tiro na cabeça em fim termina com a vida e não fica no tentou.

O que ele quer é chamar a atenção para tds terem pena dele.


"Ninguem me da oportuidades e blablabla. "


Isso é tipico de quase todos os usuários,e também são manipuladores (eles são os culpados mas fazem uma manobra e se tornão as vítimas. )


E muito dificíl mas tens que dar apoio para teu pai e para ele, tente conversar com ele e ver se ele QUER largar as drogas de verdade e o apoie.


Boa sorte!!


imagem de Freud
Freud
No PF desde: 13/08/2011

15 anos se drogando!

Vá viver sua vida longe de tudo isso, porque a dele já foi.

E nem pense em ficar coma a consciência pesada.


imagem de Massoterapeuta
Massoterapeuta
Offline
No PF desde: 10/10/2011

Júlia querida, eu concordo quando vc diz que viciado é uma escolha de vida, e nao uma doença, pois quando a pessoa quer realmente se curar e ter uma vida normal, ela consegue! Existem tantas propagandas sobre drogas! A pessoa que experimenta sabe bem aonde vai chegar! Me desculpe querida mas teus pais parecem estar cegos para o problema... Parecem nao enxergar o quanto o filho está estragando a própria vida...

Mas já se passaram tantos anos e nada foi feito... acho que vc deve seguir com a sua vida... já teus pais sempre te julgaram como A ERRADA. Isto é uma sensação horrivel. MAS.... nunca nada foi feito... nao acho que agora vai mudar alguma coisa! Viva a tua vida minha amiga, nao precisa deixar de ama-lo... Mas nao sofra mais com isso!


imagem de NANDA-W
NANDA-W
No PF desde: 17/09/2011

Julia, a Kelycryz foi perfeita em seu comentário, principalmente quando citou que depois da internação, ele não deve voltar ao mesmo meio, nem ver os amigos.


A irmã do meu esposo também estava viciada (em Crack - essa praga, que nojo) ficou viciada por uns dois anos, vendeu tudo dentro de casa, até a casa dela foi, aí por conta própria se internou... (tipo em retiro da igreja Evanjélica, não sou fã desta igreja mas nesse sentido tenho que reconhecer!) só para mulheres, lá era lindo tinha até cachoeira no fundo, e é de graça.

Ficou 9 meses lá (eles dizem que é tempo de nascer de novo) imagina 9 meses reclusa, sempre a visitávamos e levavamos mto chocolate pois ela estava osso e pele. Saiu no tempo certo, e nunca mais viu o maldito ex-namorado que ofereceu esta merda a ela, e foi morar com o pai dela, ta linda já, ta mais gordinha, trabalhando, já esta namorando outro cara e teve até uma filhinha!! Bom, o que eu quero te dizer é: TEM JEITO. Já ouvi pessoas falando q não existe ex-viciado. As pessoas não deveriam falar isso se não conhecem. Ela confessa que não é facil, a tentação bate, mas... ela está longe desse mundo agora, Mas se o cara voltar a andar com os mesmos amigos, aí não vai dar mesmo!


Isso que o Freud falou... bom... não dá bola. Ele não deve ter irmãos.


imagem de Freud
Freud
No PF desde: 13/08/2011

Nanda,

Vc já lidou com um viciado? Eu não, mas imagino como seja.


Diga-me, onde está escrito que temos que suportar as mazelas dos outros?

Só de não se envolver ela estará ajudando, pelo menos a família que ela está constituindo.

Casada, com filha pequena, uma vida ao lado do marido (não é fácil) e ainda ter que lidar com o marmanjo do irmão que já teve segundo o relato da autora, várias oportunidades de sair dessa, e no mais, se dá ajuda a quem quer e aceita ser ajudado.