Sem dinheiro para a separação

10 respostas [Último]
Julinha_92
No PF desde: 27/06/2010

Oi gente.. sou nova aqui e preciso muito da ajuda de vcs pois não posso contar com mais ninguém para resolver essa questão.O negócio é o seguinte: meu pai se mostra muito egoísta com minha mãe e ela desconfia( e tem quase certeza) de que ele é infiel. Mas minha mãe é praticamente obrigada a conviver com isso diariamente pois ele é muito cabeça-dura e ela não tem condições de viver apenas com o salário dela que é de professora aposentada. A gente conta praticamente com o salário do meu pai pra viver. Ele tem um imóvel no nome dele.. mas de antes do casamento. E nós vivemos em um apartamento alugado,então ela não teria onde morar pois não temos parentes com quem contar. Por favor gente.. alguém me ajuda! Eu não aguento mais ver a minha mãe assim, tendo que ser falsa e fingindo que nada acontece. Tenho 17 anos e tenho um grande peso nas costas pq preciso me realizar profissionalmente a fim de acalmar a vida da minha mãe. Me sinto obrigada a isso.. e tenho muito medo de fracassar e ficar sem apoio... Por favor.. alguem me dá uma luz! por favor...


Obrigada!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Seja bem-vinda.. Quem sabe pede p/ alguns amigos p/ ajudar vcs. Até por enquanto, p/ vcs encontrarem uma solução Beijos


imagem de Lah!
Lah!
No PF desde: 25/06/2010

se vc quiser passar teu msn eu te adiciono e a gente conversa melhor, ja passei por essa situaçao com a minha mae, quem sabe ouvndo a minha historia te de uma luz!!!


imagem de JGabriel
JGabriel
No PF desde: 04/01/2010

O assunto no tópico é falta de dinheiro pra separação?

Sua mãe pode procurar a defensoria pública, lá ela dá entrada no processo de separação e pedido de pensão, se cabível.

Eles dão todas as orientações necessárias e sem custo.


Já pra voce, eu só tenho a aconselhar que voce tenha paciência, que não tome esse problema pra voce (já que voce não pode resolver) e que ESTUDE, estude muito, insistentemente e como se a sua vida dependesse disso. É a unica forma que voce tem a médio e longo prazo de ser livre e não ter que passar pelo que a sua mãe está passando. Poderá escolher, terá mais autonomia sobre a sua vida.


Faça um curso técnico, é hoje a forma mais rápida de se conseguir um emprego, mas não pare depois, faça faculdade, faça pós graduação, mestrado, doutorado, tudo o que puder. Não se limite. Não importa quanto tempo leve, não pare e persista que voce consegue.


Pro curto prazo, existem cursos que o governo dá que te preparam pra trabalhar e ainda te dão uma ajuda de custo por isso, procure se informar aí no seu estado/município se há algo disponível.


Talvez voce precise trabalhar, mas priorize seu estudo ou voce será eternamente escrava de patrões que te exploram de mais e pagam de menos. Evite comércio, se puder, lá nunca se tem tempo pra nada.

Por fim, faça todo concurso publico que puder. É um investimento que vale a pena e dá retorno mais cedo ou mais tarde, desde que voce não desista.


Descubra qual é a necessidade de trabalho do lugar onde vive e se qualifique pra ocupar seu espaço. Depois, quando as coisas melhorarem voce poderá avaliar o que faz, se gosta ou não, e terá condições de decidir fazer algo diferente.


O importante é não desistir e correr atras. O problema da sua mãe não está nas sua mão, voce não tem como resolver, só ela pode se assim desejar. O maximo que voce pode fazer por ela é dar apoio. A atitude tem que vir dela.


Julinha_92
No PF desde: 27/06/2010

Oi Lah.. muito obrigada pela sua atençao...meu msn é


por favor, se puder, entra em contato cmg?


Um beijo...


Julinha_92
No PF desde: 27/06/2010

Oi JGabriel.. muito obrigada pelas dicas e pela atençao.. eu ja estou matriculada na faculdade e começo no proximo mes... vou me esforçar o maximo.. pode ter certeza...


=)


imagem de Dr. Pessoa
Dr. Pessoa
No PF desde: 21/12/2009

Julinha:


As vezes a gente pensa que esta em um beco sem saída e que é o fim do mundo e acaba se acomodando numa situação, mesmo que cause desconforto. É normal, principalmente na idade que estás.


Porém, a vida é passageira e nascemos para a felicidade. Claro que temos que buscá-la sem medir esforços.


A situação por ti vivida a princípio era de difícil solução, mas lendo as mensagens aqui postadas, tenho a certeza que te abriram um leque de opções para uma saída satisfatória. Portanto, não espere muito e tome uma atitude no sentido de ajudar sua mãe a sair desse martírio conjugal. Procure um advogado especialista em direito de família ou a Defensoria Pública e exponham os fatos, pois há saída para tudo que esta vivo. E o direito esta aí para servir às pessoas que o buscam!!!


Julinha_92
No PF desde: 27/06/2010

Dr.Pessoa...

\"E o direito esta aí para servir às pessoas que o buscam!!!\"


Quero ajudar minha mãe de todos os jeitos e, adivinhe, vou começar a cursar direito mês que vem...


Muito obrigada pela dica.


Ornela
No PF desde: 03/11/2009

Qual o regime de casamento de sua mãe com seu pai?Dependendo do regime sua mãe tem direito a metade do imóvel.

Se ele ganha mais que ela, ela pode pleitear pensão alimentícia, vc como filha e cursando faculdade também pode, mesmo que tenha atingido a maioridade.

Dependendo da situação se houver agressão física ou verbal dá pra vc pedir a separação de corpus e o seu pai será obrigado a sair do imóvel até a partilha deste.

Procure a Ordem dos Advogados do Brasil de sua cidade e questione quanto ao convênio com a Assistência Judiciária, lá receberá assistência legal gratuíta.


imagem de maya
maya
No PF desde: 02/07/2008

Garota, vc ainda é muito novinha pra se sentir tão responsável pela vida de sua mãe, hein?

Primeiro, sua mãe, embora aposentada pode voltar a trabalhar, isso até ajudaria ela numa nova vida com novas relações de amizade.

Vc também pode trabalhar e estudar, quando eu tinha menos q a sua idade, pra ajudar em casa, trabalhava de dia e estudava de noite e os findis...eram só festas!!!!

Tem mais, foi um período duro mas muito feliz na minha vida, recordo com lembranças muito boas daquela época.

Portanto, além de sua mãe ter seus direitos apoiados pela lei, vcs podem procurar outras fontes de rendas q não sejam somente o seu pai, até pq ser independente financeiramente é a glória!!!!

Bem, bola pra frente e curta a vida como ela se apresenta em cada momento...

bjo gr e boa sorte!


Julinha_92
No PF desde: 27/06/2010

Gente.. valeu mesmoooo! Vcs abriram muitos caminhos pra mim. Meu pai nao eh um crápula entendem... ele só se acomoda com a vida que leva. E acho que uma separaçao assim tao sinistra envolvendo justiça e de grande exposiçao so atrapalharia pra humilhar a situaçao financeira da minha mae.Alguem perguntou sobre o regime de casamento. Acho que separaçao de bens, mas eles nao adquiriram nada depois de casados...


Acho que agora, se eu trabalhasse nao ia ajudar muita coisa pra tirar minha mae de casa.. o negocio eh me focar demais na faculdade que vem... beeeijoos