Sainda da Casa da Mãe, e indo para a Casa da Sogra

9 respostas [Último]
Jeska
No PF desde: 28/09/2010

Bom dia pessoal,

realmente nunca achei que viria a desabafar num fórum como este, mas devido as circunstâncias e a dificuldade de saber a opinião dos meus antes de dar a tal notícia, resolvi, humildemente, vir aqui e coletar a opinião de quem estiver disposto a me ajudar de alguma maneira. Se houver alguém com uma experiência igual a minha, seria ainda mais construtivo.

Sem mais delongas, tenho 23 anos, e desde os 18 que trabalho. Namoro há 4 anos e 3 meses e estamos noivos, mas ainda não temos dinheiro suficiente para irmos para nossa própria casa, e eu tinha uma certa independência quanto ficar na casa do meu noivo, e uns dias na minha casa, sempre revezando, por conta do tempo, do noivado, a intimidade e a vontade de ficar junto. Eu ainda estudo, mas me formarei mês que vem, e ele trabalha no estabelecimento dos pais. Só que minha mãe sente a minha falta. As vezes ela entendia bem, as vezes ele entendia muito mal eu passar vários dias lá. Até eu ser demitida há dois meses. E sem dinheiro minha amada mãe passou a ter, ou pelo menos tenta ter o controle total da minha vida, me sufocando e me deprimindo bastante, tornando uma situação insustentável para mim.

Hoje foi a gota d\'água, sou estou permitida em vê-lo de sexta a noite a domingo. Teve uma aniversário domingo, chegamos tarde, havíamos bebido, e eu passei a noite lá. Minha mãe disse que iria me pegar lá pelos cabelos caso não voltasse imediatamente para casa na segunda a tarde.

Eu já não estou acostumada com esse tipo de tratamento de adolescente, e seria muito bem vinda na casa dos meus sogros, onde tem bastante espaço. Claro que eu iria ter que me adaptar, e pode ser que seja bastante difícil, mas é provisório e um estímulo, uma vez que saia de casa mesmo, ma não vejo outra solução até conseguirmos Nossa Casa, o que deve acontecer dentro de seis meses, pelo menos.

Sei que minha mãe vai sofrer, mas ela mesma já me disse que quando não aguentou mais a casa dos pais, casou-se. Mesmo sem estar tão apaixonada. Ela tinha dinheiro para ter a própria casa, mas eu terei logo, e tenho algo a mais, o amor pelo parceiro e a amizade dele.


Me ajudem, pois eu odeio ver minha mãe sofrendo, mas Eu estou em muito Sofrimento.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Sua mãe tem que entender que a cria está aprendendo a voar sozinha, é o curso natural da vida...e você sairá de casa por motivos mais nobres do que ela, vai casar e morar junto por amor.


Faça o desligamento gradualmente, até ela se acostumar com a idéia, ou recomendo terapia para sua mãe...


Só não tire do foco seus objetivos pois é a SUA VIDA e felicidade que está em jogo,


boa sorte!


imagem de Caronte
Caronte
No PF desde: 03/03/2010

Com seu desemprego, sua mãe viu a oportunidade de voltar a tiranizar sua vida. Ficou encantada com a possibilidade de mandar em você, dispor de você, dar ordens, etc.


No entanto, sua vida com seu namorado está frustrando esta expectativa que ela tinha de te infernizar full time. Daí, estas atitudes.


Se você vai ser bem recebida na casa dos seus sogros, vá mesmo. E deixe sua mãe sozinha refletindo sobre o que fez de errado. Se é que ela consegue. Se não conseguir, diga para ela. Se ela não aceitar, que se dane.


imagem de Kathya34
Kathya34
No PF desde: 06/06/2010

É difícil acreditar, mas tem relações de pais e filhos que melhoram quando os filhos saem de casa.

Provavelmente ela vai dizer que você está de favor na casa de seus sogros, mas me colocando no seu lugar, acharia menos pior do que ser ameaçada de pagar vale como adolescente na frente das pessoas. Vá para a casa dos seus sogros se a situação está insustentável.

Também procure se recolocar no mercado o mais rápido possível, para não se sentir dependente e não afetar mais seu lado emocional além do que sua mãe tá fazendo.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Vc não pode pautar a sua vida pensando na felicidade da sua mãe. Tem que fazer, em primeiro lugar, o que te deixará feliz e depois pensar se isso vai afetar a terceiros e em que medida isso se dará.


Quanto a ir morar com os sogros: o ideal seria que vc fosse morar na sua própria casa, pois querendo ou não, estaras saindo de uma relação de dependência (coma a sua mãe) para entrar em outra (com os pais do teu namorado). Mas como disseste que isso é impossível por ora, então proponho o seguinte raciocínio: que é péssimo morar com a sua mãe hoje, vc já sabe; quanto aos pais do teu namorado, não tem como saber pois vc nunca morou com eles.


Então, a solução: entre uma \"desgraça conhecida\" (morar com a sua mãe) e uma \"experiência nova e inédita, que pode ser boa ou ruim\" (morar com os pais do namorado), por qual optar? Eu certamente optaria pela segunda possibilidade.


karolyneee
No PF desde: 05/10/2010

Oiee, olha por mas que a gente ache chato, fike com raiva, mas noosas maes falam para nosso bem, pois é isso que elas querem pra nóis. Não posso ti ajudar em mt coisa, pq uma vez estava numa situação que nem a sua amiga! Namoro a 1 ano e 5 meses, e minha mae e minha falia nunka acc meu namoro com ele. Quando perdi mina virgindade com ele, e minha mae veio saber, meu namorado me chamava todos os dias pra ir morar la com ele e a mae, dizia que ia falar com ela, e ela sempre nos apoiava, dizia q ia nos ajudar, que iamos morar na casa que tem no quital da casa deles,ele vivia falando isso pq achou q eu estava gravida dele, um certo dia quase eu fui, estava tao nervosa, nao aguentava mas ter que conviver com minha mae falando na minha cabeça a msm coisa toda hora, me ofendendo, me pisando, por uma coisa que é tao normal em hoje em dia, mas pensei mt, ate que acabei nao indo, pq nos 2 nao tinhamos como nos manter, eu e ele sem emprego, e ele ainda é mas novo q eu,rs..

Mas pense bem por mas que a gente goste de noosa futura sogra, nossa relação com elas seje boa, mas pense pra mas tarde nao si arrepender, si fosse vc esperaria mas um pouko, ate que consigam arrumar um canto que possa fikar so vc e seu namorado!


karolyneee
No PF desde: 05/10/2010

tbm nao é assim né?

Por mas que a gente ame, keira fikar com o kara

mas temos que saber respeitar noosa mae

ela ta em 1 lugar.


ann_
No PF desde: 08/09/2010

Jeska


Nossa moça, tenho um problema igualzinho ao seu.

Só que eu trabalho e meu namorado tbm, mas nossa relação é muito recente, mesmo assim ele insiste em morar cmg.

E tbm fico nessa indecisão, minha mãe é igual a sua, faz me passar muita vergonha com suas atitudes, e todos os dias, até agora a pouco me mandou embora! tbm n faço ideia o que fazer.

Mas no seu caso, se vc se dá bem com sua sogra, vaá´para lá, e tente o mais rapido possivel conseguir um emprego.

E já que vc tem certeza que isto vai dar uma engrenada no seu novidado, comprar a casa de vcs e td mais..vá em frente mesmo!

Claro, sair de casa brigada é complicado, mas pior ainda que estas atitudes te deixam infeliz.

Espero que tome a melhor decisão, n pude ajudar muito mas fica ai a dica!

beeijos


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Jeska,


Como alguém sabiamente disse, tem relações com pais que só melhoram quando os filhos saem de casa. Eu passei por isso com minha mãe e hoje tenho uma imagem completamente diferente dela e a considero uma grande amiga.


No seu caso, recomendo que saia de casa sim. Sua mãe está abusando e sendo irracional e você já tem 23 anos. Seu namorado não tem porque tolerar as proibições de sua mãe te impedindo de sair se você namoram há tanto tempo e se as famílias já se conhecem. É algo desnecessário e que pode afetar vocês dois. Sendo assim, vá mesmo. Uma vez na casa da sua sogra, cuide de buscar a casa de vocês.


Abraços.


imagem de Circe
Circe
No PF desde: 17/04/2010

Karolynee,


Olha, eu ouço minha mãe sempre. No entanto, tem uma coisinha chamada senso crítico que nem sempre faz parte das atitudes dela - em muitos casos ela diz ou pede coisas completamente sem sentido e sou honesta em dizer que discordo. Mãe e pais são responsáveis por nossa existência, mas erram como qualquer outro ser humano.


Se nossos pais cobram de nós atitudes incoerentes e irracionais, não podemos simplesmente deixar de viver. Não acatar certas ordens não é desrespeito, é atitude de quem é adulto e quer trilhar seu próprio caminho.


No seu caso, você me parece não saber o que pensar: no seu tópico você lamenta a atitude de sua mãe, aqui você diz que precisa ouvi-la a todo custo. E mãe precisa de respeito sim, claro, mas quando ela for incoerente, cabe a você tentar conversar. Se sua mãe é incapaz de ouvir e age como criança, o problema não está em você, mas nela.