Minha vida x minha mãe

11 respostas [Último]
lairafc
No PF desde: 10/05/2010

Eu me sinto presa!

Sou filha única de mãe solteira, não bastasse isso minha mãe tem uma doença pulmonar grave que a limita em vários aspectos da vida.

Eu tenho 25 anos, ela 61, e eu me sinto quase uma marionete dela. Eu me formei recentemente e estou desempregada, não existe a opção de me mudar e mesmo que existisse eu não conseguiria ir tranquila sabendo que deixei minha mãe sozinha. Ela não admite, mas depende muito de mim, sou eu quem cozinha, faz as compras, cuida da roupa, faz as tarefas de rua como banco ou correio, mantém a casa em ordem, cuida da contabilidade, enfim, quase toda a manutenção da casa é minha responsabilidade, e ela critica 80% de tudo que faço porque não foi feito do jeito dela. Ela palpita na minha vida livremente e quer saber até, palavra por palavra, o que meu namorado e eu conversamos no dia. Não consigo fazer nenhuma programação porque ela me impõe as coisas que ela quer fazer ou que quer que eu faça pra ela e ainda reclama que passo pouco tempo com ela quando ela volta do trabalho. Eu estou completamente sufocada, eu não tenho vida própria, não tenho voz nem vontades, eu sou uma marionetes dela. Mas eu não consigo largar ela, vontade eu tenho, de me mudar até pra outro país, mas e ela? Como posso abandonar minha mãe idosa?

Se por um lado eu a amo e me preocupo e não consigo deixá-la, por outro lado eu acho super injusto eu viver cuidando de alguém sendo que depois que eu tiver filhos eu vou ter de fazer isso pro resto da minha vida. Eu queria aproveitar minha juventude, mas não queria ter de abandonar minha mãe. Como escolher entre o ser que me criou e eu mesma?

Preciso de um consolo, me sinto só e desamparada.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Tem como contratar uma cuidadora ou acompanhante pra ela?

Acho que vc precisa ser mais firme com sua mãe. Seja honesta e lhe diga: estou fazendo o melhor que posso e estou cansada da sua ingratidão. Ou a senhora se controle ou eu lavo minhas mãos.

E quanto ao seu namorado, vc só conta pra ela porque quer..És adulta. Diga-lhe com educação e firmeza que o que vcs conversam diz respeito apenas a vcs dois. Não ceda tanto a pressão dela. E arrume um emprego. Vc tem todo o direito de viver. Não precisa abandonar ela, que precisa de vc. Mas pode mudar algumas posturas que reforçam as atitudes dela.


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Laira,


Eu sempre disse que: tudo na vida tem que ter um equilíbrio, tem que separar os momentos.


Vc, como filha, deve cuidar de sua mãe sim, mas JAMAIS privar de sua vida totalmente por causa dela. E seu momento com o seu namorado? Como fica?


Não deixe sua mãe envolver em seu relacionamento. Caso sua mãe queira se envolver, diga que o assunto de seu namoro desrespeita somente a vc e ele (namorado). Seja firme.


Como a Ro mesma disse, seja mais firme se impõe mais para a sua mãe dizendo que vc faz o seu melhor e ela não enxerga. Que desse jeito vc vai lavar as mãos.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Duas coisas bem simples que DEPENDE DE VOCE.


1) Atitude - com esta questão voce ja resolvera muito dos seus problemas, NAO RESPONDA, NAO SATISFAÇA o EGO DOMINADOR, SEJA FIRME E FORTE EM SUAS VONTADES, PONTUE QUE NAO DARA SATISFAÇÕES DAS COISAS QUE ELA NÃO PRECISA SER SATISFEITA, SEJA EGOISTA EM ALGUNS MOMENTOS SEM MEDO DE SER "EGOISTA".


2) Procure ajuda de alguem que possa ajudar nas tarefas diarias.


O resto é AMOR e RESPEITO lado a lado, E o inverso tb!!! Quando existem estas 02 coisinhas magicas... não ultrapassamos limites nem para o bem nem para o mal.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

O jeito é pagar alguém, 24 horas por dia p/ ficar com ela.. Enfermeira ou alguém que sab, lidar com pessoas... E vc fica de olho mas vai viver sua vida como deve ser feito... Tbm não acho justo com vc isso.. Pensa com calma


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Quote:
Se por um lado eu a amo e me preocupo e não consigo deixá-la, por outro lado eu acho super injusto eu viver cuidando de alguém sendo que depois que eu tiver filhos eu vou ter de fazer isso pro resto da minha vida.


Quem ama, cuida. Sua mãe já fez isso por vc um dia, e vc fará pelos seus filhos quando os tiver. Faça o que estiver ao seu alcance para aliviar o peso desse compromisso! Mas não vire as costas para ela pois vc mesmo sofrerá por isso depois!


Boa sorte!


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Nanda.. bem colocado, e so para colocar pq nao gosto que me interpretem errado!! Tambem acho que ela deve sim CUIDAR da Mae.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Nanda.. bem colocado, e so para colocar pq nao gosto que me interpretem errado!! Tambem acho que ela deve sim CUIDAR da Mae.


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

Tá, mas diga uma coisa: vc não pretende nunca ir morar sozinha ou com um futuro marido?


Sua mãe não eh nenhuma inválida e não tem idade pra precisar de cuidados. Eh injusto vc se prender dessa forma e mais ainda ela exigir q vc faça tudo.


Mas importante: arrume trabalho. Enquanto ela te sustentar, fica difícil vc ser livre.


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

Tá, mas diga uma coisa: vc não pretende nunca ir morar sozinha ou com um futuro marido?


Sua mãe não eh nenhuma inválida e não tem idade pra precisar de cuidados. Eh injusto vc se prender dessa forma e mais ainda ela exigir q vc faça tudo.


Mas importante: arrume trabalho. Enquanto ela te sustentar, fica difícil vc ser livre.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Equilíbrio.


Concordo que ir para outro país dependendo das limitações da sua mãe é bem complicado, mas morar sozinha, pq não?

Ela tem 61 anos, não é idosa. Com a nossa expectativa de vida cada vez maior, 61 anos poderia ser considerado quase um pé na cova há algumas décadas atrás.

Eu tive problemas com uma mãe também bem autoritária, custei a achar o meio termo. Mas aprendi que os outros vão até onde deixamos. Até hoje tenho problemas com limites, na maioria das vezes a minha primeira atitude é não colocar limites, isso me rende boas dores de cabeça. Estou aprendendo, degrau a degrau. Exercite isso.

A gente consegue aqui, depois dá uma escorregada ali, mas o importante é sempre que nos dermos conta que a coisa passou dos limites, dê um STOP bem grande, doa a quem doer. Quando algo lhe incomodar muito pense em você em primeiro lugar. Isso não é ser egoísta, ou é, mas só faz isso quem tem a auto estima normal. Quem sabe que só podemos ajudar os outros depois de nos ajudarmos.

Tenha seu canto, emprego, amigos, passeios, namorado. Nunca desista de ajudá-la, cuidar mas não viva somente em função dela.

Aprendi com muito sacrifício que ninguém respeita quem não respeita a sua própria vida.