Minha mãe odeia meu namorado

9 respostas [Último]
mld
No PF desde: 03/08/2012

Olá, vim desabafar

Tenho 20 anos, moro com meus pais, sou a filha mais nova de 3 filhos.

Minha irmã é evangélica então nunca namorou, meu irmao tem 24 anos e é músico então da vida pessoal dele ele é esperto e sabe muito bem separar o que minha mae pode opinar ou nao.

Agora o que sobra pra mim é minha mae querer saber de tudo o que acontece na minha vida. Nunca fui de esconder coisas dela, sempre fui aquela filha melhor amiga da mãe, sabe? que conta tudo, tem a confiança dos pais, não mente.

Esse ano comecei a namorar um cara de 22 anos, já se formando no mesmo curso que o meu(arquitetura) e esse ano ele abriu a própria empresa!

Enfrentei todas as dificuldades com ele apoiando e tal, como uma namorada e companheira mesmo.

No começo minha mãe nao reclamou, estava tudo indo bem.

Aí a coisa começou a piorar quando ela queria saber de tudo, por onde eu andava, em que restaurantes ele me levava e tudo mais.

Deixa explicar, meu relacionamento com ele não é daqueles que o cara paga tudo pra namorada, fica puxando o saco. Isso eu nao aceito, nao acho certo. Mas minha mae nao concorda. Ela começou a reclamar quando eu pegava o carro e saia de casa pra ir ver ele, ou quando eu pagava a minha parte nas coisas(jantares ou até cinema). Ela diz que eu to perdendo meu tempo com ele, proibiu ele de entrar aqui em casa, eu não posso mais ir ver a banda dele tocar, não posso mais voltar de madrugada no fim de semana, nao posso mais ir atras dele, não posso ligar daqui de casa pra ele. eu tive que trocar meu numero de celular pra poder falar com ele, porque o meu antigo que meus pais pagavam, nao podia ligar. Minha mae fez o maior barraco porque troquei de numero, sendo que esse numero novo, eu pago com o meu salario.

Não entendo essa cobrança toda, eu sempre fiz tudo o que ela quer, passo em concursos, faço todas as provas de concurso que aparecem, trabalho, pago a minha faculdade. Não sou de dar desgostos pra ela, nao fumo, nao bebo. Agora eu nao entendo por que todo esse problema encima de mim! Eu tento entender ela, tento imaginar que ela só quer encontrar alguem que seja do jeito que ela quer e que namore comigo.

Mas aí vem na minha cabeça que o que ela quer pra mim, talvez nao seja o que eu quero pra mim. Mesmo que seja, será que é certo, eu sendo do jeito que sou, correndo atras das minhas coisas, tentando me virar sem jogar responsabilidade nas costas dos meus pais. será que é certo colocar a minha vida nas mãos da minha mãe? deixar ela decidir com quem eu namoro, com quem eu ando?

Já pensei seriamente em terminar meu namoro, quando brigo com ele, a primeira coisa que me vem a cabeça é como minha mae ficaria alegre se eu terminasse com ele. isso me deixa muito triste mesmo!

Toda vez que vou sair eu entro em estado de alerta, tudo eu fico imaginando que minha mae nao vai gostar, se eu gastar algo, se eu ligar pra ele, se eu chamar ele pra sair, tudo isso pesa e me deixa com medo.

Eu conto o que acontece aqui pra ele, porque considero ele como um amigo também. ele me dá dicas válidas, me diz pra nao brigar com a minha mae, me ensinou a ao invés de gritar com ela, conversar, expor meu ponto de vista e tentar entender o dela. Mas quem disse que isso tudo adianta? o que ela faz é gritar comigo, chorar, xingar meu namorado, falar o quanto eu to sendo burra, perdendo meu tempo, e perdendo meus pais.

Agora a situaçao aqui está assim: quando eu saio de casa, meu namorado me busca e me tras de volta no horario marcado, enquanto eu to fora, de vez em quando minha mae liga pra perguntar onde eu to e se caso eu estiver em algum lugar que ela nao aceite tipo( a casa dele, uma pizzaria ou na rua) ela começa a gritar. o motivo? dizendo ela ele nao me dá valor e um namorado decente me levaria em um restaurante bom ou no cinema e pagaria tudo pra mim. esse é o argumento.

Mas quando ela nao liga, quando eu chego em casa ela ja ta la me esperando querendo saber onde eu fui, se eu conto e ela nao gosta, começa tudo de novo, gritos, xingamentos, reprovaçao. Se eu nao quero contar, ela começa a dizer algo assim" do jeito que aquele la é, deve ter te levado pra casa dele e ter feito voce cozinhar pra ele)

Não tem paciência pra isso gente!!! Já tentei de tudo, tentei conversar, tentei aceitar, tentei ficar sem sair de casa(se eu fico sem sair de casa, ela reclama quando eu atendo a ligaçao dele ou quando eu ligo pra ele) , tentei ficar calada(se eu fico calada ela briga porque diz que eu to ignorando ela)

Agora ela diz exatamente essas palavras todos os dias quando alguma situaçao faz lembrar ele ou quando vou sair: QUERO QUE VOCE TERMINE COM AQUELE SEU NAMORADO( substituindo a palavra namorado por algum xingamento) .

Tenho chorado todos os dias por causa disso, nao consigo mais sair e ficar feliz, nao consigo mais trabalhar feliz, a unica coisa que me alegra é ver minha mae sendo legal comigo quando ela nao está chateada e ouvir meu namorado falar que mesmo com tudo isso acontecendo, ele me ama. Nao consigo entender, me deixa confusa tudo isso. Chegou ao ponto de minha mae prometer pagar a minha faculdade se eu terminasse com ele! a unica coisa que consigo entender é que minha mae só ficaria feliz se eu ficasse em casa atras dela e vivesse a minha vida do jeito que ela mandar.

Preciso mesmo de ajuda, ja pensei em ir em algum psicologo mas nao tenho tempo e se for, minha mae nao vai aceitar :( preciso de ajuda ou algum conselho.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Sua mãe te trata como criança. (Se vc não fizer, o que manda vc vai ficar de castigo) Mas o que é isso!!! Que mundo estamos!!!! Desculpa, mas tua mãe esqueceu que vc cresceu. Seu namorado, realmente te ama p/ aguentar uma sogra assim. Dou parabéns a ele. Amada, não sei como vc consegue viver assim. Mas vou te dizer uma coisa. Não deixa ela, estragar seu namoro nao. Pq é isso que ela mais quer. Quem sab vc não sai de casa, tentar ir morar com seu namorado. Acho que isso pode dar certo, e outra vcs vão ter paz e ser feliz


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Minha jovem pitukinha, a senhorita sabe escrever. Muito bem!


Deduzo que tua mãe é machista e obrigou teu pai a te colocar num colégio particular de razoável qualidade. Muito bem!


Fia, arruma um namorado com uma carteira gorda. Tua mãe vai gostar. E no fim, tu vai gostar tb...


:)


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Oi mdl,


Complicada a situação viu... Mas antes de opinar, me diz quando foi que sua mãe começou com essa implicância com seu namorado e por quê. Me explica também se isso veio desde o momento que o conheceu, ou foi piorando com o tempo. Eles tiveram algum desentendimento, chegaram a discutir?


E quanto ao seu pai, o que acha de tudo isso?


mld
No PF desde: 03/08/2012

oi, acho que a coisa ficou muito feia quando eu fiz uns trabalhos com ele mas foi sem compromisso, foram uns trabalhos na empresa dele. aí minha mãe achou que ele estivesse me usando, se aproveitando de mim. além disso houve um caso em que minha mãe tinha ajudado dando um bebedouro novo pro escritório dele, mas era emprestado. ela exigiu de volta mas eu admito que nessa vez eu que criei o conflito pois ela não foi grossa, só precisavá dele de volt, mas eu agi como se ela estivesse sendo ruim. meu pai fica neutro. ele prefere não se meter. só não quer ouvir brigas e eu sempre evito de jogar o assunto pra ele pois ele já é muito ocupado.


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Querida, bem difícil hein... Que situação.


Eu te aconselho a tentar uma conversa com ela. Pra vc expor como se sente cada vez que ela faz essas coisas. Não chegue acusando, brigando, simplesmente fale como vc se sente. Peça pra ela fazer uma força e tentar melhorar a convivência com o seu namorado, e proponha-se a mudar algo que talvez não esteja agradando tanto ela.


Tente também mostrar pra ela que vc não é mais uma criança, que já está na idade de fazer suas próprias escolhas e que ela vai ter que aceitar isso de qualquer forma.


É melhor vc fazer isso logo, jogar as cartas na mesa, não ter pudor de falar nada e de dizer tudo o que anda te incomodando, mas seja paciente e procure ouví-la também.


O importante é ela ficar ciente de que essas aitudes dela andam tornando sua vida um inferno e te deixando confusa e magoada também. Talvez ela só esteja pensando em como se sente com relação ao seu namoro, e esqueceu de pensar nos seus sentimentos quando essas coisas desagradáveis acontecem. Porque é, realmente, uma sinuca de bico. Não queria estar na sua pele.


Sua mãe, com todo respeito, é muito invasiva. Se vc não colocar esses limites, a coisa tende a piorar cada vez mais. E nunca vai parar.


A conversa é necessária.


bjs!


ST
Offline
No PF desde: 08/04/2012

Oii.


Por incrível que pareça acho que a minha mãe e a sua são as mesmas, estou enfrentando os mesmos problemas com a minha, só que eu cortei totalmente ela, chego um momento em que ela não sabe mais nada do que acontece no meu relacionamento, aonde eu vou e nem como eu vou.

Sei como voce se sente, pensa em terminar por deixar ela feliz, mas quer continuar o namoro porque é a sua felicidade e é isso que eu decidi, já estamos grandinhas de mais pra saber o que queremos, ter a nossa decisão.

Já pensei milhões de vezes em ir morar sozinha, pois já ganho o suficiente pra me sustentar, só que é ai que bate o aberto se é certo, se não vou fazer minha mãe sofrer.

Mas tenta manter a calma e conversar com ela, pedir pra ela te dar um espaço, que ela está te sufocando.

Boa sorte.


TJP
No PF desde: 26/10/2012

Olá.

Affff... eu pensei que esse tipo de coisas só acontecesse na ficção!!!

Eu e minha mãe somos filhas únicas e vivemos sozinhas há 5 anos, desde que minha avó faleceu. Antes, eramos nós 3.

Sempre fomos muito amigas e confidentes, porém, desde que eu comecei a namorar meu atual namorado, há aproximadamente 1 ano e 2 meses, as coisas mudaram drasticamente e, para pior!

Eu não percebia ou não queria perceber que minha mãe é totalmente manipuladora e dominadora! Ela sempre deu "pitacos" nos meus namoros, rolos, etc. Porém, com este está beirando o insuportável! Já chegamos, inclusive, a nos agredir fisicamente! Ela diz que desde que eu comecei a namorar com ele, eu mudei para pior, que não sou mais a filha amiga e companheira e que ele a odeia, que se nos casarmos, ela não irá no meu casamente e tem a certeza de que ele me proibirá de ir visitá-la, assim como, ela não poderá ir na minha casa, pois ele não permitirá.

Confesso que ele não gosta muito dela, por tudo que ela "causou" mas, ele nunca disse que me proibiria de ir visitá-la, ao contrário, sempre afirma que não quer que eu a abandone.

Tudo que eu mais queria era que os dois se dessem bem, como todo mundo, mas, infelizmente, a cada dia que passa, acredito mais e mais que isso nunca acontecerá.

Ela já ameaçou se matar diversas vezes e já tentou cortar os pulsos e ingerir remédios. Eu tb ingeri remédios e me embriaguei algumas vezes para ver se conseguia me "livrar" desse tormento!

Eu amo demais a minha mãe, afinal somos apenas nós duas no mundo, pois meus pais são separados desde quando eu tinha 8 anos e atualmente eu estou com 30.

Ela sempre fez de um tudo por mim e para mim, e eu sei que permiti a invasão dela em minha vida. Só que agora eu quero ser feliz e tentar construir a minha vida, ao lado de alguém que eu ame e que me ame. Eu e meu namorado temos planos de nos casar, etc. mas, com tudo isso, eu confesso que fico meio que "travada", pois sempre sonhei com o clássico casamento na Igreja, de véu e grinalda, com minha mãe presente, etc. Mas, com as chantagens dela, eu não consigo relaxar e curtir todos os momentos em que fico com meu namorado.

Ele não pode entrar na minha casa, pois ela proibiu terminantemente, então a única saída que temos para ficarmos juntos, é eu ir para a casa dele nos fds.

Os pais dele me tratam super bem e tal mas eu não sinto 100% confortável em estar lá todo o fds, eu queria que ele tb pudesse ficar na minha casa, curtindo as minhas coisas, etc...

Fds passado, nós discutimos e terminamos, mas não aguentamos e voltamos no domingo. Ela "vibrou" com o término e já disse em alto e bom tom para quem quisesse ouvir que o odeia!

Eu não suporto mais essa situação, pois estou vivendo pela metade, sempre dividida entre dois amores e me anulando de certa forma, pois não tenho mais feito coisas que eu realmente gosto de fazer.

Sei que estou errada, que tenho que tomar as rédeas da minha vida, mas penso muito neles (namorado e mãe) e acabo ficando assim. Estou depressiva e em tratamento psiquiatra desde o começo do ano, engordei, deixei de ser quem eu era e constantemente choro.

Penso por vezes em sair de casa, me virar sozinha e tudo o mais, mas estamos nos mudando para um apto, que compramos com a venda da nossa casa e eu , no fundo, no fundo, quero viver lá e tenho dentro de mim o sonho de sair de casa apenas para casar.

Obrigada e já me sinto um pouco mais aliviada com o desabafo e com a leitura da experiência de vocês.

Sorte para todas nós.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Olá,


Que situação, não?


Mas me parece que você já sabe como sua mãe reage e ela não parece, pelo menos por hora, pensar em mudar.

Logo, só posso dizer que viva a sua vida.


Casamento em igreja, festas, vocês 3 vivendo em harmonia seria perfeitamente possível se ela agisse diferente, mas não é a realidade. A sua realidade é essa e é com ela que você precisa lidar.

Precisa escolher entre o que seria o ideal na sua cabeça e o que de fato será a sua felicidade.


Pense bem, ser feliz é mais importante que ter um sonhol.


E você tem razão, precisa sair dessa roda viva que a sua mãe lhe impõe e viver a sua vida. A melhor forma de realizar isso, ao meu ver, é encarar os fatos, clara e objetiva. Infelizmente crescer também é encarar que não podemos ter tudo na vida. Injusto? Pode ser, mas sempre que escolhemos algo, outra coisa fica para trás.


Continue com suas sessões com o psiquiatra, mas faça a sua parte. ESCOLHA SER FELIZ.

Não é fácil, mas é possível. Acredite nisso.


Quanto a sua mãe, ela não vai se matar. Quem quer cometer suicídio não avisa. E talvez quando você partir para o seu casamento ela sinta o peso da solidão, e creia, a solidão modifica até as pedras, que dirá pessoas.

Se isso não acontecer? Paciência. Aprendi que ninguém é responsável pelas escolhas de ninguém. Sua mãe escolherá o caminho dela, e isso independe da sua vontade.


Te desejo muita força, muita sorte e muita coragem.


PS: sugiro que abra um tópico para você, assim as pessoas opinarão somente sobre o seu caso.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Não li nada mas concordo totalmente com a Kvet.

S2!