Lazevedo :essa é em especial para você.

56 respostas [Último]
imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Creio em Deus, mas não curto fanatismo religioso.


imagem de Marianna
Marianna
No PF desde: 02/03/2010

Eu acho que essa ideia, de algumas religiões, de querer doutrinar todo mundo (ou melhor empurrar goela abaixo suas crenças) mais afasta pessoas do que aproxima.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Querer doutrinar todo mundo não é privilégio das religiões. É \"privilégio\" do ser humano em todas as áreas da vida...


imagem de Marianna
Marianna
No PF desde: 02/03/2010

Depende do ser humano. Eu nunca fui bater de casa em casa para explicar minhas convicções. E algumas religiões impõem aos fiéis que consigam mais \"ovelhas para o rebanho\".


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Marianna, o que eu quis dizer é que o ser humano em geral tende a querer que todo mundo pense como ele e/ou aceite que ele tem razão. Usei a palavra \"doutrinar\" pra denotar isso, não no sentido literal da mesma. Por isso tantas guerras, tantas discrepâncias e discordâncias no mundo. No fundo, a maioria de nós (e todos nós, de vez em quando ou em certos assuntos) queremos \"empurrar goela abaixo\". A religião é só uma faceta desse péssimo \"costume\" (inerente) humano... Minha opinião.


Mas toda religião acha que tem razão, né? Por mais que aceite as outras pacificamente, às vezes, \"no fundo ela é que tem razão.\"


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

O que acho mais interessante é que esses fanáticos se autodeterminaram como os \"PORTA-VOZES\" de Deus ou Jesus Cristo.


Contudo, pregam aos fiéis que a SOBERBA é pecado capital.


Contradição é pouco!


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Eu acho que cada um deve ter liberdade pra expressar o que acredita e acha certo, desde que não prejudique/constranja outra pessoa. Não considero \"fanatismo\" se posicionar claramente, defender sua fé quando questionado ou quando achar necessário, considero fanatismo uma fé cega e também opressora.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

No fim, conviver com diferenças é a grande rotina humana.


imagem de Marianna
Marianna
No PF desde: 02/03/2010

Dame, tenho um certo trauma de pessoas que empurram goela abaixo sua religião.

Tive uma funcionária que era digamos fanática (por falta de termo melhor porque ela era mais que fanática) pela sua religião (Igreja Universal), era uma ótima pessoa, trabalhava bem e era muito confiável. Só que não tinha semana que ela não viesse com um convite para culto ou dizendo que o pastor afirmou que eu tinha que ir lá (afinal já tinha 30 anos e não era casada) ou se metendo (criticando) roupas e comportamentos dos outros, me irritava (como citou o Júpiter) a soberba das convicções deles, tipo fora da minha fé não há salvação.

Depois de 2 anos (olha como sou paciente..rsrsrs) ficou insustentável, os horários dos cultos estavam atrapalhando seu trabalho e tive que demití-la. Na real acho que o trabalho estava atrapalhando seu tempo para se dedicar à igreja.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Entendo, Marianna... Olha, não morro de amores pela Igreja Universal... mas assim como tem fanáticos lá aos montes, tem gente que acaba se sentindo bem lá sem incomodar os outros, não podemos generelizar. Já tive chefes da IU quando fazia estágio e sei como é.


Acho que o testemunho mais importante que alguém pode dar pra \"converter\" alguém é a própria vida, sem ter que sair empurrando goela abaixo. \"O que fazemos fala tão alto que não escutam o que dizemos.\"