irmã invejosa,como lidar com isso???

16 respostas [Último]
imagem de pequenina
pequenina
No PF desde: 01/07/2010

Acho que você se importa demais. Sua irmã parece ficar se vangloriando para tentar convencer os outros daquilo que ela mesma não acredita, e você cai na pilha dela. Se o que ela diz te afeta tanto é porque você, de certa forma, está vulnerável talvez por concordar com algo que ela te diz.


Acho que você deve trabalhar para isso não se transformar em rancor fraternal. Concordo com o Jean, quando se trata de alguém especial para nós o afeto é capaz de desarmar qualquer defesa.


No fundo sua irmã deve estar se sentindo frágil depois da separação e não está sabendo pedir ajuda.


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Não teria essa paciência de jó que vc tem!


No dia em que vc se revelar, mandar ela na frente de tudo mundo pra pqp, e deixar ela bastante sem graça, ela vai parar com essas birras. No fundo ela deve ter inveja de vc, então pare de ficar triste com essas babaquices dela, e dê o troco.


Tai Scavone
No PF desde: 16/03/2011

Olá, querida. Triste, não? Lendo a sua história, parecia que eu estava lendo a minha...a única diferença era que a minha irmã ficava agressiva quando não estava por cima e xingava e avançava em quem quer que fosse mas, claro que ela preferia avançar em mim.

Dos meus pais eu sempe escutava: \'ela vai melhorar\'...

Nunca melhorou. Quando me formei, ela só me cumprimentou pela formatura depois que meu pai deu um sermão nela no meio da festa e quando casei piorou bastante pois ela é mais velha do que eu a não admitia não ter sido a primeira...e depois casou com o primeiro que apareceu. Mas, claro, que não deu certo.

Uma senhora uma vez disse que eu desse à minha irmã a importânca que ela realmente tinha: nenhuma.

Me pareceu cruel isso mas tentei. Quando chegava na casa da minha mãe, não a cumprimentava (até pq ela mesma nunca me cumprimentou, eu sempre ia cumprimentá-la). Não aconteceu nada. A verdade é que eu estava indo bem abstraindo-a mas aquela distância não estava correta. Isso durou uns 2 anos até que ela, em um novo ataque de fúria, me disse que ficava chateada com isso.

Nunca soube como lidar com isso até que li numa revista a seguinte frase: \'Para que as pessoas sejam melhores pra você, seja uma pessoa melhor para elas\'. Entendi isso como um recado. Adotei a postura (foi difícil!). Comprei presentes de natal, de aniversário, ligo pra saber como ela está...

Ela melhorou comigo, sabe?? acho que foi ótimo...

Semana passada ficamos 4 horas jogando Banco Imobiliário e brincando. Foi ótimo ver um sorriso sincero de uma pessoa de quem só vinha agressão.

Isso pode parecer a coisa mais normal pra algumas pessoas mas acho que vc sabe do que estou falando.

Meu relacionamento com ela está longe de ser perfeito, se sermos as melhores amigas \'forever\' mas, melhorou consideravelmente em termos de respeito e carinho.

Li que esse tipo de agressão é, na verdade uma fraqueza. A pessoa não sabe como externalizar ou resolver a situação e faz isso de modo errado, se expressa de modo errado.

Não temos como mudar isso mas minha opinião no seu caso é deixar ela falar e abstrair tudo. Sempre que ela falar alguma bobagem pense: pessoas que precisam de atenção fazem isso, eu estou bem comigo.

E esqueça. Pois ela não mudará e quanto mais vc demonstrar que ficou irritada, pior.

De quando em quando elogie-a!! Parece loucura, né? mas quando ela fizer um comentário tipo aquele dos livros diga \'É mesmo, vc sempre escolheu literatura melhor que eu!(com um sorriso, né? não seja irônica!) E veja a cara que ela faz.

Mostre-se mais forte apoiando-a pois ela PRECISA disso e isso não diminuirá vc perante sua família e amigos e só a deixará mais confiante e simpática!

Veja o que acontece...

Acredito que essas crises de \'brilhantismo\' vão diminuir até parar.

De resto, querida, viva a sua vida. Se precisa da aceitação dela ra alguma coisa (eu precisava mas ela nunca me disse um \'obrigada\'!!) não conte com isso. Ajude-a e você verá que tudo vai ficar bem menos bélico nos seu encontros com ela.

Desejo-te sorte e muita paciência!!!


imagem de *Christina*
*Christina*
No PF desde: 06/03/2011

ehehehe já fiz muito essa que o Jean falou.....

quando ela começava e me xingar..mesmo eu querendo matar ela..

eu chegava dava um abraço beijava e gritava no ouvido dela eu te amooo kkkk ela fica mais brava ainda..... mas dai parava kkk pq eu saia correndo e rindo da cara dela...

(aiii meus 12 anos kkkkk)


monimunhoz
No PF desde: 16/03/2011

Olha... a história se asemelha muito a minha também!

Eu e minha irmã temos 6 anos de diferença, ela é mais velha. Não nos damos bem desde crianças... já passamos por tantas brigas... ela entra em muitos aspectos o qual citou!

Quando pequena, eu escrevia até cartas para ela tentando nos aproximar, nos tornar mais amigas, mas isto nunca adiantou. Vivemos na mesma casa até hj e por incrível que pareça estamos há um mês sem nos falar! É trsite que isso aconteça, mas confesso que até já me acostumei com esta situação sabe.

O que mudou, é que agora sou adulta, tenho minha vida, meus compromissos e força para me defender de todas as ofensas, brigas e inveja!

Hoje bato de frente com ela, coisa que quando criança eu não podia e não conseguia.

Tudo o que ela me fala ou eu dou o troco ou simplesmente sou bastante irônica. Aprendi a ser assim somente com ela. Vi que ela gosta de chamar a atenção de todos e por isso minha dica é simplesmente não se importar com o que ela diz!!!

Seja tu mesma, e não deixa ela te afetar!

Hoje, não sofro mais como antes, vi que isso não vai mudar e mesmo que moremos sozinhas, cada uma no seu canto, nossa relação será sempre a mesma. Foi bastante tempo inimizade, hoje é difícil forçar a barra para sermos \"irmãs inseparáveis\". Então, não liga para o que ela diz e tentar não retrucar! Deixa ela falando sozinha e relamente IGNORA! é a melhor dica ;)


imagem de anah
anah
No PF desde: 09/02/2011

OIII gentennn! Tô POSTANDO hj pela primeira vez.

Antes de mais nada eu ADOROOO este site.


Bom quanto ao caso da nossa amiga aqui, preciso te dizer que tudo na vida passa e que nós só devemos olhar pro nosso caminho, sabe?!

Tenho dois irmãos que amoo muito de paixão. Quando crianças brigávamos muito. Depois, agora adultos, nós nos damos muito bem mas meus irmãos fazem questão de me magoar.Não moramos mais juntos cada um tem sua vida mas sempre que nos encontramos rola uns \"bafafás\". Me chamam de gorda e tal mesmo eu não sendo. Eles dois são magros e fazem academia, são guris bonitos e eu não faço tipo pra academia mas tenho a mesma genética sabe?!

Isso me magoa pois não é pq eles tem um estereótipo que eu preciso me encaixar nele. Mas ainda assim nós damos muito bem.

No teu caso seria interessante que tu fizesse algum tipo de terapia pra aprender a lidar com o que te fere realmente quando tua irmã fala o que fala. Pois num certo momento tu pode acabar descobrindo que o que te magoa não é o que ela fala, mas questões muito anteriores de falta de amizade, de companherismo... em algum momento tu teve compaixão da tua irmã e é pq tu nutri ainda bons sentimentos para com ela.

Agora, que tu tem que ser dona do teu destino tu tem! Se tu treme na base quando ela vai até a tua casa., não convide-a mais até tu estar segura o suficiente para quando ela começar a implicar tu ter maturidade e segurança pra dizer com firmeza o que tu pensa E TE IMPOR!, principalmente por que tu está na tua casa.

Pensa com carinho numa terapia pois ela ja me ajudou muiiitooo!!

E eu faço o curso de Psicologia e sei como é bom!

Boa sorte menina!