Filho de 9 anos que não dorme sozinho

3 respostas [Último]
morenacat01
Offline
No PF desde: 17/09/2013

Bom dia gente,


Estou com um problema e estou com muita dificuldade de resolver. Me separei há 6 meses, e desde que meu marido foi embora, meu filho desenvolveu um medo absurdo de dormir sozinho, e de ficar sozinho também. Quando eu ainda era casada, ele dormia no quarto sozinho, ficava em casa tranquilo.

Moro em condomínio, muitas vezes descia para fazer a unha, ou ir na academia, e ele ficava sozinho antes. Agora, depois da separação, não fica de jeito nenhum. Estou fazendo terapia, e minha psicóloga já falou que ele não pode ficar dormindo comigo. É claro que eu já sabia disso antes dela falar, mas ela disse que é prejudicial para o desenvolvimento dele, é considerado até abuso. Mas gente, não sei o que fazer. Todo dia fico com ele no quarto dele até ele dormir, mas ele acorda e vem para minha cama. Esta noite, foram 4 vezes. Estou igual uma zumbi, não durmo direito desde que me separei, é um estresse tão grande. Às vezes perco a paciência e brigo com ele, mas logo percebo que o medo dele é real, ele chega a tremer de medo de ficar só.

Vou iniciar o tratamento dele com psicólogo, mas queria saber se alguém já passou por isso, e o que fez para tentar resolver.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Morena, natural (nao que seja saudavel) mas e natural ele ficar assim com voce... na cabeça dele ele internaliza que vc poderá deixa-lo como o PAI (eu nao to dizendo que o pai deixou de forma pejorativa), para ele e tudo muito confuso agora neste principio...


Fato procure sim ajuda se nao sabe como agir nesta situação... enfim... mostre aos poucos e com carinho que "o pai" não o deixou, que vc não o deixará... mas isso... e algo que vai ser trabalhado, não espere que ele se comporte "corajosamente" e "tranquilamente" agora... do nada...


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Realmente esse medo, tem solução e é estranho... Mas com ajuda, de psicólogo pode resolver sim... Ainda mais com 9 anos, ele tem que ter seu próprio quarto... E aprender dormir sozinho...


imagem de BLUEyes
BLUEyes
Offline
No PF desde: 22/11/2013

Eu deixaria ele dormir na minha cama tranquilo, tadinho, talvez você proibindo, só o deixará com mais medo. Sei lá, eu não sou psicóloga mas sempre acho que podemos dosar as coisas e não rompê-las assim abruptamente.


Quando eu me separei minha filhinha dormiu comigo durante um tempo, na minha cama, era uma maneira da gente ficar juntinhas. Não vejo problema algum nisso.


Hoje em dia nada pode, tudo causa traumas. Eu adorava dormir na cama da minha mãe quando meu pai estava fora.


QUAL O PROBLEMA? TALVEZ O MEDO PASSE COM O TEMPO, QUANDO ELE SE SENTIR SEGURO.