As famílias estão diminuindo....

8 respostas [Último]
paulinhafran
No PF desde: 03/04/2009

Amigas... De qtos irmãos vcs são? E os pais de vcs? E as que pensam em ter filhos, qtos desejam ter?

Li que em alguns paises da Europa já existem planos dos governos incentivarem a maternidade, muitas vezes trazendo mulheres de outros países, pq suas populações estão ficando idosas demais, gerando um ciclo de falta de consumo de alguns produtos, como tecnologia (que idosos pouco usam), carros cheio de inovações... E tb mudando completamente os hábitos destes países.

O que vcs pensam sobre isso?

Há chances disso acontecer no Brasil?


imagem de dudy
dudy
No PF desde: 02/07/2008

Pelo que li sim, pois cada vez diminui mais o índice de natalidade e os idosos vivendo bem mais... Eu já sou de uma família pequena, filha única, mas pretendo ter 3, oh my, o último pretendo adotar, tô fazendo minha parte pelo Brasil, né... rsrsrs


imagem de Anne
Anne
No PF desde: 08/01/2009

Acredito que a tendência seja esta mesmo. Dificilmente os casais contemporâneos pensam em ter mais de 2 filhos. Ao mesmo tempo q ocorre a queda da natalidade, o avanço tecnológico permite c/ que a expectativa de vida se torne cada vez mais alta, ou seja, a população mundial vivendo mais e o número de idosos crescendo. O Brasil c/ certeza se insere neste contexto.


imagem de drica
drica
No PF desde: 19/09/2008

Pois é... se essa é uma tendência mundial, como sabemos... acredito que as empresas devam mudar seu comportamento. e investirem em produtos que possam ser usados e sejam úteis às pessoas de todas as idades.

Eu tenho 5 irmãos e não me casei... Se isso acontecer, dificilmente terei filhos - não faz parte de meus desejos...

Mas em relação ao Brasil, talvez por isso que não tenhamos ainda uma política de controle de natalidade mais efetiva.

Mas é assunto de se pensar, né?


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo com a Drica Beijo


imagem de smileana
smileana
No PF desde: 24/09/2009

Olá!

Sou posso falar da experiência cá em Portugal.

Muitas terras do interior estão desertificadas e, algumas autarquias dão ajudas para algumas pessoas fixarem-se lá.

No meu caso, eu só tenho uma irmã, a minha mãe teve ao todo 7 ou 8 irmãos (a minha avó teve alguns que não sobreviveram e, o meu avó faleceu muito cedo) e, o meu pai tem 4 irmãos.

Eu até teria filhos se tivesse casado mais cedo e, se a vida tivesse permitido de outra forma.

Por nós, queríamos ter 3 mas, as despesas são muitas... Vamos vendo o que a vida nos reserva.

Com a quantidade de desempregados que temos, muitas pessoas não conseguem ter filhos quando querem por causa da instabilidade. É verdade que existem muitos \"comodistas\" que se acomodaram a uma situação.

Por acaso, o meu tema de fim de curso dou a Demografia na União Europeia, na altura ainda Europa dos 15. E, a tendência é mesmo a baixa natalidade, derivada de vários factores.


imagem de binhagp
binhagp
No PF desde: 10/08/2009

Concordo plenamente com a smileana..

A situação economica-financeira aqui do Brasil éa mesma, principalmente para a classe média, tão massacrada com impostos.


Tenho 28 anos, e não tenho idéia de qdo terei filhos. A vontade existe, mas a situação financeira, instável por enquanto, não ajuda.


Se não tiver filhos naturais, pretendo adotar pelo menos um menino. Sou filha única e acho muito ruim ficar totalmente só pro resto da vida.


Gosto muito de criança, e além delas serem companhias pra nós, elas nos ensinam muito, nos dá afeto, carinho, sem pedir nada em troca. Deve ser muito bom, vc participar da formaçao de uma pessoa, desde neném..


Acho q por isso as famílias encolhem, os pais querem dar mais qualidade de vida a seus filhos.


imagem de Dalila
Dalila
No PF desde: 16/09/2009

Meu pai tem 5 irmãos, minha mãe tem 12, eu tenho 4 e pretendo ter 3 filhos... hehehe As famílias estão mesmo diminuindo. Isso é porque a mulher saiu da toca e ficou mais \"egoísta\", mais independente. Trabalhando o dia todo, como pode conseguir educar tantos filhos? Acaba tendo 1 ou 2, com muito custo. Tudo o que eu queria era um emprego de meio período pra poder ter mais filhos. Imagina pagar escolinha particular de tempo integral pros 3 que pretendo ter? A mais barata não sai por menos de R$ 400. Tá fogo!


imagem de Jalia
Jalia
No PF desde: 18/08/2009

Somos em 4 irmãos, e somente um dos meus irmãos é que tem 2 filhos! Minha mãe tinha 12 irmãos!!! E meu pai, 6! Eu sou casada, e ñ pretendemos ter filhos. Por pura opção, mesmo! Quando a pessoa faz a opção de ser pai e mãe, faz a opção também de abrir mão de uma série de coisas, que creio eu ñ estaria jamais preparada! Egoismo? Pode ser! Mas as pessoas também têm filhos por motivos egoistas: salvar o casamento, segurar o amado, para ter alguém que lhes cuide na velhice, etc... Quanto a questão social, no Brasil de forma geral houve uma queda de natalidade, mas esta queda é considerável em pessoas de grau de instrução mais elevado e que de forma geral teriam uma certa condição financeira de ter filhos!! Não é o que observamos nas camadas menos favorecidas da população! Dia desses estava assistindo uma reportagem no canal 32, onde mostrava uma mulher de 29 anos, que tinha 12 filhos e já era avó de 2!!! Surreal, mas era verdade! Filhos todos largados e passando necessidades!