Família, namorado... Como resolver?

10 respostas [Último]
nikics
No PF desde: 18/01/2014

Meu problema é o seguinte: minha família, mais especificamente minha mãe, não gosta do meu namorado. Namoramos há 1 ano e 1 mês. Eu tenho 18 e ele, 19. Faço faculdade e ele não. Nunca fui muito de sair, fico sempre em casa quando não estou estudando. Ele perdeu o emprego recentemente e não tem uma condição financeira muito boa e mora em comunidade. Minha condição também não é lá essas coisas. Ele é meio esquisitão, mas gosto demais dele. É o jeito dele, foi a educação que recebeu e não posso mudar isso. De primeira, parece ser uma pessoa estranha, mas no fundo ele é um amor e muito companheiro. Não tem a ficha suja e é muito doce comigo. Ok, entendo o motivo dela não gostar dele, por querer um futuro melhor pra mim etc. Ela não me proíbe de namorar com ele, mas sempre dá um jeito de tentar me convencer de que ele não serve pra mim. Mas sempre que eu tento mostrar a ela de que eu não tô me importando agora com o dinheiro, ou com onde ele mora, ela vem com os pessimismos dela. Ontem contei a ela que perdi a virgindade com ele, na casa dele (escondida, porque não podia ir lá até então), claro que ela não ficou nada feliz. Conversamos, sem brigar. Perguntou se era isso mesmo que eu queria pra minha vida, que ele não tem nada a ver comigo, teve uma educação diferente, que eu posso estar perdendo meu tempo já que, estando com ele, não me abro pra pessoas "melhores" etc. Aí eu perguntei se podia ir pra lá ainda, ela disse que não pode me proibir de ir lá pq eu já tenho 18. Mas aí passou um tempo, ela disse que não queria que eu fosse lá pq iria ficar muito preocupada caso acontecesse algo ruim pq lá é perigoso (detalhe, aqui onde moro tbm é), e começou a chorar. Eu, coração mole que sou, fui na dela e resolvi não ir mais lá. Só que essa situação é difícil, pq moramos razoavelmente longe (umas 2h, mais ou menos). Ele sempre vem aqui aos finais de semana e eu só fui lá uma vez na vida. Não parece ser justo. E uma hora isso cansa. Acontece que essa situação tá prejudicando meu namoro e nossa privacidade. Será que eu devo manter essa situação e aproveitar o pouco espaço que eu tenho e aceitar tudo ou devo me impor e mostrar a ela que é com ele que eu escolhi estar? Não quero que ela vire minha inimiga, pelo contrário... mas acho que se cada vez que ela chorar, eu abaixar a cabeça, não vou conseguir tomar minhas próprias decisões, sendo elas erradas ou não. Obrigada!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Nikics seja bem-vinda... Sim continue com ele, vc já é de maior... Se sua mãe não aceita suas decisões então vá morar com ele.. Mas dá tempo ao tempo, p/ ela ver que vc realmente ama ele...


nikics
No PF desde: 18/01/2014

Obrigada!


Sim, sim. Quero fazer tudo com calma, sem apressar nada. Acho que ainda é muito cedo para morar com ele, até porque ele mora muito longe de onde estudo, com a mãe dele, essas coisas... O que me deixa mais triste é que ela sempre procura um jeito de criticar ou dar um conselho levando pro lado dela, desconsiderando o meu e palavras machucam. A vida amorosa dela é um desastre e ela pensa que a minha também será se não for com a pessoa que ela gosta. Com meu irmão foi a mesma coisa, até hoje, com ele casado e uma filha, ela continua no pé e isso só o afasta mais. Mãe é mãe, talvez ela esteja certa, assim como não esteja. Eu não quero brigar com ela. Pretendo começar a ganhar dinheiro logo, e aí vejo se arrumo algum outro lugar pra morar.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Se a vida dela é um desastre, isso não significa que a sua vai ser assim.... E vc é que tem gostar da pessoa e não ela.. E lógico se sua mãe continuar implicado com seu irmão tbm, ele não vai voltar a se entender com ela um dia... Faça o que seu coração tá dizendo...


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Oi, Nickis!


Nossa, difícil, não sei muito o que dizer...


Sempre achei complicada essa história de muita diferença das situações econômicas... entendo tua mãe, você mal atingiu a maioridade, mas mesmo assim é muito jovem.


De qualquer jeito, já tens discernimento para entender o que é bom ou não para ti. Pelo visto ele é um bom rapaz, te trata bem, gosta de ti...se isso é o que basta, que seja, pois tu que deves decidir quem é a pessoa certa para ti.


Mas, sendo um pouco mais realista, enquanto vocês ainda não têm totalmente as rédeas da vida e moram com os pais, e essa diferença pode atrapalhar mais tarde... Você está fazendo faculdade... e ele? Não pensa no futuro profissional? Não tem sonhos? Se sim, diga para a sua mãe que, independente dele ser pobre, ele tem condições de melhorar de vida, e que é uma pessoa honesta, de qualidades...


nikics
No PF desde: 18/01/2014

Fiorella,


Sendo bem realista, ele tem sonhos sim, mas ainda precisa daquele empurrãozinho pra poder correr atrás, sabe? A mãe dele não está nem aí pra educação dele, ela é liberal até demais, então é como se ele não tivesse o apoio que precisasse em casa e aí se mantém na zona de conforto. Acredito que, com o tempo, ele irá perceber que precisa sair do marasmo se quiser que as coisas dêem certo. Como vc disse, agora não atrapalha, mas se ele pretende casar comigo (como ele diz), então nisso eu concordo com a minha mãe, tem q ter essa estrutura. Mas, no momento, isso não tá atrapalhando em nada. Gosto muito dele e não pretendo casar tão cedo, quero terminar minha faculdade antes. Eu to correndo atrás do meu futuro, mas se ele não está correndo atrás, eu nada posso fazer a não ser estar do lado dele até onde me for possível.


imagem de BLUEyes
BLUEyes
Offline
No PF desde: 22/11/2013

Vc precisa fazer algumas imposições a ele. Não dá pra ficar desempregado e ficar dando empurrãozinho. O cara tem que ir a luta e mostrar que está com o mesmo pensamento que você.


Você precisa sim estimular mas depende muito mais dele querer mudar essa situação pra poder arrumar um emprego e ir a luta.


Precisa também sondar o porquê ele foi demitido e se ele é realmente trabalhador.


Desculpe, eu estar sendo tão realista, é que já vi tanto carinha que deixa tudo nas costas das gurias e quando se casam, a menina tem que ralar pra conseguir as coisas enquanto eles ficam em casa.


nikics
No PF desde: 18/01/2014

E quanto a frequentar a casa dele? Ela não quer que eu fique indo lá por ser longe, perigoso etc. Chorou porque vai ficar preocupada, mas disse que não iria me proibir. Só que não acho justo só ele vir aqui, tendo dinheiro ou não. Eu quero ir pra lá de vez em quando, mas aí tem minha mãe que fica preocupada, meu pai que (com certeza) vai usar isso pra brigar com ela... E eu não quero ter que ficar indo escondida por medo de acontecer algo e ela não saber onde estou realmente...


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Menina.. menina... Ouça sua mãe. Ele TEM TUDO para não ser alguém que vale a pena insistir.

Eu até entendo que quando temos 18 anos o sonho de amor e uma cabana parece ser algo possível, mas acredite: NÃO É, e nunca será. Você pensa que o ama e vale a pena lutar por isso, NÃO VALE. Ninguém vale o nosso futuro e segurança.

Acho a sua mãe até muito tolerante, se você fosse minha filha com ou sem 18 anos seria proibida de sequer vê-lo, e teria que me obedecer, afinal mora na minha casa. Então, valorize o fato de que ela está lhe tratando como mais maturidade do que você tem e faça o que a sua mãe está lhe aconselhando.

Estude, trabalhe e não se apresse, um dia, na hora certa, vai aparecer alguém por quem vale a pena dividir a vida.

Juízo.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Acho que vc deve tomar suas decisões. Ouça sua mãe, reflita no que ela te diz, pois ela apenas se preocupa com o caminho que vc vai seguir na vida.

Mas faça vc as escolhas. Se vc tem vontade de ir para a casa dele, se ela já disse que não vai te impedir, vá. Vc confia nele, sabe que ele gosta de vc. Mas lembre sempre: suas escolhas, suas consequencias.

Incentive seu namorado, mas fique de olhos abertos: ele precisa se esforçar, nada vai cair do céu. Acho que essa é a preocupação da sua mãe: vc batalhando e ele acomodado. Não é futuro mesmo.

Incentive ele a fazer concursos públicos, a estudar...


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Sua mãe é neurótica? ou é uma pessoa normal de bom senso? Acho que só esta resposta já te aponta o caminho :-)