Dupla cidadania

15 respostas [Último]
imagem de afrodite
afrodite
No PF desde: 20/09/2009

A CIDADANIA ALEMÃ


1. A descendência para o requerimento da cidadania pode ser de várias gerações anteriores, p.ex., avo, bisavô, tataravô, etc.


2. Para requerer a cidadania do requerente não é necessário requerer a cidadania de seus antepassados, p.ex. pai ou avô.


Quem tem direito:


Descendentes de linha paterna- Condições:


a) filho (a) havido (a) da relação do casamento de pai alemão casado com a mãe estrangeira ou alemã antes do nascimento do requerente;


b) filho (a) de pai alemão não casado com a mãe da criança (em caso de nascimento após 01.07.1993, deve ser feito um teste de paternidade);


c) filho (a) de pai alemão e de mãe não casada com ele, em caso de nascimento antes de 01.07.1993 através de


1) legitimação (casamento posterior até 30.06.1998 se houver reconhecimento de paternidade válido segundo as leis alemãs, ou seja, se os pais não se casaram entre si ou não se casaram até 30.06.1998);


2) declaração de querer adquirir a nacionalidade alemã.


Condições:


- paternidade válida segundo as leis alemãs


- permanência legítima de três anos na Alemanha


- a declaração deve ser feita antes de completar a idade de 23 anos


Descendentes de linha materna – Condições:


a) filho (a) havido (a) da relação do casamento de mãe alemã (apenas filhos nascidos após 01.01.1975);


b) filho (a) havido (a) da relação do casamento de mãe alemã entre 01.04.1953 e 31.12.1974, somente se a mãe tiver feito, no período de 01.01.1975 a 31.12.1977, a respectiva declaração perante o consulado alemão no exterior (comprovante). Essa declaração não pode ter sido feita após esse período;


Documentos e certidões da Alemanha


É possível obter certidões do ascendente alemão em todas as cidades da Alemanha. É necessário saber a data e a cidade onde a pessoa nasceu.


Processo


O processo de naturalização alemã é inteiramente conduzido por esta advogada, diretamente na cidade alemã de origem do ascendente alemão do requerente.


imagem de afrodite
afrodite
No PF desde: 20/09/2009

Postei um tópico pra vc. Mas, seria bom vc mandar um email pra o consulado alemao. Eles te informam direitinho. Moro na Alemanha a pouco tempo. Se nao me engano é depois de tres anos residindo aqui.O consulado informa rapidinho. Bjs


imagem de Giseleks
Giseleks
No PF desde: 07/01/2010

Obrigada Afrodite, já mandei um e-mail pro consulado, estou esperando resposta.

No meu caso é por descendência mesmo, moro em Porto Alegre. Meus antepassados são de Reichenbach e chegaram aqui no Rio Grande do Sul em 1825.


Guerreira de Luz
No PF desde: 27/01/2012

Olá Giseleks, tudo bem ? Dois anos se passaram desde sua última mensagem....

Você conseguiu a cidadania alemã ?

Meu esposo é descendente de alemães e estamos na luta à procura de documentos...

Agradeço se puder nos relatar.

Abraço


imagem de afrodite
afrodite
No PF desde: 20/09/2009

Olá Giseleks. Meu marido tem dupla cidadania por nascimento e descendencia. Tenho que morar aqui em média 3 anos para poder conseguir a minha. Depois de cumprir uma série de exigencia pra variar né? Boa sorte querida. Bj