Dívidas dos pais do meu marido

17 respostas [Último]
imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Oi, genteim!


Eu de novo. Nossa, hoje tô cheia de questões.


Bom, vamlá. Os pais do meu marido são donos de uma pequena empresa. Essa empresa vai mal das pernas desde que eu os conheço, e lá se vão mais de dez anos. Nesse período, não foram poucas as vezes em que socorremos e apagamos alguns incêndios (alugueis atrasados, execuções de valores, contas penduradas, unimed deles etc) até que, de uns dois anos pra cá, a coisa ficou preta mesmo. Os meus sogros não têm renda declarada e não podem comprar nada no nome deles, então tudo é no nome do meu marido. Só que quando eles não pagam, as cartinhas ameaçando colocar no SPC vão lá pra casa, e não foram poucas as vezes em que isso aconteceu.


Eu adoro os dois, são realmente pessoas muito boas, mas na minha opinião não dá mais pra continuar com essa empresa. A cada ano que nos pedem dinheiro a dívida antiga não só não é paga como eles renegociam e usam o dinheiro que emprestamos pra outras coisas, claro que sempre profissionais. A questão é que eles vendem produtos supérfluos e o mercado não está nada bom pra eles, então passarm 5, 6 meses sem vender nada e, enquanto isso, tem salário de funcionários, impostos, condomínio, agua, luz, telefones, comida, enfim, tem as contas normais pra saldar e eles não conseguem.


No ano passado, mesmo estando numa holy shit federal, vieram nos pedir pra emprestar o nome (e comprovar renda, o que eu acho muito chato de fazer, mas...) pra comprarem um carro zero. O carro é usado pro serviço deles, pois viajam muito e precisam de um certo conforto. Escolheram um monovolume de 50 mil. Achei um escândalo: não têm como pagar as contas, mas não tem medo de comprar um carro desses. Falei pro meu marido que aquilo seria o mesmo que dar a corda pra se enforcarem, mas ele fica numa situação muito difícil. Só ele pode ajudar, eles não tem mais ninguém a quem recorrer. O irmão mais novo é recém-formado e já tirou sei lá quantos mil reais em empréstimos pros pais. O guri se vira, tem emprego, se banca, e também já acudiu os pais, mas acho que por ele ser o mais novo e não ganhar bem meus sogros nem comentam muito com o meu cunhado como anda feia a situação.


Então, meu marido concordou em emprestar o nome e em pedir pro nosso banco financiar o carro, pros pais pagarem. Eu não concordei, disse o que achava, mas... a coisa ficou ainda pior. No meio do caminho eles mudaram de ideia e resolveram ficar com os 50 mil na mão. Disseram que iam se virando como podiam com o carro velho (que de mês em mês vai pra oficina e a conta é astronômica) e que com a grana poderiam pagar tudo o que deviam e recomeçar zerados. Aí que eu bati o pé e disse que não. Que tinha certeza de que o dinheiro ia se esvair e não sabia como a gente ia ficar se não nos pagassem. Meu marido ficou sem argumentos (logo ele), mas acabou dizendo que, se nos dessem o calote, a gente tomava o carro velho deles. Aham, Cláudia. E eles iam trabalhar no quê, então?


Bem, não emprestamos tudo isso, mas foi quase. Meu marido fez um projeto e apresentou a eles, com valores de parcelamento crescentes, pra que a cada mês nos pagassem um pouquinho a mais e pra que agora em fevereiro já tivéssemos recebido pelo menos uma parte do empréstimo, pois tínhamos que pagar um reforço de um imóvel que compramos. Eles concordaram e responderam "Pode mandar R$ X." Não gostei disso. Achei meio que "tá, tá bom, tá bom, mas manda logo esse dinheiro".


Mas adivinhem o que aconteceu?


Um ano passou e eles não pagaram NADA. Eu cobrei no ano passado e sequer me responderam. Nada. O reforço que devemos não foi pago simplesmente porque não tenho dinheiro.


Neste carnaval, eles vieram a nossa casa. Ontem só eu trabalhei e meu marido ficou em casa com eles. Quando voltamos, vi que ele e o meu sogro estavam falando de um novo empréstimo. Minha sogra, apesar de ser a mais ágil, esperta, inteligente e econômica, não falava nada. Tenho a impressão de que ela odeia isso, se sente mal por nos pedir ajuda, e que o pai dele não se constrange o quanto deveria. Terminaram a conversa assim, com o meu sogro dizendo: "Então tá, Fulano. Tu compra o meu carro e vê aí com o teu banco quanto eles cobram pra tu pegar um empréstimo no valor do que eu te devo, pra eu assumir as parcelas. Diz que podem cobrar o que quiserem de juros. 1%, 2%, o que for." Eu gelei. Não posso acreditar. Meu marido não disse nada mas, mais tarde, falou que tínhamos que conversar sobre a possibilidade de pegarmos no banco todo esse valor que nos devem pros pais pagarem direto o empréstimo bancário.


Eu não concordo, não concordo, não concordo. Não vou aceitar mais essa. Todo ano é isso. Começou com 16 mil num ano e nos pagaram, depois 20 mil no outro ano e pagaram, depois financiaram um carro no nome do meu marido e aos trancos e barrancos pagaram (mas com algumas visitas no SPC) e agora não pagam um valor absurdo, equivalente a um carro zero e ainda querem que a gente peça no banco essa quantia pra eles refinanciarem com a gente? Ou seja, pedem pra nós o dinheiro, não pagam e agora, depois de um ano, querem que esse mesmo valor seja retirado por empréstimo bancário pra eles teoricamente pagarem?


Cara, é um saco sem fundo isso. Já antevejo a guerra que vai ser... Meu marido não é bobo nem cego, é o principal crítico dos próprios pais, mas o que se pode fazer? São os pais dele. Ele é arrimo de família desde sempre! Meus sogros são uns amores, mas nos botam em situações complicadíssimas como essa!


Na verdade, minha postagem não é sobre o que vocês acham que eu devo fazer, mas sim como orientar meu marido a sair desse sequestro. Todo ano é isso e vai ser sempre assim! Desesperador!


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Tenta conversar com ele, diz que não vai ser bom.. Melhor sair disso..


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Teu marido é conivente com a imaturidade dos pais. Absurdo, ele passa a mão por cima, isso nunca vai mudar, enquanto teu marido não cortar o barato e dizer: ó...a fonte secou.

Teu marido precisa aprender a dizer não. Pq fica muito cômodo para os pais dele. Sabem que sempre vai ter o filhão que ajuda...porque haveriam de se esforçar mais e botar a cachola pra funcionar???


imagem de BLUEyes
BLUEyes
Offline
No PF desde: 22/11/2013

Concordo com a RO Samy!


Teu marido precisa aprender a dizer não.


Tudo bem ajudar os pais, aliás é nossa obrigação por tudo o que fizeram, entretanto, só o fato de querer comprar um carro desse valor invés de um popular só demonstra que estão sendo egoístas com o próprio filho, seu sogro está se valendo da bondade alheia e sendo muito espertinho.


Se tem o negócio e não está dando certo, não sabem trabalhar, aliás, não é todo mundo que tem tino pra negócios, para empresariar algo. Têm momentos em nossas vidas que devemos aceitar a nossa condição e incompetência.

De repente, abandonar essa empesa e viver de aposentadoria ou de ajuda dos filhos, uma pequena quantia mensalmente, de repente sairia mais barato e não teriam tanta dor de cabeça.


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

E depois o maridão fica pegando no teu pé....


Bom, isso ali não vai funcionar nunca, a empresa é um poço sem fundo - é preciso fechar essa draga financeira e viver de aposentadoria (talvez com algum auxílio dos filhos como ditou a zóiosazul acima); ah meu BrasilPrev, esse que me espere....


Só que cabe ao teu marido tomar uma atitude né? Atitude que ele tanto cobra de você!!!


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Ah, pois é.


Meu marido costuma dizer que as pessoas que mais fazem mal a ele sou eu e os pais. Eu, por não entender como a banda toca e ter um estilo de vida mais despreocupado, gastador e não econômico; os pais, por não tomarem nenhuma atitude, deixarem o barco ir à deriva e contar sempre com ele depois que o estrago tá feito.


Concordo com a Blue quando diz que nem todo mundo tem competência pra algo. Sempre disse isso, até mesmo em relação a mim. Sei que não tenho talento pra um monte de coisa e acho que, no caso deles, é meu sogro quem não quer largar o osso. Minha sogra disse pro meu marido (e eles pensam que eu não sei disso) que está pensando em vender o apartamento deles quase quitado, o carro e se mudar pra Florianópolis, comprar um lugar bem simples pra morar e se candidatar a algum emprego, tipo cuidadora de idosos ou babá. É uma pena que se desfaçam do único patrimônio que têm, mas sinceramente? Não vejo outra alternativa. Acho complicado ela se empregar à beira dos 60 anos, mas pra esses trabalhos que ela pensou é bem capaz de conseguir, pela aparência de responsabilidade. O caso é que meu sogro não quer. Não sei o que ele pensa, quase nunca toca nesse assunto, é ela quem se abre comigo. Acho que ele tem medo da idade, medo da mudança, sensação de derrota se tiver que vender o que é seu e de empresário (falido) passar a empregado... É muito apego.


Hoje estou cortando a NET e a internet do meu celular. Sabemos que temos que apertar o cinto radicalmente por pelo menos uns 3 meses e me entristeço não por mim, mas por minha filha. É ela quem vai sentir mais a mudança no nosso padrão de vida. Claro que a culpa não é dos pais do meu marido, mas eles ajudaram a colocar um temperinho nesse caldo ao sugar, sugar, sugar dinheiro, prometer pagar e pular fora e, na hora do vamos ver, simplesmente dizer que não têm pra nos pagar de volta.


Estou muito triste com tudo e me sentindo dividida em relação a eles, de quem tanto gosto. Acho que meu marido deve sentir o mesmo que eu, mas ao cubo. Por um lado ama os pais e reconhece que são ótimas pessoas e avós incríveis. São dedicados e podemos contar com a ajuda deles sempre. Por outro, são enrolados financeiramente, sempre estão devendo, não conseguem se organizar pra se manter e pagar as dívidas e se tornaram dependentes da nossa família, comprometendo o orçamento de casa, além de não tomar nenhuma atitude pra estancar essa sangria e mudar de vida.


Que dilema.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Existem coisas que não tem jeito... ou se faz ou não se faz... e neste caso especifico algo será perdido (de uma forma ou de outra)... NAO EXISTE UM CAMINHO ALTERNATIVO.. ponto.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Ahhh e para completar minha sentença meio sem sentido... rs


Basta decidirem o que vão perder. pq PERDER vão de FATO! (pratico, rapido e objetivo)


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Olha entendo que as pessoas passam por dificuldades em alguns momentos na vida, mas seus sogros principalmente o sogro já esta beirando a irresponsabilidade, eles estão na idade de pensar em aposentadoria e não ficar se entupindo de dividas, e ficar pedindo e devendo favor aos filhos. Parece que a situação se inverteu, viraram filhos!!!!


Eu quando era casada tinha um acordo com o meu marido, nem um dos dois emprestava o nome para ninguém sem exceções. E funcionava bem!!! Mas cada caso é um caso, acho que o seu marido é permissivo demais...


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

Girlie,

só posso sugerir que solicite a teu marido para que a nomeie 'gerente-financeira' na empresa dos sogros.

Na prática ele já é o maior 'acionista' e principal linha de 'financiamento' então...nada mais justo que ter alguém de confiança (você) gerindo o investimento.

Claro que se não der certo, vai empresa, nome, família e casamento pro saco...

Boa Sorte


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

To foodida. Em resumo. Punto e basta.