CRESCE O NÚMERO DE USUÁRIOS DE DROGAS ILÍCITAS!!

32 respostas [Último]
imagem de donana1977
donana1977
No PF desde: 20/08/2009

:( OLÁ A TODOS.

GOSTARIA DE TROCAR ALGUMAS IDÉIAS COM AQUELES QUE QUISEREM FALAR SOBRE ESTE PROBLEMA QUE SÓ AUMENTA EM NOSSA SOCIEDADE: O USO DE DROGAS. TODOS OS DIAS SOMOS BOMBARDEADOS POR NOTÍCIAS LIGADAS A ESTE TEMA EM TODAS AS MÍDIAS, MOSTRANDO O QUÃO TERRÍVEL SE TORNA A \"SOBREVIDA\" DAQUELES QUE INGRESSAM NESTE SOMBRIO MUNDO, LEVANDO CONSIGO FAMÍLIAS INTEIRAS, TRAZENDO ENORME SOFRIMENTO E DESTRUIÇÃO. O QUE ME PERGUNTO COMO JOVEM QUE OUTRORA FUI E MÃE QUE AGORA SOU: O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM AS PESSOAS? SÃO INCONSCIENTES? TORNAN-SE IRRACIONAIS? COMO É POSSÍVEL SABENDO DAS CONSEQUÊNCIAS QUE O USO DE DROGAS LÍCITAS OU ILÍCITAS TRAZEM PARA SUAS VIDAS AS PESSOAS SEGUIREM ESSE CAMINHO?

NA MINHA CIDADE, CRUZ ALTA, COM CERCA DE 65 MIL HABITANTES, O USO DO CRACK TEM AUMENTADO ASSUSTADORAMENTE, O QUE LEVOU CONSEQUENTEMENTE AO AUMENTO DA CRIMINALIDADE. FAÇO O QUE POSSO PARA ESTAR SEMPRE PRESENTE NA VIDA DOS MEUS FILHOS ADOLESCENTES PARA EVITAR QUE ELES ADENTREM TAMBÉM NESSE MUNDO HORRÍVEL, MOSTRO A REALIDADE A ELES, NÃO ESCONDO NADA PARA QUE NÃO SE TORNEM ALIENADOS.

COMO PAIS E MÃES QUE SOMOS PRECISAMOS AGIR, CUIDAR, EDUCAR, OBSERVAR. NINGUÉM ESTÁ LIVRE QUE VIVER O PESADELO DAS DROGAS EM CASA, O QUE NORMALMENTE COMEÇA PELO PAI QUE CONSOME ÁLCOOL OU FUMA UM CIGARRO PERTO DAS CRIANÇAS. SÃO OS MAUS EXEMPLOS. CUIDEMOS, ENTÃO, DAS NOSSAS FAMÍLIAS, A CORRIDA DIÁRIA PELO SUSTENTO, PELA AQUISIÇÃO DE BENS, POR DINHEIRO NÃO PODE ESTAR EM PRIMEIRO PLANO.


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Donana. Olá. Sabe, eu tenho uma tristeza profunda em mim ao ver uma sociedade inteira se deteriorando em consequencia das drogas. Não venham me dizer que é exagero meu, não é. Região onde moro a qualquer hora do dia vejo jovens caminhando e catando lixo com intuito de vender para, com o dinheiro, comprar crack. Se fosse só o lixo, mas como a concorrência é grande, eles começam a cometer furtos...

O pessoal que faz a vigilância na minha casa costuma dizer que o usuário de drogas se já não é, com certeza vai se tornar ladrão. E a mulher, prostituta. É a única forma de manterem o vício.

Eu não sei como poderemos resolver. O porque de, em pouco tempo até, o crack ter dominado os jovens.

Gostei do assunto, acho que dá um ótimo debate!


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

É, bom debate mesmo. Vi em um vídeo 70 mil usuários de crack no RS. Em 2009, o consumo de crack aumentou 80% no estado. Esses tempos vi em uma revista uma reportagem sobre o crack que falava que a droga (infelizmente) saiu da \"periferia\" e tá sendo usada por pessoas de classe alta. Não é mais \"droga de rua\" ou de \"pobre\". Se democratizou! (de baixo pra cima). O grande \"câncer\" é o crack. Droga que mata muito mais rápido, muito mais fácil e ainda por cima é barata e pode ser misturada a outras drogas (como vem sendo) como maconha e cocaína.


É uma verdadeira epidemia. As outras drogas são \"aprendizes\" do crack. Se surgir alguma coisa pior, então acho que vai ser quase uma nova \"Peste Negra\" do século XIV. Li que a União gasta cerca de 8 mil reais no tratamento de cada pessoa viciada, o vício sai MUITO alto pro governo!


Essa droga, até pros ateus, é do \"demo\".


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Dame,


O maior problema nem é o custo do tratamento para os viciados, mas o fato de que apenas 25% deles realmente se recuperam do vício. Os outros 75% estão fadados à morte mesmo. Isso é o quem mais assusta.


Agora, eu tenho uma opinião um tanto polêmica quanto as drogas. Acho realmente que enquanto houver procura, haverá oferta e é no usuário que as camapnhas deveriam se focar mais. Mas focar mesmo, a sério, como tem sido feito com o tabaco.


No meu tempo de adolescente, fumar era chique. Toda criatura descolada fumava. Depois de intensa campanha não apenas mostrando os malefícios do tabaco, mas também desmoralizando os fumantes, a imensa maioria dos adolescentes hoje tem até nojo de cigarros.


Tem que haver campanhas mais fortes contra o uso de drogas. Não basta só ir atrás de traficante, porque prende-se um hoje, aparecem mais três amanhã para ocupar o espaço. E também não basta fazer uma propagandinha institucional que fica no ar por um ou dois meses falando que drogas são prejudiciais. Tem que pegar pesado, tem que mostrar o que realmente acontece a um viciado.


Meu irmão quando tinha 17 anos, ainda na década de 1970, foi burro o bastante para querer experimentar maconha. E pra mal de seus pecados, foi pego pela polícia com uma pequena quantidade que hoje seria considerada \"inofensiva\" por ser apenas para consumo próprio e não distribuição. Só que naquela época,a tolerância era zero e lá foi ele pra delegacia. Chamaram meu pai, explicaram a situação e sabem o que fez meu pai? Deixou meu irmão passar a noite por lá. Claro, meu pai era amigo do delegado, meu irmão ficou sozinho na cela, não correu riscos, mas passou a noite encarceirado pra ter uma ideia do que poderia ser a vida dele se continuasse naquele caminho. Me perguntei se depois disso meu irmão alguma vez chegou perto de qualquer droga?


Na minha concepção, tem-se que fechar o cerco sobre quem vende e sobre quem compra, porque não há oferta sem demanda.


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Carla, aqui no RS tem campanhas fortes (principalmente da RBS, mídia na qual o site tá hospedado) contra o crack porque tá uma verdadeira \"epidemia\" (no resto do país também, acho que principalmente SP e RJ, enfim, a parte central. Não sei se tá adiantando... mas elas expõem, na TV, nos jornais, na internet e talvez em escolas ou projetos extras (nem sei) como o viciado e a família do viciado (foca bastante na família) ficam, cenas fortes e tal.


E sobre a recuperação, eufemismo! Eu li que, no caso do crack, uns 90% nunca se recuperam. Gente, pensa: se tu soubesses que, ao fumar um pouco de crack a primeira vez, teria 90% de possibilidades de terminar morto ou na cadeia, usaria?! Só pode ser louco! O pior é que misturam com outras drogas. O pior são as famílias desestruturadas, gente que se mata, mata outros pra arrumar dinheiro, vende tudo...


Quase dá \"saudade\" dos tempos da cocaína, \"inofensiva\". A partir de 2005 (li naquela tal revista) o consumo de crack passou a cocaína é ele é o rei dos viciados. Valia mais a pena ser viciado há dez anos. Triste...


imagem de Dame Lauriere
Dame Lauriere
No PF desde: 29/08/2010

Ah, lembrando que crack vicia 100% das vezes na primeira vez.


imagem de Jalia
Jalia
No PF desde: 18/08/2009

Não há dúvidas que a educação e a informação é a pedra fundamental de tudo!! Excetuando-se criancinhas de berço somos todos dotados de livre arbitrio!! Pessoalmente não tenho pena de pessoas que escolhem ir por esse caminho. Tenho consciência também de que aqueles que desejam auxílio irão agarrar com as duas mãos quando se permitem a oportunidade. O que acho lamentável é a sociedade como um todo pagar pelas escolhas erradas e a libertinagem de certas pessoas!! Do traficante ..ao usuário..etc!! Em alguns países da Europa o governo \"patrocina\" os usuários para que fiquem reclusos usando drogas pesadas!!! Resumindo: Tiram uma parte do estorvo das ruas, e os deixam ali se matando aos poucos!! É uma forma de separar o \"joio\" do \"trigo\"... uma boa idéia no meu ponto de vista. Mas pessoalmente não tenho piedade de ninguém.. excetuando-se os animais, lógico!!


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Pois é, meninas... Mas e qdo são pessoas que tem educação? Informação? Como dias atrás vi em uma reportagem na Record, um kra sendo levado a força para uma clínica (a mãe conseguiu uma liminar na justiça). Ele sustentava a tese de que não podia ser obrigado a ir p/ a clínica, e dava as razões para isso. O mesmo com faculdade, e a mãe tb com graduação e pós...

Só que qdo vira usuário, todos se \"nivelam\" (não sei qual a expressão usar, já que uma vez ouvi um promotor dizer que \"o que se nivela é piso e não são pessoas\").


imagem de Carla Abbondanza
Carla Abbondanza
No PF desde: 22/06/2010

Preciso Falar,


Por isso eu acho que a ação repressiva deve passar também pelo usuário. Para ser mais clara, eu acho que a lei deveria \"punir\" o usuário também, que seja, internação forçada para reabilitação ou, como disse a Jalia, vai ficar se drogando em reclusão até morrer. Podem me chamar de cruel, mas eu também não consigo ser solidária com quem OPTOU por esse caminho. Passar a mão na cabeça do usuário, trata-lo como o \"coitadinho enfermo\" me parece um erro dos mais danosos. Por conta da arrogância humana que sempre nos faz pensar \"comigo isso jamais vai acontecer, eu sou forte, tenho cabeça boa\", a imensa maioria dos hoje viciados entrou nessa vida por escolha própria, acreditando que \"sai quando quer\". BULLSHIT! Não sai quando quer, mas entra porque quer, sim. Então, se as consequencias inevitáveis não são suficientes para as pessoas pensarem duas vezes antes quererem \"se divertir\", quem sabe a repressão pesada e o medo do encarceiramento sejam.


E também acho que usuários deveriam ser legalmente responsabilizados pelo incentivo ao tráfico e consequente escalada da criminalidade e violência. É a compra de um baseado ali na boca de fumo, de uma pedra de crack, de um grama de coca que financia armas nas mão de crianças, que transforma o traficante em \"rei do pedaço\" e assim por diante. Portanto, se o cara está financiando o crime, é tão criminoso quanto.


imagem de Jalia
Jalia
No PF desde: 18/08/2009

O que a Preciso Falar falou logo acima é relevante!! O tal sujeito citado é um típico caso que tem de ser largado pra morrer!! Sozinho!! Sem levar ninguém com ele!! Acho absurdo sacrificar pessoas, a sociedade em si em prol de um indivíduo que não quer ser ajudado e em que nada vem a somar estando vivo!! Além de ser uma perda de tempo ... é muitas vezes o dinheiro do contribuinte que utilizado em programas fracassados de reabilitação de drogados...


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

É, acho que é bem por ai, meninas... Punição também para os usuários... É um ciclo né? Existe traficante pq existe usuário, existe usuário pq existe traficante...

E sim Jalia... Incomoda sim que muitas vezes é o dinheiro do contribuinte que é utilizado em programas fracassados...

Mas como poderíamos, nós, eqto sociedade, pelo menos frear esta onda de consumo de drogas? Não consigo raciocinar, pq sei q o tráfico é mto veloz...