Como conversar com minha mãe?

16 respostas [Último]
KarinaAyresm
Offline
No PF desde: 22/09/2012

Olá,

Bom eu estou terminando meu ensino medio esse ano, e tenho 17 anos. Estou estudando muito pra passar pra uma faculdade que fica em outra cidade, e estou muito confiante de que vou passar. Um dos motivos de eu estar indo pra lá é por causa do meu namorado, ele mora lá. Meus pais apoiam a minha decisão de ir, já que lá vai ter a minha vó pra eu me hospedar.

Mas ai é que esta o problema, ela é rígida e não gosta que mecham nas coisas dela, na casa dela, e eu vou querer deixar pelo menos o meu quarto com a minha cara, poder colocar um mural de fotos, já que eu vou estar longe da minha casa e da minha família quero poder deixar o meu quarto ( que é o comodo que eu mais vou ficar) de uma forma que eu me sinta em casa, e sei que isso não vai acontecer. Além disso ela vai querer que eu fique em casa o tempo todo, e não vou poder sair com meu namorado quando eu quiser.

E pensando nisso me vieram algumas ideias, como dividir uma casa com meu namorado, já que a minha mãe confia nele seria uma maneira mais facil de convence-la a deixar eu morar "sozinha", e se isso nao fosse possivel, que eu fosse morar em uma republica ou alugasse uma kit net perto da faculdade ( outro motivo negativo em morar com minha vó, já que a cidade é pequena e não existe ônibus, e a casa dela é longe da faculdade, eu teria que acordar de madrugada pra ir à aula, ja que o curso é de manhã). Mas eu não sei como expor minhas ideias pra minha mãe, como tocar nesse assunto, pra que ela me entenda.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Como conversar com sua mãe? Colocando o que nos colocou..

Se eu fosse sua mãe confesso que não te daria esse mole, seria muito mais econômico e uma companhia para sua vó morar com ela. Mas não sou sua mãe e se vc explicar o que nos falou talvez ela se convença.


Mas vamos supor que ela seja da mesma opinião que eu.

Sugiro pensar bem. A casa é DA SUA VÓ, vc terá que viver conforme as regras dela. Se ela permitir, quem sabe poderá ter autonomia no quarto que vai usar (veja bem, ele não será seu quarto, o quarto está dentro da casa da sua vó, logo, o quarto pertence a ela). Mas se não acontecer, paciência. Como já disse, a hóspede é vc. E me ensinaram que na casa dos outros, vale a regra dos donos da casa.


Por isso, se a sua mãe concordar com o morar em república, "sozinha" - que de sozinha sabemos que não terá nada - enfim, se assim for, beleza. Do contrário, pense bem em ir para a sua vó. Ela é uma pessoa idosa e não merece uma pessoa revolucionando a sua casa e as suas regras nesta altura da vida.


imagem de Melliss@
Melliss@
No PF desde: 28/04/2011

Karina,


O receio é porque vc já antecipa o resultado né? Vc já está prevendo o que sua mãe vai achar disso tudo?

17 anos e ir morar com o namorado é quase como dar um tiro no pé, raras exceções dão certo.

Eu acho que vc já vai dar um passo bacana que é ingressar em uma faculdade, ter a oportunidade de viver em outra cidade, ter o conforto da casa da sua avó e está antecipando sofrimento.

Morar em republica, dividir moradia com pessoas estranhas não deve ser nada fácil! Sua avó pode ter lá o jeito dela, mas é conhecida e te quer bem, questão de saber lidar com ela, um aprendizado para a vida porque nem sempre nos deparamos com pessoas fáceis de conviver e temos que saber levar.

Mas se é o que vc quer, exponha para sua mãe as suas inseguranças e aguente o tranco, isso faz parte do caminho para o amadurecimento.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

voce nem tentou morar com a avó para saber como seria e já descarta a idéia porque não seria do jeito que voce quer... não teria a liberdade sonhada...

morar com tua avó tem inúmeras vantagens, além de economizar dinheiro para teus pais (suponho que eles bancariam a republica, agua, luz, condominio, comida, faxineira e etc...) a tua avó seria alguém para zelar por ti quando estiver com algum problema de saúde ou qualquer outra coisa... comidinha pronta... casa limpa...

more com ela até os 18 anos ... aí será maior de idade e poderá fazer o que bem entender... lógico que trabalhando e bancando tuas vontades... dizer que é independente recebendo a mesada do papai é piada...


imagem de NNeLmA
NNeLmA
Offline
No PF desde: 25/03/2012

Olá, Karina!

Somos da mesma idade e entendo todo seu receio, mas uma coisa que eu aprendi é nao meter a carroça na frente dos bois, vai viver com a sua avo, faz o esforço de lhe conhecer primeiro, ganha a sua confiança, seja boa rapariga (embora sendo ela sua avo, nunca deves abusar, aí já nao será a casa da tua mae, e deixa te lembrar que mae sempre é mae, e sua casa tambem)...

Se tens esse receio com relaçao a viver com sua avo, expoe isso a sua mae, lhe conta os seus planos, é sempre bom! Por onde começar? Do começo, lhe chama e diz tudo, se for preciso nem respira para ela nao te cortar kkk, tenta que te fará bem, pelo menos assim acabas com esse receio.

Bjos e muita sorte Karina :)


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo com a Ana


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Concordo com a Ana


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Quote:
17 anos e ir morar com o namorado é quase como dar um tiro no pé, raras exceções dão certo


100X


Concordo com as meninas. Tenho uma filha da sua idade, eu também iria preferir minha filha morando com a avó. Converse com a sua mãe e sua avó juntas, fale da sua vontade em relação ao quarto que você vai ocupar, e também sobre a liberdade que você terá com seu namorado. Deixe a sua mãe decidir o que você pode e o que não pode na casa da avó. Caso não de certo ai sim você poderá recorrer para as outras opções. Vá com calma e boa sorte!!!!!


KarinaAyresm
Offline
No PF desde: 22/09/2012

Obrigada pela ajuda meninas, eu refleti bem e conversei com meu namorado sobre isso.

E chegamos a conclusão que já esta sendo difícil pra minha mãe ter que ver que eu vou sair debaixo dos olhos dela, que vou ficar longe e como são 5 anos de curso, quando voltar pra minha cidade (se voltar) já não vou ser mais dependente dela. Que a filha que ela criou por tanto tempo está seguindo seus próprios caminhos e já não precisa tanto da sua proteção. Eu vejo nos olhos dela o aperto que ela sente quando eu toco no assunto de ir embora. E mesmo a cidade sendo aqui pertinho mesmo, eu não vou estar aonde ela pode ver, aonde ela pode cuidar de mim. Ela é bem chorona, e eu vejo que ela esta tentando ser bem forte pra não parecer triste e me fazer pensar em desistir. A minha vida toda ela sempre teve cuidados exagerados, uma super proteção, e lidar com essa separação não esta sendo fácil.

E eu estar na casa da minha vó, faz com que ela se sinta melhor, sinta que eu estou protegida, e eu acho que vai ser melhor mesmo eu ficar na casa dela até eu começar a trabalhar, ter 18 anos e passar o tempo e a minha mãe aceitar de verdade o que esta acontecendo.

E a questão da minha vó ser idosa e morar sozinha, eu vou ser uma companhia pra ela, mesmo que não o dia todo, mas vou ser alguém que vai estar ali pra ajuda-la no que for possível.

Muito obrigada pela ajuda meninas, por terem aberto minha cabeça quanto a esse assunto. E me desejem sorte para conseguir passar no vestibular, é muito importante pra mim!


lyz
No PF desde: 13/10/2011

Karina...eu sempre digo que o PF ´´e meu consultorio espiritual..rsrsrsr

Aqui tem de tudo....sempre saimos melhor,sempre somos compreendidas,as vezes criticadas quandoe stamos erradas.

Mas bons conselhos empre recebemos.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Quote:
E eu estar na casa da minha vó, faz com que ela se sinta melhor, sinta que eu estou protegida, e eu acho que vai ser melhor mesmo eu ficar na casa dela até eu começar a trabalhar, ter 18 anos e passar o tempo e a minha mãe aceitar de verdade o que esta acontecendo.


Pois é miguxa...ficou bom para TI, ficou bom para a tua MÃE, ficou bom pro teu PAI, ficou bom pro teu NAMORADO.

Mas será que ficou bom para a dona da "hospedaria", neste caso, sua vovozinha?

S2!