Saudades da Amélia, a primeira feminista - Seria mesmo?

21 respostas [Último]
imagem de Rush
Rush
Offline
No PF desde: 17/02/2014

"Comecei a prestar atenção no "Hino da Mulher Perfeita" com a má-intenção acusatória de uma feminista no Twitter, já trazendo à tona todo o peso histórico que tal canção possui no imaginário popular. E qual não foi minha surpresa quando descobri, perplexo, que todo o mito construído ao redor da personagem não encontra qualquer respaldo na letra de Ataulfo Alves e Mário Lago.


O samba-canção foi escrito em 1942, época em que a sociedade atravessava importantes transformações no contexto sócio-cultural em todo o mundo. Na medida em que se consolidava o modelo urbano-industrial, percebia-se os primeiros momentos de transgressão ao paradigma da submissão feminina à estrutura patriarcal.


Pela primeira vez na história, começava-se a admitir a (remota) possibilidade da mulher não servir apenas para atividades domésticas e fins reprodutivos, e obviamente esta nova configuração do sexo feminino no contexto familiar enfrentou desde essa época alguma resistência.


A letra da música trata do desabafo de um homem para quem se compreende ser sua atual companheira, sobre as virtudes incomparáveis de sua ex-mulher, Amélia, possivelmente falecida – já que à época os divórcios não eram tão comuns. Um desabafo deveras depreciativo para a pobre interlocutora que "só pensa em luxo e riqueza", diga-se de passagem. Mas o fato é que a preferência do "eu lírico" pelos traços de personalidade da antiga companheira em detrimento da atual ilustrava convenientemente a figura do machista inconformado com a insurgência da mulher moderna, num processo que perdura ao longo das décadas.


A fama da Amélia homenageada no samba excedeu a dimensão da excelente dona-de-casa (que já era uma fantasia interpretativa, já que a musa descrita não encosta em um utensílio doméstico sequer durante o texto) para adjetivos menos honrosos como "submissa", "trouxa", "corna", ícone de uma sociedade machista, uma civilização machista. Nas atuais e democráticas circunstâncias ninguém poderia em sã consciência (isso excluiu os comentaristas de portais) render graças a alguém que aceita de bom grado uma situação de abuso de poder evidente.


Mas será que a letra do samba original diz realmente isso tudo sobre a personagem-título ou a interpretação do senso comum foi além das intenções dos versos?


Para tentar elucidar a questão, vamos analisar "Ai Que Saudades de Amélia", por partes:


Nunca vi fazer tanta exigência

Nem fazer o que você me faz

Você não sabe o que é consciência

Nem vê que eu sou um pobre rapaz

Você só pensa em luxo e riqueza

Tudo o que você vê você quer

Ai meu Deus que saudade da Amélia

Aquilo sim é que era mulher


Nas duas primeiras estrofes, dirigidas diretamente à atual parceira do narrador, percebe-se um enunciado de críticas à personalidade da mulher, que faz muitas exigências, e age inconsequentemente, aparentando ignorar as circunstâncias financeiras do parceiro e o orçamento familiar. Ou seja, exatamente o que todo homem costuma dizer quando chega a fatura do cartão de crédito, repleto de despesas frívolas.


Conclusão: Não existe aqui alvo mais atingido pelas críticas dos autores do que o consumismo desenfreado da sociedade capitalista contemporânea.


Às vezes passava fome ao meu lado

E achava bonito não ter o que comer

E quando me via contrariado

Dizia "meu filho o que se há de fazer"


Na terceira estrofe, referindo-se às características de seu amor do passado, Amélia, o narrador conta um pouco de sua própria história, contextualizando suas condições sociais insatisfatórias. Não está escrito em lugar nenhum que Amélia passava fome ao lado do companheiro por ser subserviente ou masoquista. Uma interpretação mais pura poderia considerar a hipótese da mulher ser solidária, afinal de contas. E quer prova maior de que ela, sim, sabe o que é consciência? Somente uma alma muito nobre e iluminada é capaz de encontrar beleza na miséria.


Conclusão: Sua resignação não advém de qualquer relação de submissão, pelo contrário, a mulher se coloca em posição de superioridade e se encarrega de, em tom maternal, aquietar as angústias do parceiro perante as injustiças da vida.


Amélia não tinha a menor vaidade

Amélia é que era mulher de verdade


A última estrofe enterra qualquer possibilidade de dúvida sobre a crítica central da obra. Não adianta espernear: por mais que o cérebro humano trabalhe com este tipo de associações convenientes e interpretações extensivas, não há uma letra sequer na canção que negue a possibilidade de Amélia ter sido uma mulher politizada e engajada na causa feminista, enquanto a atual não passa de uma marionete do sistema capitalista.


Conclusão: Amélia não tinha a menor vaidade porque não precisava se submeter aos padrões de beleza impostos pelo patriarcado, exatamente como as feministas atuais que condenam a depilação e a chapinha.


Obviamente eu não sou nenhum especialista em nenhum dos temas aqui abordados e pode ser que tudo isso não passe de uma viagem psicotrópica, mas em última análise nosso exercício cognitivo pode servir pra ilustrar como estamos sempre envolvendo nossos próprios preconceitos na interpretação de uma mensagem.


Na versão defendida pelos autores o samba seria originalmente uma singela homenagem à saudosa dona Amélia dos Santos, lavadeira da cantora Aracy de Almeida e famosa por ser extremamente competente em diversas funções do serviço doméstico. Uma ode legítima ao proletariado.


Conclusão: Amélia pode muito bem ter sido feminista, mas certamente não era sindicalizada".


COMETI A GAFE DE NÃO SALVAR O NOME DO AUTOR DO TEXTO.


imagem de Rush
Rush
Offline
No PF desde: 17/02/2014

(...)


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Ótimo texto


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Autor: Ivo Neuman.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

hum....


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

Só não entendo qual o problema de gostar de uma mulher tipo Amelia...


todos não querem fazer prevalecer as suas vontades??? ;-)


Em troca daria... casa, comida, roupa lavada... e uma assistente, para ficar ao meu lado sem culpas/feminismos inconvenientes... rs :-)


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Jean?


Casa ou Apartamento proprio?

Griffe?

Qual o meni do trivial?


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

"""Casa ou Apartamento proprio?


Griffe?


Qual o meni do trivial?"""


Si Cal, seria só vc saber escolher... :-) ... masssssss, lembre que eu sou um cara muito dificil... rs


Vc não era facinha???... não entendi os questionamentos... agora mudou tudo e és exigente??? :-)


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Uai, mas estamos a falar de facilidades ou de "ser amelia" para minha pessoa são coisas distintas.. mesmo pq se eu virasse amelia a facilidade deveria deixaria de ser tao facil..;-P


Hum... então quer dizer que se a sujeita escolher você banca???? UHUUUU PODEROSO!!!!!

ahahahahahahahahahahaha


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

Minha Casa/Apartamento minha vida, do governo, taí para a gente ser feliz, não é não???... kkkkk ;-)


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Definitivamente NÃO! rss


Eu pessoalmente, continuarei lépida, faceira e facin facin... ainda é uma melhor alternativa para minha pessoa! ;-)