Quem cuida da casa? Essa é a questão cotidiana das pessoas que vivem juntas, não é amor ou sexo

60 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

texto direcionado aos homens, mas tudibao pra as mué ..... :)


Caro Leitor:


Se você vai dividir a casa com uma mulher que trabalha, seja pelo casamento ou por qualquer outra espécie de arranjo (ela pode ser sua namorada, sua amiga ou sua irmã), tenha o cuidado, antes de cruzar o batente dela ou permitir que ela cruze o seu, de acertar quatro coisas com ela: Quem vai lavar a louça, quem vai fazer as compras, quem vai arrumar a casa e quem vai cozinhar.

Agora, no conforto do seu apartamento de solteiro, ou estendido no sofá da casa-útero da sua mãe, você pode achar que o mais importante na vida dos casais é sexo, sentimentos e dinheiro para pagar as contas. Não é bem assim.

Na noite de quinta-feira, quando você chegar em casa a fim de um romance, sua mulher vai lembrá-lo que a coisa mais importante da vida de vocês é a louça de três dias na pia da cozinha – ou a lista de compras colada há três dias na porta da geladeira, ou a roupa que você há três dias esquece de tirar da máquina. E faz todo sentido.

Se a sua mulher trabalha, o assunto mais importante da vida conjugal dela é aquilo que você faz ou não faz em casa – e não estou falando de sexo. O que vai definir a paz doméstica é a sua capacidade de dividir os trabalhos domésticos. Se você não for para pia e para a feira, está condenado a bater boca com uma frequência intolerável, e não há romance que resista a uma briga por semana.

Você não precisa acreditar nas minhas palavras. Leia aqui mesmo a reportagem especial que a Época fez sobre as expectativas atuais das mulheres em relação aos homens. Depois passe os olhos pelos comentários deixados pelos leitores ao pé da primeira parte do especial. Foi a leitura dos comentários que me fez escrever esta coluna. Foi perceber quão anacrônicos são os caras que se opõem às mudanças de hábitos. Eles são machos que temem serem emasculados pela rotina doméstica, eles são provedores injustiçados pela exigência de uma segunda jornada, são caras que acham que as mulheres que trabalham fora são todas putas. Um horror. As mulheres, por seu lado, estão exaustas e furiosas. Não entendem de onde vem a nossa autocomplacência quando elas são tão organizadas e tão exigentes consigo mesmas, quando, no exemplo de um amigo meu, elas botam as crianças para dormir, dão um tapa na casa, organizam o dia seguinte e voltam ao computador para terminar o trabalho que trouxeram do escritório, às 11 da noite...

Se você não é o sádico bilionário de Cinquenta Tons de Cinza, que dispõe de serventes, helicópteros e dinheiro inesgotável para pagar por todos os serviços, sua mulher ou namorada ou colega de moradia espera que você arregace as mangas e bote a mão na massa com ela. Não é mais opcional. A nova divisão de trabalho social é essa. Todo mundo trabalha fora, todo mundo rala, e todo mundo faz as coisas de casa. É uma simples questão de modernidade. Se a sua mulher olhasse para a sua cara e dissesse que tem o direito de ser sustentada sem trabalhar, apenas por ter nascido mulher, você perguntaria em que século ela pensa que está vivendo. Como nós, homens, achamos que elas se sentem quando sugerimos, com dezenas de argumentos meio frouxos, que temos o direito inato de que nos façam comida, lavem a nossa roupa e limpem o nosso banheiro, apenas por termos nascido homens?

Meu pai nasceu em 1930 e não gostava que a minha mãe trabalhasse fora. Eu nasci em 1960 e desde que fiquei adulto nunca namorei uma mulher que não tivesse ocupação. Meus filhos, que nasceram nos anos 1980, terão o direito de ver o jogo do time deles na TV enquanto a mulher deles lava a louça? Duvido. Só se o relógio andar para trás e o mundo for retomado pelos felicianos. Uma das medidas mais constantes do avanço civilizatório é a expansão dos direitos da mulher. Há 50 anos, quando a Betty Friedan escreveu A mística feminina, elas exigiam o direito de trabalhar fora. Conseguiram. Agora, no início do século 21, exigem que nós também trabalhemos dentro de casa - e conseguirão da mesma forma, provavelmente em menos tempo. É uma simples questão de racionalidade e de justiça. Pense no fim da servidão doméstica de metade da humanidade.

Escrevo essas coisas sem hesitação, porque eu mesmo não sou exemplo de nada. Minha mãe pedia ajuda em casa e eu fingia de surdo, enquanto as minhas irmãs cooperavam. Nunca aprendi a cozinhar. Agora, um bocado mais velho e talvez um pouco mais sábio, tento mudar, mas é duro alterar os hábitos de uma vida. A divisão das tarefas domésticas ainda é o motivo de sete em cada 10 discussões na minha casa. Não discuto SE, discuto QUANDO e COMO fazer o que tem de ser feito, mas ainda discuto. A vontade é deixar tudo para amanhã. No fundo, conto com a faxineira, que, uma vez por semana, restaura a base material do meu casamento. Ela também é mulher e provavelmente não estará na minha casa dentro de 10 anos. Nem na sua. Melhor seria aprender a fazer rápido o que tem de ser feito: lavar a louça, lavar a roupa, cuidar da casa e cozinhar.

Forte abraço,

Ivan

http://tw.gs/P2R7b3


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

A nova divisão de tarefas em casa. Eles nunca ajudaram tanto. Para elas, ainda é pouco

A ilustradora Ila Oliveira, de 30 anos, e o engenheiro de software Ricardo Bittencourt, de 36 anos, de Belo Horizonte, são reflexo desse momento democrático. Eles não têm empregada nem diarista. O segredo para manter a casa em ordem – e a harmonia entre o casal – é limpar um pouquinho por dia. A faxina completa é feita uma vez por mês, em dupla. A divisão das tarefas é feita de maneira civilizada. “Aconteceu naturalmente, de acordo com o gosto de cada um”, diz Ila. É Bittencourt que assume a cozinha quando é hora de cuidar das carnes cruas, algo que Ila não suporta.


Foi no cuidado com os filhos que os homens ganharam mais desenvoltura nas últimas décadas. “Há um certo orgulho em assumir a paternidade”, afirma Barbara, da Universidade de Illinois. Os números comprovam essa percepção. Um estudo realizado pelo Families and Work Institute, uma organização americana, revela que, em 1977, os homens gastavam, em média, 1,8 hora por dia em tarefas relativas à vida das crianças. Em 2008, quando os novos dados foram coletados, esse número subira para três horas diárias. No Brasil, a situação não é diferente. Pesquisadores da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e da Universidade Luterana do Brasil analisaram como 100 casais dividam as obrigações relativas aos cuidados com as crianças. De oito tarefas, homens e mulheres compartilhavam seis: repreender quando a criança precisa de limites, comparecer a reuniões na escola, ensinar hábitos de higiene, prover sustento financeiro, dar apoio afetivo e proporcionar atividades de lazer. Apenas duas tarefas cabiam exclusivamente à mulher: cuidar da alimentação e das atividades escolares.


http://tw.gs/P2R7cZ


imagem de Flordelislaranja
Flordelislaranja
Offline
No PF desde: 28/12/2012

Ana,


Eu sempre falo de divisão de tarefas em meus compartilhamentos do facebook,mas sempre temos que ter cuidado com a acumulação de tarefas....porque tem 'dondocos' que sentam igual a um 'Paxá' no sofá enquanto a idiota faz isso.....mas o mais triste de tudo é mulheres que parecem ter ciúmes das tarefas de casa e não deixam homem meter a mão em hipótese alguma....triste isso.......


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

triste mesmo Flor....

porque além acreditarem que é o 'dever' delas, ainda ensinam filhos e filhas a perpetuar esta cultura de mulher empregadinha :(


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Eu não concordo muito com esse texto... Não acho que relacionamentos estão fadados ao fracasso se não houver a divisão dos trabalhos domésticos. O que importa é a sintonia que cada um vive. Depende muito de cada casal...


Eu mesma não gosto muito que me ajudem, no máximo a louça mas olhe lá. Eu prefiro, por exemplo, que meu namorado cozinhe pra mim do que se intrometa quando eu estou limpando algo. Porque eu sempre acho que os outros irão fazer errado. Eu sempre coloco defeito e isso sim gera brigas... No super eu até deixo ele ir, ele faz isso bem e gosta, mas sempre esquece algo que pedi então por isso também acabo eu indo e vou de boa...


Por isso eu digo que isso não tem nada a ver, não é uma regra, depende de cada pessoa. Eu sou centralizadora em tudo, pra mim é normal só eu fazer e gosto que seja assim.

Só a parte do "cozinhar" eu abro mão, não fiz essa divisão com ele, aconteceu naturalmente porque eu sou um manca na cozinha, não sei fazer quase nada... hehehe


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

Dias atrás, teve um "reality" em algum canal ai, q mostrava como alguns homens se virariam em casa sem as mulheres, durante uma semana.


Logo pensei: poha, uma semana? Isso eh pra ser um desafio?


O cara q fica sem a mulher uma semana e fica completamente perdido nas tarefas, deve ser MUITO vadio normalmente!


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Não, não é só isso Jonas. Eu já discordo. Eu já acho que tem muito mais coisas envolvidas, tipo instintuais mesmo. O homem não é o melhor em cuidar do ninho. Como a mulher não é a melhor na hora de "caçar"... Sei lá, é o que eu penso... Tem uns limites na vida que eu já vi que são intransponíveis... Gêneros muito diferentes, tem aptidões diferentes, em vários sentidos...


MAS isso não quer dizer que, se o casal deseja assim, sejam divididas as tarefas igualmente. Daí vale o esforço de cada um, né. Que deve existir sempre.


imagem de Frésia
Frésia
No PF desde: 30/12/2009

Ã?!!! Instinto? "Gêneros muito diferentes, tem aptidões diferentes, em vários sentidos..." DISCORDO TOTALMENTE!!!

Pra mim a diferença de gênero é cultural,impacto da diferença na educação. Que ainda bem tá mudando.


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

é LÓGICO que a questão cultural existe, eu não neguei isso em nenhum momento. e é aí que nasce o machsimo. eu nunca disse o contrário aqui no fórum, todo mundo sabe a minha opinião sobre o assunto.


sobre os instintos, negar isso é burrice. leia um pouco e vc descobrirá que existem várias diferenças entre homens e mulheres. não é porque eu defendo a igualdade feminina que vou negar um fato.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

rsss. Jonass não acho que e por ai, cuturalmente as mulheres foram criadas para os afazeres domesticos mais basicos... lavar passar cozinhar e o homem para brincar com a criança, levar para andar de bicicleta... enfim... mas isso nao quer dizer que este ou aquele e mais ou menos preguiçoso, acho eu que passa pela educação mesmo... educação que se recebe na infancia (menino/menina)...


Pensa... as mães (mulheres) quase sempre criam os filhos para serem FILHOS... ai coitado do nada ele casa e acha que ainda continua sendo assim a tematica... olha o rolo!!!!


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

Eu concordo q mtas coisas a mulher faz melhor e sabe lidar melhor.


Mas uma coisa eh o cara passar alguma dificuldade sozinho em casa, outra bem diferente eh ficar sem pai nem mãe.


E nesse programa, o objetivo era por ai mesmo...mostrar os caras completamente perdidos.


Bah, hj em dia o cara trabalhar fora e passar o resto do tempo no sofá...eh f... Neh?