POR QUE É QUE AS PESSOAS (NÃO) TRAEM?

62 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Texto de Claudia Morais


Por que é que as pessoas traem? A resposta parece óbvia, pelo menos para alguns - "porque aparece alguém mais interessante", "porque o sexo na relação original deixou de ter paixão" ou pura e simplesmente "porque é cada vez mais difícil manter a chama acesa no meio de todas as rotinas". Seja como for, estas respostas estão longe de constituir explicações realistas para o fenómeno da infidelidade. São visões superficiais e catastrofistas que nos dizem qualquer coisa como "é preciso ter cuidado porque há por aí umas quantas pessoas malucas (ou interessantes) capazes de dar à volta à cabeça do seu mais-que-tudo e pôr fim ao seu casamento". Como se pouco houvesse a fazer para evitar uma relação extraconjugal, a não ser manter a vigilância.


Mas a realidade é bem diferente. Para mim, que trabalho com casais assolados pelo drama da infidelidade há tantos anos, está muito claro que as pessoas não traem porque se perdeu a chama ou porque se confrontaram com alguém mais interessante do que o parceiro de longa data. De um modo geral, as pessoas traem porque não construíram uma ligação suficientemente forte. Não me interprete mal. Estou longe, muito longe, de poder dizer que "quem ama não trai". Há, efetivamente, muitos casos de quem continua a amar mas cai na esparrela de uma relação extraconjugal.


Confuso? Vou tentar explicar melhor. O que acontece é que o amor que duas pessoas sentem nem sempre é suficiente para que sejam capazes de construir uma ligação suficientemente forte, segura, capaz de as proteger destas ameaças. E o que é que caracteriza uma ligação segura? Resumidamente, é a capacidade de "estar lá" para o outro. Estar lá sempre, estar lá quando é preciso, estar lá para as necessidades afetivas, ser capaz de dar resposta aos apelos da pessoa amada, ser capaz de reconhecer as suas chamadas de atenção e colocar essas necessidades no topo das prioridades.


Quando uma pessoa conta com este tipo de apoio, quando sabe que há alguém que vai estar "lá", que vai colocá-la sempre em primeiro lugar, que vai prestar atenção, dar colo, dar afeto, mostrar-lhe que é importante, que é especial, sente-se ligada. Não é amarrada. Não é aprisionada. É ligada. E não vai querer trair. Sim, é uma questão de querer ou não.

As pessoas que são felizes no casamento ao ponto de não quererem trair não são santas. Tão pouco são cegas. Reconhecem que há pessoas fisicamente atraentes, intelectualmente estimulantes, autênticos "pedaços de mau caminho". Mas escolhem não ir por aí. Porque se sentem genuinamente ligadas. Porque aquilo que têm é especial e fá-las sentirem-se especiais. É verdade. Até o sexo é diferente - é especial - quando se constrói uma ligação assim. Não é SEMPRE tudo bom. Não é sempre um mar de rosas. Mas é maioritariamente muito bom. A pessoa sente-se livre, sente-se acolhida, sente que, ao lado da outra, pode ser quem é, pode explorar os seus sonhos e as suas fantasias, e não quer abdicar disso por nada deste mundo. Nem sequer por um pedaço de mau caminho.


http://www.apsicologa.com/2014/05/por-que-e-que-as-pessoas-nao-traem.html


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Gostei, do texto...


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Há muito tempo não lia um texto tão coerente sobre trair, ou melhor NÃO TRAIR!!!!!


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Esse texto foi obra do Maurinho no face.. Como ja tinho dito lá, adorei o texto, embora eu considere muito mais responsabilidade minha o ato de não trir do que do outro. Mas não deixa de ser um ponto de vista importante, desde que não se coloque toda culpa de trair no parceiro/a.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
desde que não se coloque toda culpa de trair no parceiro/a.


concordo com a Kvet :)

o texto é muito bom mas coloca responsabilidade no parceiro (a) para a pessoa se sinta protegida e amada....


imagem de vica
vica
Offline
No PF desde: 25/08/2010

Sabe, tentando não trazer o passado a tona, mas já trazendo. Quando eu e o meu atual namorado resolvemos assumir tudo e viver essa relação, o grande ponto de interrogação foi:" E AI COMO VAI SER A NOSSA CONFIANÇA". Por tudo que passamos e vivemos para estar hoje juntos e mais a maturidade que adquirimos com o tempo e com as surras da vida, concluímos que esse seria um risco que ambos teriam que correr já que desejávamos estar juntos. Agora pouco mandei um email pra ele com esse texto. RESPOSTA:" É isso que quero construir contigo, uma relação suficientemente forte. Tenho certeza que vamos conseguir, que estamos no caminho certo."


Gostei mais ainda do texto!!!!


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Muito verdadeiro esse texto.


Agora, isso me fez pensar no quanto muitos se submetem a ficar com pessoas que não amam de verdade só por medo de ficarem sozinhas. Não é querer justificar a traição, porque ela é errada independente da situação, mas só tentando entender mesmo. Mas creio que optar pela segurança e o companheirismo ao invés do amor não é errado, só uma opção de vida. O problema é que poucos estão preparados e maduros para encarar esse tipo de relação e não sucumbir a paixões passageiras.


É muito difícil encontrar alguém que te complete em todos os sentidos... eu já cogitei fazer essa escolha mais "racional", mas não deve ser tão fácil.


Aproveitando a deixa: quantos casais realmente felizes, como descrito acima, vocês conhecem? Daqueles que vocês duvidam muito que se separem, e sentem que são realmente ligados?


Eu até conheço alguns, mas não os vejo "às pencas"...


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
quantos casais realmente felizes, como descrito acima, vocês conhecem? Daqueles que vocês duvidam muito que se separem, e sentem que são realmente ligados?


ótima colocação Fiorella

o texto é um rascunho de como a vida/parceria deve ser... mas na realidade quantos de nós nos sentimos realmente seguros em relação aos sentimentos do parceiro? sempre haverá inseguranças , bobas ou não...

então se não conseguir um companheiro (a) que na maior parte do tempo " que vai colocá-la sempre em primeiro lugar, que vai prestar atenção, dar colo, dar afeto, mostrar-lhe que é importante, que é especial, sente-se ligada" a pessoa estaria propensa a trair? se o companheiro (a) não fornecer minhas necessidades diárias, mensais, anuais de tudo isto abre-se a opção de trair?

e como ficam relacionamentos longos que cairam na rotina?


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Se ela não for centrada o suficiente, acredito que é possível, sim. Seja como for, a traição não é o melhor caminho. Muita gente não encontra o parceiro ideal, então é compreensível que fique com alguém que lhe ofereça uma boa companhia, mesmo que não haja amor. Como eu havia dito, é só mais uma opção de vida, mas requer um bocado de maturidade. Ela deve estar preparada para lidar com possíveis paixões avassaladoras, ou para ter coragem de se separar, caso apareça alguém que mexa com a mesma. Ou ainda preparada para lidar com os possíveis esfriamentos causados pela rotina, no caso de estar com alguém que ame.


Enfim, relacionamento sério, seja baseado em amor, seja em segurança, é coisa pra gente grande! Mas ninguém disse que é fácil mesmo, hehehe.


imagem de Jean
Jean
No PF desde: 11/11/2010

"""De um modo geral, as pessoas traem porque não construíram uma ligação suficientemente forte. Não me interprete mal. Estou longe, muito longe, de poder dizer que "quem ama não trai". Há, efetivamente, muitos casos de quem continua a amar mas cai na esparrela de uma relação extraconjugal."""


Diria que alguns(as) traem de corpo, mas não de espirito... quando acham que sexo é diferente de amor. (Isto não quer diser que eu concorde com o ato, ok?)


Qme ama pode trair??? Se for do tipo amor platônico, ou apaixonante, sem dúvida a resposta é não, massssss... se for um outro tipo de amor, tenho as minhas dúvidas.


Hoje é muito fácil alguem diser "eu te amo" quando na realidade quer se diser "eu só gosto de vc". Virou uma frase corriqueira, sem valor... sem peso... sem o compromiso e os complementos que isso significa. Eu tento transmitir que falar é fácil, mas nos dias de hoje as atitudes são muito mais importante que as palavras.


Eu, particularmente, prefiro não escutar um "te amo" e sim receber nas mãos (sem alarde e sem necessidade de eu pedir) um copo d´agua e uma aspirina se eu estiver com dor de cabeça. Dou mais valor, com certeza. Ganharia mais do que um simples obrigado, é claro!!! ;-)


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Vica, me atualiza que não entendi nada.


Tu te separou?


Tô tão por fora quanto umbigo de vedete.