Pensamento para reflexão - O que pensam vocês?

26 respostas [Último]
imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

O pobrema é que hoje temos informações por demais, e a que é mais atrativa, que chama mais a atenção, é exatamente aquela que não presta: é a vida de sub celebridades, é o hedonismo escancarado das redes sociais, onde cada um quer mostrar que têm uma vida mais interessante do que a do outro, mesmo que tenham que postar vergonhas alheias como comendo milho cozido, ou selfies vergonhosos com bico de pato...ou hachtags no face com todo o tipo de boçalidade (#amumuito #boraacademia #barriganegativasqn...etc.)


O conhecimento de antigamente, os alfarrábios (rs), não tinham nenhum chamariz de cores e imagens como hoje, o cabra precisava encarar grossos volumes literários, de capa empoada- sem desenhinhos ou chamadas espetaculares - para conseguir adquirir algo novo para si. Isso imaginando a questão do estudo em si, ou do aprendizado profissionalizante. Se o viés fosse diversão, é preciso lembrar que, tranquilamente em sua imensa maioria, só era publicado literatura de alguma qualidade.


Hoje ao contrário, qualquer um pode publicar na net (e fazer sucesso), mesmo sendo um analfabeto funcional. Para cada um blog de opiniões séria e sensatas, existem um sem número de groselhas ao toque de um dedo, ou milhares de comentários de outros analfabetos funcionais em redes sociais e blogs, ou fóruns que deixaram de ser a muito tempo (não falo do PF) um lugar de debate, mas sim hoje servem como rol de xingamentos ou piadinhas sem graça alimentadas pelos eternos modismos da internet.


Como a Si falou, a sociedade busca o prazer, o poder...sem prazer também fica brabo, nada mais justo. Mas existe prazer também em se resguardar, em tentar buscar uma informação de mais qualidade, de ser criterioso no que ler e no que vai compartilhar. Não adianta a gente assimilar 8x mais informações que o cidadão médio dos anos sessenta se 80% disso é sobre o que a Bruna Marquezine postou no jantar...


A sociedade de hoje é o reflexo da facilidade de informações, é tudo em átimos de segundo, é tudo urgente e tudo é pouco ao mesmo tempo....e as vezes é tudo tão raso.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Gui concordo com tudo, so nao concordo com a teimosia de acharem que isso é um fenomeno da sociedade atual, a facilidade sempre foi buscada quer agora (com incentivo), quer antes sem incentivo, o "raso" sempre existiu a grande diferença e que hoje se "enxerga" mais.... estes vicios, mas repito ELES SEMPRE EXISTIRAM, é condição humana. básica!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

O que mudou cara Si, foi a proporção do que é ruim e público, antes, o ruim existia mas sem tantos holofotes, agora...seu poder de "penetração" é bem maior, deturpando até um público que no passado, não toleraria tantas tolices.


Por quê ler Monteiro Lobato se existe o folclore importado de "érri pótter"?


sds


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Uai, isso é a cultura individual nobre Gui como afirmei la atras, minha pequena irá ler sim Monteiro com certeza, PQ Individualmente é o que vou oferecer de opção.


Ta vendo... não dá para colocar a responsabilidade das coisas em outros... É SUA, É MINHA a responsabilidade de como conduzimos nossas escolhas, erros e acertos ;-) Concorda?


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

É isso ali, a nossa parte, a gente faz. O que não quer dizer também que sejam as escolhas certas, a gente quer mais "Monteiro Lobato" na sociedade, mas se a maioria desta elege #borabeber como modelo....em nossa concepção, só temos a lamentar.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Mas a culpa é da midia?? ou é do individuo?? quer dizer que a sociedade e a tecnologia NAO PODE E NEM DEVE EVOLUIR?? é isso??? devemos como a igreja o faz MANTER AS CERCAS MORAIS??? É ISSO??? certo/errado não é uma questão individual??? então ME TIRA O TUBO!!! meu conceito de certo/errado nada tem a ver com o que me apresentam... de bom ou ruim... certo e errado é o que acredito e transformo dentro de mim mesma... o resto é apenas informações e nada mais!


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

A sociedade e a tecnologia devem evoluir, a tecnologia está ali para isso, hoje é muito mais fácil adquirir e compartilhar conhecimentos; o problema é que as pessoas estão compartilhando futilidades, gastando bits e neurônios com "bom dia" no face, com "bora dormir" no insta, e outras bizarrices.


Não se trata de moral, apenas de desperdício, da "manutenção" de um rebanho que diz amém para tudo que lhe é jogado em cima...certo/errado malgrado ser uma opção pessoal, está sujeito as Leis, e antes de termos a nossa concepção do que pode ou não pode fazer, tem que antes acatar os ditames da Lei. É também com base nisso, que adotamos um tipo de comportamento social.


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Concoro e concordo Gui, o que não concordo e não existem (ainda) argumentos que me façam mudar de ideia... é que se trata de um fenomeno atual "e que nos velhos tempos não eram assim" balela... ja vivemos epocas de trevas no passado... ja vivemos decadencias morais e sociais, cada qual a seu tempo, cada qual a sua maneira... o que precisa de fato ser entendido que em tratando-se de comportamento social... não é o meio que faz o individuo, e o individuo que constroi o meio... fato...


imagem de precisofalar
precisofalar
No PF desde: 28/04/2008

Concordo Gulherme - Nunca se teve tanto acesso à informações... Mas tb nunca se teve tão pouca noção do que fazer com elas... Justamente pq não há nenhum interesse da maioria das pessoas saber a cura do câncer... Pq elas se interessam em saber qual "corpo" o Justin Bieber está pegando...

É uma inversão completa de valores... E como a Ro Samy disse, parece que uns poucos estão na contramão do mundo... Infelizmente...


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

acho que idealizamos demais o passado....

não sei voces mas na minha sala de aula poucos liam com afinco Monteiro Lobato... na hora do recreio (ou disfarçados no meio dos livros) só dava gibi's....