Pegar, Ficar, Namorar, Casar: Por Que Rotulamos Relações Amorosas?

15 respostas [Último]
imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

"Dias desses me esbarrei com as impressões de um jovem francês a respeito de nossos costumes tupiniquins. Olivier Teboul, 29 anos, trocou a França por Belo Horizonte há pouco mais de um ano e, ao se deparar com as tais divergências culturais, o rapaz tem listado em seu blog as peculiaridades do nosso jeitinho. Lendo a lista, o que mais me chamou a atenção foi o item número 43: “Aqui no Brasil, relacionamentos são codificados e cada etapa tem um rótulo: peguete, ficante, namorada, noiva, esposa, (ex-mulher…). Amor com rótulos”. E aí eu me peguei pensando: será que esses rótulos realmente mudam alguma coisa no relacionamento ou são meras (e talvez desnecessárias) formalizações? Seriam os rótulos coisa pra inglês ver, uma maneira de autoafirmação? Será que eles nos limitam ou nos ajudam?


É quase algo inevitável para nós. Rotulamos estilos de música e de filmes, de literatura e de pessoas. Consequentemente também queremos etiquetar cada estágio do relacionamento. É que o desconhecido assusta. Então fica mais fácil fazer um pré julgamento e enquadrar numa regra a ser seguida. Nós precisamos etiquetar, porque só existimos a partir do momento em que apontamos a diferença no outro. Nós só nos reconhecemos como indivíduo ao afirmar nossa diferença. Isso explica a nossa necessidade frenética de rotular.


Mas os rótulos são mesmo necessários? Eu me lembro que antes de começar a namorar um cara – quando ainda estávamos naquele meio de campo em que a pessoa não é um reles ficante, mas também não é algo sério a ponto de visitar seus pais – meu então ficante me sugeriu que a gente passasse a “ficar sério”. Eu lembro que pensei: “mas que [*****] é essa?“. Você não quer ter as responsabilidades de assumir um namoro mas quer me roubar a exclusividade? Formalizar a transitoriedade de uma relação que ainda estava amadurecendo? Aquilo foi demais pra mim! Um neorrotulismo que eu não estava com saco pra assumir. Logo eu, que abomino os adeptos de “dar um tempo” no namoro, iria aceitar “ficar sério” com alguém? Não, não, não. Pra mim, seja na alegria ou na tristeza, não há meio relacionamento. Ou você está comigo ou não está. A vida por si só já é complicada demais, então pra quê inventar novos problemas? Pra quê formalizar sentimentos, racionalizar emoções?


Apesar da constatação do Oliver, acho que nossa geração aos poucos têm eliminado esses rótulos e dado vazão à naturalidade em suas relações amorosas. Um exemplo que posso citar é que atualmente está se tornando incomum as pessoas pedirem as outras em namoro. Bem, o ritual arcaico de ir pedir a mão da namorada na casa dos pais já está em desuso faz tempo. Mas, além disso, as pessoas também abandonaram aquele turning point de pedir alguém em namoro, quando elas percebem estão falando para os outros “saí com a minha namorada” sem ter feito ou tido o tal pedido.


E a tarefa mais difícil é exatamente essa: como se referir ao seu parceiro quando estiver conversando com terceiros? E isso é ainda mais foda pra mulher, porque o cara pode chegar apresentando “essa é minha mulher”, que é algo totalmente ok. Agora, se a mulher chega e fala “esse é meu marido”, soa sério demais, se fala “esse é meu homem” parece que acabou de sair de uma caverna da idade das pedras, e se fala “esse é meu companheiro” parece que tá em Cuba se apresentando pro Fidel.


Não sei se etiquetar cada passo do relacionamento é algo realmente necessário ou se é apenas uma marca que nos ajuda a ser identificados e, com isso, moralmente aceitos nas relações sociais. Só sei que, pra mim, o amor é algo inexplicável e imensurável. Algo que a gente só pode sentir, e não classificar. Por isso me incomoda esse excesso de etiquetas que roubam a espontaneidade e a liberdade dos sentimentos. O amor transcende qualquer tipo de etiqueta, porque rótulo é coisa pra remédio. Sem farsas, estereótipos ou cenas: amor é amor."


Fonte: http://www.casalsemvergonha.com.br/2013/07/17/pegar-ficar-namorar-casar-por-que-rotulamos-relacoes-a...


-------------------------------


E aí, vocês acham certo esse questionamento? Particularmente, acho que é importante "rotular" (ou nomear, já que acho a palavra "rotular" meio negativa) quando uma das partes está envolvida e deixa claro que quer uma relação mais tradicional. Isso dá mais segurança de que a pessoa com quem se está relacionando tem planos com seu(sua) parceiro(a)!


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Há uma expressão que evita o rótulo, é quando alguém diz, por exemplo: "Estou esperando uma pessoa", hahaha.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Eu prefiro definir sim, o que é que está acontecendo. Deixo bem claro, para não haver dúvidas depois.

Essa coisa de "estamos só ficando" não me serve. Quando meu coração se envolve, eu vou pro tudo ou nada.


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

"e se fala “esse é meu companheiro” parece que tá em Cuba se apresentando pro Fidel."

kkkkkkkkkkkkkkkkk eu lembro do Lula. Terrível!


Eu não vejo como classificar cada pessoa como se fosse uma "coisa".


É bom "avisar o outro". As vezes vc se apaixonou e além das ficadas quer algo a mais, mas ela (pessoa) ainda não sabe, pq ainda é recente e não quer assustá-la. E talvez o(a) seu(sua) ficante esteja em outra vibe, só quer curtição, fica com você e com outras pessoas... aí já viu né? dá confusão, são sentimentos diferentes.


Estamos ficando? estamos namorando? Estamos solteiro? é isso e pronto. Isso pra mim não é rótulo é estado civil da modernidade.


E discordo da pergunta: "Por Que Rotulamos Relações Amorosas?". Nem toda relação tem amor. Amor, amor mesmo é coisa rara, e não surge do nada.


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

As pessoas "rotulam", pq querem saber onde estão pisando e oq exatamente estão fazendo da vida. Eh normal e não acho errado.


Eu, particularmente, acho ruim estar com alguém sem saber "qual é".


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Concordo plenamente.


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

As pessoas rotulam muito também pelo desespero de ficar sozinha,o medo de não ter ninguém a seu lado.E concordo com a musa:nem toda relação possui amor.Parece mais uma coisa unilateral do q uma relação a dois mesmo...


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Bah, nãum leio esse brog de poblecedade, o casar simvirgonha


minha opininhãum e nãum abro mãum né


:)


imagem de fiorella
fiorella
No PF desde: 28/03/2011

Quote:
As pessoas "rotulam", pq querem saber onde estão pisando e oq exatamente estão fazendo da vida. Eh normal e não acho errado.


Concordo, Jonas! Eu acho equivocado usar o termo "rotular". Como eu havia dito, a palavra me parece ter uma conotação negativa, sei lá. Se a pessoa tem objetivos na vida (formar família, etc) é normal que queira uma definição.


imagem de kellym
kellym
No PF desde: 19/06/2009

Ótimo assunto. Eu acho que, assim como o Jonass, se rotula para saber onde está pisando, em que pé está a relação ou a situação com o outro... Mas "rotulamos" é algo meio forte de se dizer, pq nós definimos uma situação...

Porque fica bem complicado vc sair com a criatura e ñ saber como apresentá-la ao chefe, às amigas... "Meu rolo, ficante, namorado"???


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Se definir o que estou vivendo é necessitar de rótulos, eu preciso e muito.

Tenho uma dificuldade enorme de lidar com coisas indefinidas. E na minha vida sentimental jamais seria diferente.