Não sei o que fazer!

24 respostas [Último]
imagem de Ana Luiza
Ana Luiza
No PF desde: 23/06/2010

Não recomendo. É puxado. Tu quer morar sozinha e realmente arcar com todas as despesas, pra ter a tal maturidade, independência, ou vai ficar pedindo ajuda pra família? Eu, se tivesse a opção de ter o conforto da família, não saía de casa até ter minha profissão e ter estabilidade financeira.

Te digo por experiência própria, é complicado.

Sair do seu lugar pq não gosta de onde se está considero meio injustificado. Agora se fosse pq lá tem um curso q qro mto fazer e na sua cidade não tem, aí sim, seria outra coisa. Ou se já tivesse um emprego a caminho, tbm seria outros quinhentos. Mas pensa com calma e paciência. Você vai saber o que fazer. Beijos!


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Estou em um fogo cruzado. Na mesma vontade que qro chutar o balde e viver experiências novas, me vem na mesma hora o conforto e minha familia, minha estabilidade.


EU GOSTARIA DE SABER, DE VOCÊS: A maioria aqui que opinou mora fora, gostaria de saber qdo iniciaram como fizeram? aluguel, emprego, gastos, saídas, as vezes até curso, faculdade, tempo. Pq convenhamos né, um salário mínimo não dá pra nada.

Qro saber como fizeram pra dar o 1° passo. Qria detalhes...


E especial a Ana Luiza que sei que ela tem mais ou menos a minha idade se não me engano. Ana, pq não tentar? quais as piores dificuldades que vc passa? qual o prós e contra que vc leva de morar sozinha?


E sobre o namoro, eu veria mais no momento se tentaríamos a distância ou não.


As vezes acho isso tudo uma loucura! Outras acho que preciso. Que idade!


imagem de Ana Luiza
Ana Luiza
No PF desde: 23/06/2010

Musa, nossa situação é beeeeeeem diferente, pois eu precisei cair fora lá de casa, não tinha opção mesmo. Bom, eu já trabalhava na cidade vizinha, então era só pegar um busão. Aí comecei a procurar um lugar pra morar perto da facul, porque aí seria mais fácil pra mim. No começo lembro que dividia ap com mais duas meninas e minha despesa com aluguel era bem em conta mesmo. Na época eu ainda pagava a facul , mas qdo fui morar sozinha, na faculdade tinha a opção de pagar o que dava no mês (depósito) aí no final do semestre parcelava e ia levando assim... (Lembrando que na época a facul era bem em conta, uns 370,00 reais), hj a mesma facul dobrou o valor). Qdo consegui uma bolsa de estudos as coisas melhoraram, aí tbm troquei de emprego e assim ia levando.

Gasto mínimo com tudo sabe, tudo contadinho e anotado em agenda pra não passar dos limites (e mesmo assim, com toda essa anotação eu me perdi no cartão de crédito hahahaah) aí foi outra luta! Saídas só para lugares mais em conta mesmo.

Mas não é fácil. Continuo com a minha opinião. Antes de ter sua profissão e independência financeira, não saia de casa. Tudo bem que temos menos liberdade na casa dos pais, mas ter que pagar todas as despesas sozinha é barra.


Se for decidir por ir, então prepare-se, como bem pontuou o BestaMor! Sorte!


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Conversando com um amigo aqui, ele me disse que ao menos eu teria que ter algum apoio lá. Aí pergunti se seria mta irresponsabilidade, ele me disse que sime não, mas que tem que ter coragem. Que se tivesse talvez faria o mesmo.


Ai... tô cheia de dúvidas. Respondam minhas dúvidas...please!


imagem de BestaMor
BestaMor
No PF desde: 16/08/2011

Musa,

Seja lá o que vc decidir, sair de casa, mudar de cidade...Prepare-se.

Pesquise, informe-se ao máximo sobre os custos, perspectivas na nova cidade, emprego, estudos.

PREPARE-SE.

Tenho um amigo que largou tudo por aqui - Sampa - e foi tentar a sorte em Rondônia.

Novas fronteiras, agro-negócio fervendo, bixim foi motivado para lá...

Pegou malária na 2ª semana, levou 40 dias pra se curar nas condições precárias de um hospital público.

Poderia ter evitado tudo talvez se tivesse tomado as vacinas.

Perdeu o emprego, consumiu a grana da reserva, acumulou dívidas e voltou em menos de 6 meses.

Por isso, só posso te dizer, pesquise, estude muito.

Não se iluda com os cenários paradisíacos como o de Rio das Ostras.

Uma coisa é visitar como turista, passar uns dias com o dindin/recursos que vc ganhou/recebeu/juntou, calculado pra X-dias de duração da tua visita...

E outra bem DIFERENTE é se mudar de mala e cuia, portando apenas "esperança" de arranjar uma fonte de renda que lhe permita subsistir de maneira digna, em um local em que a principal atividade econômica é o Turismo, que só "bomba" por 4 meses ao ano e, que vc não conhece ninguém.

Meio difícil, né ?

Sem querer "jogar areia" nos teus planos mas, se quiser mesmo,

PREPARE-SE.

Boa Sorte


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Musa, tem alguma possibilidade de vc dividir o aluguel com um amigo?


Quando eu saí de casa foi assim, eu morava num apartamento de 2 quartos com mais 5 mulheres. Éramos 6 ao todo. Então ficava bem mais relaxado pra pagar as contas... Em compensação, a bagunça não era fácil... Mas como nos encontrávamos só na hora de dormir, até que dava pra levar. Eu saí de casa aos 17, não foi muito fácil, no início minha mãe me ajudou, até porque eu vim pra estudar e não trabalhava. Agora é diferente, eu moro só com minha irmã, ela divide as contas comigo e assim vamos levando.


Eu não penso em nenhum momento a voltar a morar com meus pais. Isso pra mim é fora de cogitação. Eu amo minha independência. Tudo muda depois disso, TUDO! Tem os prós e contras, às vezes é difícil não ter os confortos da minha casa, mas não troco minha liberdade por isso, mesmo!


Começa a amadurecer a idéia, não precisa ser assim de sopetão. Quem sabe ir com um amigo, pra poderem dividir as contas, já vai com aluguel visto, e quem sabe até um trabalho. Se vira, guria! Esse é o clima! ;))


imagem de Miss J
Miss J
No PF desde: 26/07/2012

Eu saí para estudar e me sustentava com a bolsa de estudos. Dividi apartamento (inclusive o quarto em algumas ocasiões) com outras pessoas. Apesar das restrições, lembro-me do sabor maravilhoso da independência e da liberdade.

Ampliar os horizontes é enriquecedor e entusiasmante. Siga os conselhos do Besta em relação a se preparar e boa sorte!


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Nenhuma amiga em vista pra dividir o apê cmg. Cheguei até a perguntar uma colega que tbm tinha vontade de sair daqui, mas ela não quer.

Acho que isso tudo é loucura! Será que vou dar conta? Será isso mesmo? Será que minha cidade é minha insatisfação? Será que só longe daqui vou me encontrar? Até tarô virtual eu tô tentando, pra saber uma resposta, rs.


Como vcs levaram suas coisas? No caso tinha que ser um apê imobiliado né? Meu Deus... cada coisa que eu invento. Por hora qro, por outra não sei... mtas dúvidas. Vcs estão me ajudando a ver alguns pontos que não estava enxergando, mas mesmo assim ainda fico dividida.


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Já li e reli o que cada um escreveu... e não consigo me decidir. E isso requer tempo e investimento. Minha ansiedade e impulsividade só atrapalham...


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

Quote:
Já li e reli o que cada um escreveu... e não consigo me decidir. E isso requer tempo e investimento. Minha ansiedade e impulsividade só atrapalham...


Então deixa as coisas como estão, ai quando ter certeza ai você vê o que é melhor pra ti..!