Medo de Dirigir

31 respostas [Último]
imagem de luluzinhaa
luluzinhaa
No PF desde: 01/09/2009

olá pessoal...

bom, estou passando por uma situação que achei que não aconteceria... eu nunca tive carro, nunca tive a intenção de dirigir sabem...

então hoje estou noiva e com muito esforço conseguimos comprar nosso carrinho.

dai agora ele quer que eu aprenda a dirigir... no inicio achei estranho a idéia.. sei lá isso nunca tinha passado na minha cabeça, e eu imaginava que aquilo não era pra mim sei lá...

mas por insistência dele eu comecei a auto-escola.

só que quando comecei as aulas práticas começou a tortura... no incio era um medo um pavor... depois fui me adaptando aquele carro... mas sempre fazendo coisinhas erradas... mas quando saio numa avenida, dai vem o maior pavor... as mão suando, não consigo me concentrar muito bem... tenho medo de errar, bater, nas manobras tbm tenho medo de bater!!!

não sei mais o que faço!!!


rodei no 1° exame... e vou pro segundo.

peguei o nosso carro na rua mesmo pra treinar, mas ele é um pouco diferente.. quando morre então.. quase morro junto rsrsrs...

as vezes acho que nunca vou conseguir!!!!


bom eu queria mesmo compartilhar isso com vcs.. saber se alguem ja passou por isso, se tem dicas.. enfim.. to bem chateada com isso e apavorada tbm!!

beijo a todos!


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Pq vc não pede seu noivo pra ir treinando vc. Daí vc pega confiança com ele, vc se sente mais avontade pra errar. Isso, claro, se ele for paciente. Pq de nada adianta ele qrer te ajudar e ficar azucrinando.

Minha irmã tirou carteira com 18 anos, e o namorado dela tem carro e deixava ela dirigir, ia treinando ela, ajudando... ela passou de primeira.

Acho que seria legal, vc pega confiança em vc msma. Tente e depois nos conte!

Boa sorte!

:**


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

É super normal, vc ter medo e ficar apavorada. Mas com o tempo isso passa. O importante, vc nunca desistir de dirigir ok? Beijo


imagem de Marianna
Marianna
No PF desde: 02/03/2010

Luluzinha,

Não sei se moras em Porto Alegre, mas aqui tem instrutores preparados para pessoas com essas dificuldades, faz umas aulas adicionais.

Não acho aconselhável tentares praticar direção com o teu namorado, geralmente homens ficam nervosos ou impacientes e isso traumatiza ainda mais. Imagina na cabeça dele: vocês compraram o carro com muito esforço e algumas manobras tuas podem vir a danificar...

No meu caso tirei a carteira de primeira e com 18 anos, na minha época (estou na faixa dos 30) não era obrigatório fazer auto-escola, mas meu pai preferiu justamente por isso e, também, para não ficar com \"vícios de direção\" que motoristas mais experientes têm e podiam me fazer perder pontos na avaliação.

Fica calma, pensa que auto-escola é para aprender mesmo e poder errar e depois vai fazer o exame com mais segurança.

Ah e não abre mão de ter a CNH, sempre vai ser útil.

Boa sorte!


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Luluzinha, isso não deixa de ser um tanto normal quando começamos. Dá um certo medo mesmo, até pânico algumas situações!

E só passa com a prática, não tem outra maneira.


O conselho da Marianna é o qe eu também te diria. Procura um especialista em pessoas com medo de direção e faz algumas aulas. Normalmente não se precisa de muitas como da auto-escola para aprender a dirigir.


Quanto a reprovar no primeiro, sem problemas, também reprovei na baliza do meu primeiro exame de direção. Acontece. Estamos nervosas e .... pimba, colocamos uma baliza no chão! rrs

O segredo é não desistir e praticar muito. Não deixe a carteira de motorista mofando em casa pq perdes a prática e aí vai tudo água abaixo.


Boa sorte!!!!!


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Pessoalmente, valorizo mulheres que sabem dirigir. Mas o negócio é o seguinte:


Quote:
nunca tive a intenção de dirigir sabem... (...)

dai agora ele quer que eu aprenda a dirigir... no inicio achei estranho a idéia.. sei lá isso nunca tinha passado na minha cabeça, e eu imaginava que aquilo não era pra mim sei lá...

mas por insistência dele eu comecei a auto-escola.


A verdade é que vc nunca se importou com isso e agora está aprendendo apenas pq teu noivo insistiu. Isso é um erro. Ou vc encara essa parada pq é um desejo seu ou vai ser furada. Vai torrar uma grana no curso, vai tirar a carteira e vai dirigir lá de vez em quando (até pq dirigir nunca foi uma meta na tua vida).


E tudo o que o trânsito não precisa são de motoristas eventuais, domingueiros que ou por não terem qualquer noção de trânsito ou pq se borram pra atravessar um cruzamento, por exemplo, acabem complicando tudo num efeito dominó. E nas estradas a coisa também não é nada fácil. Dirigir é um negócio muito sério. Talvez deva repensar.


imagem de cadu82
cadu82
No PF desde: 01/05/2010

dirigir é que nem sexo, tem que ter prazer logo para sempre dirigir bem, senão é um saco aprender quando for mais velho, só faz mesmo se for obrigado a usar o carro. Dai sempre dirige mal, fica em panico e não quer dirigir.

tenho um primo que aprendeu a dirigir com 25 anos, e a namorada dele que dirige, porque ele não gosta. Virou mariquinha.


imagem de luluzinhaa
luluzinhaa
No PF desde: 01/09/2009

Musa, bom por incrivel que pareça, eu pedi isso pra ele nesse findi, fomos dar ums bandas nuns lugares mais calmos pra mim me acostumar com o carro e adivinha? no final andei até na avenida !!! \\o/

fiquei muito feliz, pq isso foi uma conquista pra mim!! eu tinha muito medo disso!

obrigada pela dica ;)


Lessa, valeu, estou tentando mesmo perder este medo! :D


Marianna, não sabia desses tipos de istrutores em Poa, acheiq só tinha em SP.

se este medo persistir, vou tentar sim. beijo!


kvet, é realmente isso é uma prova bem dificil pra mim, mas vou encarar e não desistir mesmo, obrigada querida !


Austra,

eu sempre achei que isto não era pra mim pq na minha familia, infelizmente nunca tivemos condições de ter um carro, nunca tive, então isso era algo muito distante pra mim...

mas quando conheci meu noivo... começamos a fazer planos juntos e um deles era comprar um carro, o que conseguimos realizar...

este foi o 1° carro que tive na vida. dai que comecei a pensar nisso (claro que ele me empurrou sim). Mas não acho que só pq nunca tive esta ambição, não posso tê-la agora, e só pq venho tendo dificuldades irei desistir.

quem dirige a mais tempo... vai ter que se acostuma comigo aprendendo tbm, afinal, ninguem nasceu sabendo né? rsrs...

obrigado pela sua opinião.


Cadu,

é, como comentei, nunca tive esta ambição mesmo, e tbm não tive como aprender bem antes, só agora mesmo.

mas eu acho que devo tentar sim.. pq sinto que minha liberdade tbm depende disso sabe, afinal não quero ficar sempre dependendo de alguem pra ir onde quero.

obrigada tbm cadu.


e força na peruca pessoal.. vou comentando aqui as minhas evoluções (que espero q sejam muitas rsrsrs...)


imagem de Nandablue
Nandablue
No PF desde: 17/04/2010

Ficar nervosa no início é normal!!!! E vc já está melhorando, vai melhorar cada vez mais!


Saber dirigir é muito bom, dá uma sensação de independência, poder ir onde quiser, na hora que quiser, basta pegar o carro o pronto! Vale à pena um esforço para aprender!


Boa sorte!


imagem de luluzinhaa
luluzinhaa
No PF desde: 01/09/2009

obrigada Nanda!

eu tbm estou pensando assim agora...

é tão bom poder sair, sem precisar esperar por algúem não é?

amanhã é o grande dia! e não estou tão nervosa como na semana passada :D

acho que vai dar certo !

beijo e me deseje sorte ;)


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Então, luluzinhaa,


Só quis dizer que não deve se sentir obrigada. Não é demérito nenhum não saber dirigir ou não sem preocupar com isso. Boa sorte.