Insegurança ao falar

12 respostas [Último]
LydiaMaria
No PF desde: 17/11/2012

Sou formada, mas me sinto muto insegura ao falar. Quando participo de reuniões de capacitação, fico muito nervosa e não consigo expor o que eu sei. Quando estou numa roda com poucas pessoas eu consigo falar, pois fico mais calma. Mas isso para mim ja ta virando uma doença. Se tem um local que eu sei que tenho que me expor eu saio mais cedo, e não costumo falar nada, me sinto tão nervosa que não penso quando vou falar e muitas vezes me critico depois por não ter consigo dizer o que eu pensava. Pior que as pessoas pensam que não sou capaz, que eu deva ser uma má profissional e não sou. Até agora não sou realizada na minha profissão , ganho muito pouco para muita responsabilidade. Até pensar em mudar de profissão, pensei. Em outra como uma profissão administrativa, que eu não precise tanto falar e me expor. O que eu faço meu povo?? Terapia???


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Lydia vc precisa de terapia... Isso vai te ajudar e muitoooooo


imagem de Andei só pela noite
Andei só pela noite
No PF desde: 27/05/2013

Por quê você se acha insegura? quais seus medos? o que você vê em si que não gosta?


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

Lydia... (discursar) e um dom que poucos tem... discursar/plaestrar e se fazer entender e atingir na MOSCA os ouvintes.., um dom ainda maior acredite... (não são todos que consegue) e isso nada tem a ver com sua capacidade ou não... Faça exercicios (se realmente a demanda para isso é importante no trabalho), existem cursos de oratoria, respiração... NAO ACHO QUE SEJA PROBLEMA DE PSICOLOGO nada...


Temos a tendencia de ACHAR que a terapia resolve tudo.. rsss


**nary querida nao disse isso para voce heim!!! to generalizando


*Ate aqui no PF temos que pensar antes de falar... rs


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

também não acho que seja caso para terapia.... curso de interpretação pode ser uma boa saída.... aprenderá um pouco sobre postura, dicção e desenvoltura ....


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Cursos para falar em público poderiam te ajudar bastante, acho.


Mas uma coisa é certa, você tem que enfrentar a situação. Pode fazer tantos cursos quiser, tantas terapias que aparecerem mas se você não enfrentar a primeira vez (sempre a mais difícil) não terá uma solução nunca....

Pense pq você é tão insegura e possui tanto medo de falar em público. Isso normalmente detona pessoas que possuem uma auto crítica ferrenha. Imaginam que do mesmo modo que se criticam impiedosamente ou outros assim o farão.

Não se exija tanto, Leve a vida mais leve. Ao menos comece a tentar...


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

A primeira coisa é não fugir mais.


Falar em público é um exercício. Qnt mais vc o fizer, mais o medo vai indo embora. Fugir, é pior.


Cursos de oratória são uma boa. Eles não vão resolver o problema, mas ali vc vai aprender algumas dicas q podem te deixar mais confiante na hora de falar.


Invista nisso. Quem sabe se expressar (ou pelo menos não foge disso), leva larga vantagem no mercado.


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

Já q tocaram no assunto tb...


Como o pessoal aqui gosta de terapia...rs


imagem de Australopithecus
Australopithecus
No PF desde: 10/02/2010

Na minha opininhãum, tu nãum deve de te amofenar


Nenguém parla cosa concoza no praneta hoje


minha opininhãum né


imagem de NIRAH
NIRAH
No PF desde: 11/10/2012

Q TAL FAZER UM CURSO DE COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO EMPRESARIAL NO SEBRAE .... ESSE CURSO E É MARAVILHOSO E VAI TE AJUDAR MUITOO


imagem de Capixaba_38
Capixaba_38
Offline
No PF desde: 21/07/2011

Além do acima mencionado, treine em casa, em frente ao espelho. Funciona. Treine a fala. Se tens uma reunião, uma apresentação no dia seguinte, simule uma apresentação. Fique em frente ao espelho e fale pra si mesma.

Imaginee as possíveis perguntas, e estruture a forma como irá respondê-las, não só na sequência lógica da resposta, mas também no impacto, no que deve ser enfatizado.

Uma coisa importante, se faça ouvir. Dê um tom diferente na primeira palavra de sua frase, no início da sua fala. Isso vai chamar a atenção de todos pra vc. Com isso vc terá sua chance de expressar. Importante: Seja muito objetiva. As pessoas não tem paciência para ouvir. Comece de trás pra frente: o resultado, e depois explique a lógica para chegar até ele.


Mas pra isso tem que treinar, no SEBRAE, em casa. Isso vai te dar um domínio maior do assunto e te ajudará na autoconfiança e coragem de chamar a atenção de todos pra si.