Frieza

12 respostas [Último]
imagem de Question
Question
No PF desde: 06/07/2011

No inicio do ano meu avô havia falecido de causa natural, recebi a noticia com um choque é claro, eu gostava dele. Então viajei para o estado de Minas onde ele morava, fui junto com meu pai que parecia estar ''aéreo'' enfim, ao chegar la estavam todos da família no velório, todos chorando e consolando uns aos outros, então fiquei meio sem o que dizer ou fazer, afinal era a primeira vez que eu perdi alguém da família e também a primeira vez que ia a um velório. Me aproximei do caixão onde estava o corpo dele, eu não o toquei, apenas fiquei observando, porém eu não senti nada, tudo o que eu via era um senhor com os olhos fechados como se estivesse dormindo. Depois de um tempo eu me afastei e dei algumas voltas pela casa, encontrei então pessoas da vizinhança e todos estavam de luto e tristes, menos eu que apenas estava um pouco assustado com a situação. Vi meus tios e primas chorando convulsivamente, em seguida encontrei meu pai pela casa, na mesma situação, mas não lhe disse nada, até que chegou o momento de levar o corpo para o cemitério, então todos foram se despedir, me aproximei mais uma vez, para me despedir do meu avô. Naquele momento, fiquei um tempo parado em frente a ele e ainda sim não derramei nenhuma lagrima e não expressei sequer uma emoção, simplesmente porque não senti nada, além de um vazio. Decidi tocar as mãos dele, fechar os olhos e mentalmente eu disse ''até mais, um dia nos veremos de novo...''


O fato do que vim relatar é que todos os que estavam presentes, na despedida perceberam que eu estava frio e não demonstrava nenhuma emoção, claro que fiquei constrangido, me senti como uma pessoa ruim.


Quero a opinião de vocês, o que acham dessa situação?


imagem de DannyOliveira
DannyOliveira
Offline
No PF desde: 23/03/2013

Você relatou uma vez a situação q viveu com o seu pai,Question.Provavelmente a mágoa do passado ainda está viva dentro de você,a ferida não cicatrizou direito.Isso deve ter te criado essa couraça dura e o tornado frio e distante.Procure dar tempo ao tempo.Se você estiver fazendo terapia,ajuda bastante.Minha terapeuta me aconselhou a escrever um diário,onde eu deva relatar meus sentimentos e meus progressos diariamente,ou então minhas quedas.Tente sintetizar essa mágoa toda em um diário,ele pode ser um grande amigo.Mesmo não dizendo nada,ele diz tudo...


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Normal! Se você não teve convivência estreita com seu avô, nada mais é do que um reflexo pragmático do seu ser...além do mais, o dito morreu de velho, ou seja, sem os sofrimentos inerentes à uma doença mais agressiva e prolongada.


Na verdade, as pessoas deveriam - é complicado eu sei - se manterem mais frias e concentradas em orações na hora do velório, ainda mais em um caso onde a comoção do inesperado não é o componente principal pela natureza do falecido.


Não te aflijas, direcione orações ao seu vô que ele as receberá de forma grata e entenderá essa tua aparente frieza. Velório não é encontro social ou disputa de carpideiras, fique tranquilo.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Se vc não tinha uma convivência, boa com seu avô é natural vc reagir dessa forma... Nao se culpa tanto....


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Quando meu avô morreu, Question, eu estava no final da gestação e a quilômetros de distância dele. Sabia que estava bem doente e que morreria em breve, mas levei um baita susto quando minha mãe ligou de madrugada pra contar. Hoje acho que o susto deveu-se à hora do telefonema.


Não senti nada, nadica de nada, neca de pitibiriba quando ele morreu. Nem mesmo culpa, ou pena.


Anos antes, fui a outros velórios de pessoas próximas, de gente muito amiga e algumas até mortas de maneira brutal, mas jamais chorei. No máximo, me emocionei com o desespero dos outros, mas esse negócio de se debruçar sobre caixões e chorar até se finar nunca aconteceu comigo.


Ainda. Ainda porque o dia em que alguém muito especial, muito próximo e insubstituível para mim partir, vou fazer tudo isso o que tu supunhas ser esperado nessa situação: vou me atirar nas paredes, chorar, berrar, arrancar os cabelos. Tomara que demore muito até isso acontecer.


Não é que a gente seja frio, é uma questão de distância, talvez. Vamos sofrer miseravelmente quando uma parte de nós for arrancada.


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Tudo que se planta colhe e foi exatamente isso que aconteceu com o seu avô.


Entendo bem a sua postura e não o condeno, pois pelo que percebi, vc não tinha uma convivência com o seu avô e parece que sua relação com o seu pai não é das melhores não seria diferente se isso acontecesse comigo.


Vc como neto, como filho, tinha que ter sido conquistado desde pequeno. Seu avô tinha que ter sido presente em sua vida desde quando era pequeno. Afinal, nós também somos conquistados pelos nossos familiares.


Não se culpe te entendo bem...


Não preocupe com o que as pessoas possam pensar de vc.


Não sei como vai ser a minha reação quando meu pai morrer, pois não tenho amor por ele, pois não foi cultivado o amor quando eu era criança. E é assim que acontece...


imagem de musa
musa
No PF desde: 12/02/2009

Vc tem sentimentos, só acho que estava em estado de choque. Ele morreu ao "natural" então quer dizer que de alguma forma, as pessoas "esperam" por isso, mas qdo acontece é sempre um back. Cada um reage de um jeito.


Qdo fiquei sabendo que minha vó tinha morrido (neste ano), eu tbm não demonstrei emoção. Mas qdo cheguei no cemitério, me debulhei em lágrimas. E nós nem éramos assim tão próximas.

E tinha parentes lá que eram bem mais chegados e que não choraram tbm. Sei lá, depende. Não fique encucado com isso.


imagem de kvet
kvet
No PF desde: 05/06/2010

Eu nunca entendi "medir" sentimentos. Fulano sofre mais ou menos que sicrano...Que fita e que medidas são essas? É pela quantidade de lágrimas que se derrama? É pela quantidade de gritos de desespero que se dá? É por tentar suicídio depois que algo de muito ruim acontece, talvez? Nunca soube.

Sempre fui reservada. É ruim alguém me ver desesperada. De brava, maybe.. de tristeza é mais complicado. O pq não sei muito bem. Mas talvez pq lido muito mal com a dor da tristeza interiormente e muito bem externamente. Vai entender....

Perdi o número de vezes que ouvi que não tinha coração quando era mais jovem. Meu irmão bastava um problema ele corria para os meus pais, chorava, se escabelava... E eu nada. A imensa maioria das minhas maiores dores resolvi deitada na cama no escuro sozinha.

Se isso é bom? É péssimo. Por conta do comportamento igual ao do meu irmão, ele e outras pessoas são postos no colo, todo mundo tem cuidado com o que falam e como falam.. Pessoas que são aparentemente "frias" todos acham que "aguentam o tranco". E aguentamos, é verdade. O que nos acontece por sermos assim é outro capítulo que poucos conhecem.


Provavelmente você seja uma pessoa como eu e outros tantos, reservado, discreto nos seus sentimentos e na vida, odeiam fazer alarme do que estão sentindo por mais que isso seja doloroso de aguentar...

Não há nenhum problema em sermos assim, mas vou lhe dar uma dica: se um dia achar que isso lhe prejudica mais do que o normal (e pode acontecer), procure ajuda.

É uma carga grande de se carregar sofrer "para dentro".


imagem de carlita carlinha
carlita carlinha
Offline
No PF desde: 03/12/2012

Quote:
É uma carga grande de se carregar sofrer "para dentro".


Quote:
E eu nada. A imensa maioria das minhas maiores dores resolvi deitada na cama no escuro sozinha.


Geralmente essas pessoas são consideradas as fortes, massss...ficar guardando o sofrimento sozinha não faz bem para ninguém.


É preciso também colocar tudo que sentimos para fora, pois os médicos mesmo afirmam que quando se guarda muita angustia, pode sofrer ataque de coração. Com certeza disso eu não morro.


Toda angustia e sofrimento que tive e que vem, eu coloco para fora.


Acho que vcs devem procurar uma maneira para tirar esse peso de vcs.


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

Não se sinta culpado. Em sentimentos e emoções, ninguém manda.


Vc não será uma pessoa melhor ou pior por causa disso. Cada um te uma forma de se expressar, ou simplesmente, se calar.


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Se te incomoda essa "represa" das suas emoções, procure ajuda.