Educação x Tecnologia .

2 respostas [Último]
imagem de michele
michele
No PF desde: 13/08/2008

Estamos um uma época totalmente tecnologica, onde os jovens de hj tem acessos liberado a internet e celular. Em nossa época as brincadeiras eram trocar papel de carta,andar de bicicleta,esconder,pegar, subir em árvores, esportes em geral.

Oque está acontecendo com a juventude desenfreada e sem limites? onde está o respeito,valores, os limites para cada fase da vida? observo que os jovens de hoje estão atropelando etapas da vida, tendo relações sexuais cada vez mais cedo e se envolvendo nas drogas e/ou prostituição. Será que o problema parte de casa? Oque podemos fazer?


imagem de Alinec
Alinec
No PF desde: 01/09/2008

A juventude nos últimos tempos tem perdido espaço com os pais/cuidadores que, por querer compreender mais a fundo esse mundo atual, acabam se tornando adultescentes... Ou seja, acabam compartilhando do mesmo espaço, os mesmo ideais, os mesmos gostos.... O limite infelizmente está acabando, pois os pais estão deixando sua função de pais, para serem amigos. Consequentemente, os filhos acabam perdendo o respeito pelos mais velhos, pois os tem como amigos. E como com amigos, muito facilmente temos a liberdade de mandar a PQP ou a M. por uma simples besteira, o respeito vai por ralo a baixo. Já com os pais não, antigamente, se eu inventasse de falar mais alto do que o de costume, certamente eu já estaria sentindo a orelha arder.....

Com isso, acabam criando um enfraquecimento de limite, de autoridade e de respeito. Não digo que nossos pais não possam nos ouvir, pois precisam nos ouvir, só assim para perceberem os nossos pedidos de socorro ou nossas palavras de carinho. Porém precisam estar no seu devido lugar, lugar de pais. Precisam continuar colocando limite, xingando na hora que for necessário, puxando a orelha se for preciso, nos paparicando quando precisarmos e certamente prosseguir sendo compreensivos. Ou seja, tudo vai voltar a tomar rumo, na hora em que os pais voltarem a ser pais compreensivos, pais \"ligados\" na modernidade da tecnologia, com seus orkuts, msns, celulares, e assim por diante, porém pais com responsabilidade, pais que aceitam que o seu papel é de pai e não de amigo. O desabafo foi grande, mas a idéia até que é interessante, ou seja, deve ter muito pano para manga ainda... Que venham mais idéias e pensamentos para quem tem interesse em sempre estar aprendendo.


petit
No PF desde: 17/07/2008

ai que delícia lembrar da troca de papel de carta, já tinha me esquecido disso... é verdade Michele, acredito sim que o problema parta de casa, a educação e os valores são tudo, e é muito triste ver jovens se acabando nas drogas, com tanta coisa maravilhosa por fazer nesta vida, acho que a solução está sim nos limites, tem que haver cobrança sim por parte dos pais.