Cunhada folgada...?

10 respostas [Último]
imagem de Alexx
Alexx
No PF desde: 03/02/2014

Pessoal


Gostaria da opinião, para tentar entender se eu é q estou sendo muito injusto ou até mesmo ranzina.


Meu irmão de 26 anos ainda mora com meus pais. Ele namora há mais ou menos 1 ano. O problema é que a minha cunhada, de forma não oficial, já está praticamente morando na casa dele com os meus pais. Ela já perdeu completamente os modos de uma visita. Chega do trabalho, vai direto lá para a casa deles, já tem controle do portão e chave, chega, toma banho, vai para o quarto, janta, dorme e no outro dia repete o mesmo. Assim é todos os dias!


E sinto nela um certo abuso. Minha mãe não quer passar por mal educada e sempre foi uma pessoa mto coração aberto, então acaba não cobrando dela, mas sei q se queixa para outras pessoas. Ela raramente ajuda com alguma coisa. O grande gasto com essa história toda, acaba sendo da minha família.


Se fosse algo mais compartilhado, do tipo, meu irmão dorme na casa dela alguns dias e ela na casa dele alguns dias...mas não. É sempre lá. Começa a ficar irritante, a cada dia q vc chega pra visitar os pais...e está lá o carro dela. Não apenas em termos de gasto...mas a própria privacidade da família acaba comprometida. Entre os meus pais e até mesmo entre eles e os demais filhos. Nunca conseguimos visitá-los e estar lá, sem q a cunhada esteja por perto.


Sou super mente aberta, não tem problemas com certas liberdades. Eu mesmo, já fiz dessas e sei como são as coisas hj.


O que acham desse tipo de situação? Sei q atualmente, é normal ficar na casa do namorado(a), mas não acham q em alguns casos, há abuso?


Abraço!


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Espaçosa a moça não?

Compreendo seu ponto de vista, eu tive que conviver com um irmão e uma irma mega folgados, que não apoiavam na despesa da casa e eram esbanjadores... isso dá raiva sim, todo mundo se mata trabalhando e os "bicão" na maior folga.

O negócio seria ter uma conversa na boa com seu irmão, tentar fazê-lo ver que seus pais estão sobrecarregados. Talvez até com a moça junto, jogar limpo mesmo, com educação mas bastante clareza.

Só que claro, certifique-se de que seus pais não se sentirão magoados ou chateados com sua intervenção.


imagem de Kátia.Aquiles
Kátia.Aquiles
No PF desde: 09/12/2009

Acho que você tem que focar menos na sua cunhada e mais no seu irmão. Sim, existe gente absurdamente folgada no mundo mas ninguém "toma conta" da casa alheia assim se não tivessem dado liberdade. Quem está dando a liberdade é seu irmão. Antes de qualquer coisa isso tem que ser resolvido com ele.


Quote:
a própria privacidade da família acaba comprometida. Entre os meus pais e até mesmo entre eles e os demais filhos. Nunca conseguimos visitá-los e estar lá, sem q a cunhada esteja por perto.


Muitos casais casam e moram na casa dos pais de um deles. E se isso acontecer? Qual a sua opinião/reação se a cunhada mudar de mala e cuia?


Abbey
Offline
No PF desde: 23/04/2012

Talvez o problema seja de definição. Se o seu irmão assumir que eles estão morando juntos mesmo fica mais fácil de exigir algumas coisas dela e vocês já saberão que ela é de fato parte da família agora e vai estar lá sempre. Ou quem sabe até seus pais o "convoquem" para assumir o casamento na própria casa deles.


Mas se ele continua encarando/tratando a moça como namorada, ela vai ser sempre a intrusa e não se sentirá na obrigação de ajudar nas despesas etc.


É claro que ela tem mais é que tomar um semancol, mas concordo com a Kátia.Aquiles, o foco tem que ser no seu irmão; quem precisa definir é ele.


Esse é o problema de continuar morando com os pais depois de adulto. O indivíduo acha que é dono da própria vida porque geralmente já se sustenta sozinho, mas não quer largar o colinho da mamãe e assumir a responsabilidade de uma casa sozinho.


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Pessoas que querem apenas os bônus, e não os ônus.


Não estou dizendo que seja o certo, mas me conhecendo bem acho que, no teu lugar, acabaria dando umas largadinhas do tipo "Fulana, tu por aqui DE NOVO? Ué, te mudou pra cá e nós nem estávamos sabendo?"


Sei que isso é abrir a porta pra confusão, mas tenho o hábito de sutilmente dizer algumas pequenas verdades incomodativas. Não gueeeeeento ficar quieta.


Tá na cara, meu primo Alexx, que tu tem que levar um plá com teu bro, mas eu iria além e consultaria as bases - ou seja, teus pais. Sim, porque às vezes a gente acha que tá sacando tudo, acha que percebeu o incômodo dos outros, mas depois faz papel de bobo quando vai defendê-los e eles nos desmentem. Verifica com os teus pais até que ponto a intromissão e a imposição dessa menina tem sido um aborrecimento e, uma vez certo disso, conversa com teu irmão já sabendo que 99% das pessoas não aceitariam bem essa chamada de atenção.


Esteja ciente também de que a manceba pode começar de mimimi e preferir pensar que "tudo bem, então, se não me querem mais presente, não vou mais naquela casa."


Enfim, isso aí é uma bomba armada pra explodir e tudo vai depender da serenidade e da humildade de todos os envolvidos pra não dar merda.


imagem de Alexx
Alexx
No PF desde: 03/02/2014

Pessoal,


Agradeço as respostas (e podem continuar).


Mais tarde, com mais tempo, volto para comentar.


Abraço


imagem de Alexx
Alexx
No PF desde: 03/02/2014

Então pessoal, acho o seguinte:


Concordo q se meu irmão e ela assumissem de vez q estão morando juntos, talvez ela tb se sentisse na obrigação de ajudar mais. Como em teoria eles não moram, fica mais fácil se esquivar. Mas é claro...na prática, todos estamos vendo oq acontece. As pessoas se fazem de loucas pq a situação está cômoda.


Se eles casassem e morassem com os meus pais, igualmente. Acho q se ela fosse de mala e cuia morar lá, talvez a situação até melhorasse, pelo motivo citado acima.


O problema é q o meu irmão não é o tipo q, por enquanto, pretende casar e sair de casa. Ele tem bom emprego, bom salário, sobra dinheiro pra gastar noq quiser e contribui pouco em casa. A situação está mto cômoda pra ele. E sinceramente, eu nem sei o qnt de fato ele gosta realmente dessa namorada. Ele é bem egoísta, não acho q ele pretenda casar. Ele vai manter as coisas assim e qnd enjoar, manda ela embora.


Enfim, meu irmão é sim um problema e haje mto mal em mtas coisas.


Mesmo assim, acho q ambos são culpados. No caso da minha cunhada, se vc é uma pessoa q tem um pouco de noção, vc vai questionar "poxa, não tem problema de estarmos aqui todo dia? seus pais precisam de algo?" Oq não acontece. Ela apenas deixa rolar.


Mas foi bom falar sobre isso aqui...pelo menos vejo q as pessoas compartilham da minha opinião e percebo q não estou sendo exagerado.


Vou tentar contribuir com uma solução pacífica. Contribuir apenas, pq a rigor, o problema não é meu. Eu tenho minha casa, família, etc. Mas me incomodo com essa situação.


Abraço


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Alexx me desculpe, mas teus pais também tem a sua parcela de culpa nessa história. Não impõem respeito e limites e alimentam o egoísmo do seu irmão.


imagem de Alexx
Alexx
No PF desde: 03/02/2014

Tens razão Ro Samy, é uma verdade...


Meu irmão é diferente de mim e dos demais. Apesar de todos sermos criados da mesma forma, é bem perceptível q o caráter dele merecia mais atenção. Infelizmente, meu pais foram e são negligentes com algumas atitudes dele.


imagem de Marcio M
Marcio M
No PF desde: 27/02/2011

A culpa é dos pais, Não impões limites, dá nisso.

Passou dos 20 anos, não tem essa de trazer namorada pra praticamente morar junto.

Querem levar uma vida de casal? Pois se juntem e vão morar juntos.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Na minha casa mando eu. Eu controlo tudo, eu resolvo tudo, eu conserto ou mando consertar o que tem que ser consertado, etc. Nem namoradas ou meus pais quando me visitam violam essas regras porque, me conhecendo, sabem que não permito essas liberdades.

O dono da casa faz as regras.

Se o dono deixa, os abusados tomam conta.