óleo de coco

20 respostas [Último]
D@ny
No PF desde: 16/08/2011

O óleo de coco é obtido a partir da prensagem da carne do coco maduro, que pode ser fresco ou seco. É rico em substâncias antioxidantes e apresenta propriedades funcionais, conferindo diversos benefícios à saúde.


O óleo de coco pode auxiliar no emagrecimento devido ao seu efeito termogênico, que aumenta o gasto energético do organismo, além de causar saciedade. Auxilia também na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.


Além de sua ingestão ser benéfica ao organismo, o óleo de coco também pode ser utilizado com finalidades cosméticas sem conservantes e/ou substâncias químicas alergênicas.


Garante o aporte de antioxidantes na pele, atua como excelente hidratante, promove melhora da elasticidade cutânea, confere à pele uma aparência mais jovem e sadia e reduz danos capilares em diversos tipos de cabelos. Pode ser massageado diretamente sobre a pele, diariamente, principalmente para peles mais secas. Seu uso também é sugerido para prevenção de estrias que ocorrem por conta da gestação.


De uma maneira geral, não possui contraindicações quando consumido em uma quantidade de 30-45ml/dia (2 a 3 colheres de sopa). Recomenda-se começar seu consumo com uma pequena quantidade (equivalente a ½ colher de sopa) e ir aumentando o consumo gradualmente. O consumo excessivo pode levar a enjôo e mal estar.


Pode também ser utilizado para finalizar pratos quentes. É o tipo ideal de óleo para dar sabor e aroma suaves a pratos como arroz e peixes.


Dica de uso: substitua a manteiga nas pipocas pelo óleo de coco e adicione em preparações frias, como saladas, sucos, shakes, misturado à granola, iogurte, salada de frutas etc.


O texto na íntegra sobre o óleo de coco, escrito pela nutricionista Bruna Murta, pode ser encontrado no site da Rede Mundo Verde.


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

Eu comprei.. faz pouco tempo que estou consumindo, como uma colher pura mais pode colocar nos alimentos.


imagem de Nary
Nary
No PF desde: 20/08/2008

Bem interessante


imagem de Lêh.!
Lêh.!
No PF desde: 07/09/2010

Ouvi falar Maravilhas desse óleo.!


=D


D@ny
No PF desde: 16/08/2011

Eu estou adorando consumir.


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Meninas,


Óleo de Côco é realmente muito bom, mas existem outros óleos de coqueiros brasileiros com as mesmas propriedades, como o de Babaçú

(bom pra cozinhar, tem um sabor agradável), o de Palmiste, Côco da Praia e ainda o Macaúba. Podem ser consumidos através da alimentação,

como através de cápsulas (há pessoas que não conseguem tomar pois causam enjoos, encapsulados então seria a solução).


Notem que muitas empresas que vendem estes óleos informam que é necessário o consumo de "extra-virgem", mas testes realizados em laboratório indicaram que o componente com mais ação no organismo não se perde no processo de refinação (o Ácido Láurico), podendo

ser consumido então o refinado sem problemas.


É o Ácido Láurico que tem o potencial "termogênico", auxiliando no processo de emagrecimento, inclusive com perda significativa de gordura abdominal, desde claro, com uma dieta hipocalórica e a adoção de atividades físicas diárias. Ácido Láurico não faz milagres.


Outros indicativos destes, levantados por pesquisas científicas:


- Fortalecedores do Sistema Imunológico (induz a produção de Linfócitos);

- Ações Fungicida (especialmente na Candidíase), Bacteriana (no H. Pylori, causador da Gastrite) e Virótica (principalmente na Herpes Zoster);

- Ação Antiinflamatória, envolvendo o Sistema Músculo-Esquelético (Artrite, Reumatismo);

- Melhoramento da função tireoidiana, principalmente na Hipo (caracterizada pela deficiência de Iodo);

- Atuam contra o envelhecimento precoce (não possuem vitamina E, mas não oxidam facilmente, essa é a vantagem); e

- Na estética ajudam a hidratar a pele, prevenindo as linhas de expressão e rugas, assim como o amaciamento dos cabelos.


Obs: pesquisadores Canadenses e Filipinos estão testando a ação destes óleos no combate a AIDS e ao Câncer. Havendo novidades, posto

aqui. Nem tudo foi divulgado.


:-)


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Eu uso óleo de côco pra me bronzear! heheheeh

É bão!


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Poivre, eu não usaria pra bronzear, pois a incidência de raios solares é muito alta neste período do ano, pode queimar a pele e provocar manchas com o passar dos anos...


Corrigi o texto anterior, escrever com pressa = erros hehe.


imagem de Poivre
Poivre
No PF desde: 12/01/2011

Sério Miss??? Ai que horror, eu usei duas vezes já!

Obrigada pela dica!!!!!


imagem de ♥ Barbie
♥ Barbie
No PF desde: 14/10/2011

E onde podemos comprar?!?


imagem de Miss Audrey
Miss Audrey
No PF desde: 04/02/2011

Poivre, não tenho conhecimento de referências do uso deste óleo em bronzeamento, mas como outros que existem por aí provocam manchas

na pele, é preciso ter cautela com este também, pois há muitos elementos químicos semelhantes.


Sabe o uso de Coca Cola e outros produtos caseiros, que bombou entre a garotada nos anos 80 e início de 90? Pois bem, hoje muitas destas usuárias se encontram com peles manchadas, ressecamentos frequentes e envelhecimento precoce.


Barbie, você encontra em casas de produtos naturais ou farmácias de manipulação/homeopáticas.


:-)