Samba do Crioulo Doido 28/11

46 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

bom dia meninas e meninos :)


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
Uma restauração inusitada na imagem de Santa Bárbara deixou o historiador Milton de Mendonça Teixeira surpreso no sábado (24), quando ele visitou a Fortaleza de Santa Cruz, em Jurujuba, no município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio. De acordo com Milton, ao chegar no local, ele percebeu que a estátua estava retocada com cores fortes.


http://glo.bo/UT9lG4

o mais surpreendente são alguns comentários dizendo que a Santa ficou linda , muito mais brilho e cor :( :( :(


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

Quote:
Bruna Nogueira50 minutos atrás

A imagem ficou linda. Ganhou vida e cor! Não sei do que essa gente estáreclamando..

3 RESPOSTAS

Adriana Naves6 horas atrás

é ficou mais fashion, rs. Detalhes da roupa se destacaram, até demais, rs, até parece uma tartaruga na barriga. Achei que a espada piorou pq ficou mais curta, mas os detalhes em dourado melhoraram. Porém achei a hóstia na taça meio brega, o batom forte tb, será que naquele tempo usavam batom assim? o sapato melhorou tb, mas creio que o problema maior ficou na face, pois mudou demais as sobrancelhas. As cores escondidas pelo tempo apareceram de deram mais vida e destaque a detalhes escondidos na escuridão. Será que esse fundo com cor diferente não é iluminação diferente tb? isso faz diferença

Angelina3 horas atrás

Eu acho que ficou legal, a única coisa que deveriam diminuir o tom era do batom, deveria ser cor de boca.


O M G

imaginem estas loucas retocando a Monalisa!


imagem de Jess
Jess
Offline
No PF desde: 21/09/2010

kkk isso não é restauração, é modificação, repaginada geral... mataram a arte, desrespeitaram o passado.


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

dando uma viajada :)

já imaginou se a moda pega ?... depois de repaginarem as igrejas góticas, irão atrás dos góticos para dar um UP no visUU...

não satisfeitas vão ditar o que as pessoas devem ou não vestir...


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

pobre Santa Barbara

"Santa Bárbara ficou parecendo uma Barbie", relatou historiador.


imagem de andyazambuja
andyazambuja
No PF desde: 09/07/2012

botox....


imagem de Gulherme
Gulherme
No PF desde: 13/05/2010

Ficou parecendo aquelas estátuas de gesso de bichinhos que são vistas no caminho Alpes - Rota do Sol - beach!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

a restauração foi tão caprichada que até a espada ela segura de modo diferente.... kkkkk

não tiraram umas fotos antes ou o restaurador achou que estava feio?

*

Quote:
RIO — A “plástica” que transformou uma imagem de Santa Bárbara do início do século XIX numa peça com aspecto de nova está no centro de uma polêmica. O trabalho de restauração da estátua, que fica no altar principal da capela da Fortaleza de Santa Cruz da Barra, em Jurujuba, Niterói, foi feito por uma equipe de preservação e conservação do Museu Histórico do Exército, no Forte de Copacabana. O resultado foi considerado malfeito e classificado até de “grotesco”. O Exército, no entanto, rebate as críticas.

— Os procedimentos de identificação histórica e higienização foram feitos. Quando chegou na decapagem (que possibilita saber quantas camadas de tinta tem obra), percebeu-se várias camadas de tinta. Como é padrão, optou-se por manter a pintura original — explicou o Major Migon, porta-voz da Fortaleza de Santa Cruz da Barra.

Uma dupla exposição de fotos, mostrada nesta terça-feira na coluna Gente Boa, do GLOBO, revela as mudanças acentuadas em linhas e cores. E aí reside a primeira crítica: restaurar uma peça, dizem os especialistas, é restabelecer a forma original, e não torná-la nova.

— O que se vê é algo grotesco. Mais parece uma imagem de gesso contemporânea. Em nada se parece com o que se fazia naquela época, no início do século XIX. Era um período pós-barroco, em que os artistas buscavam uma aproximação das imagens religiosas da figura humana, através de uma técnica chamada de encarnação — diz o professor de história da arte e especialista em arte barroca Elmer Corrêa Barbosa, que lecionou durante 40 anos na PUC. — Usava-se, por exemplo, uma camada de gesso sobre a madeira, buscando a textura e a tonalidade da pele verdadeira, e contas de vidro nos olhos. Era uma busca pelo realismo. Dizia-se que a peça era “esculpida e encarnada”, de onde veio inclusive uma expressão muito conhecida até os dias de hoje.

A Santa Bárbara modificada tem 1,73 metro e é feita em madeira. O Exército, que não identificou os restauradores, diz que a imagem foi recuperada para a festa do Dia de Santa Bárbara, em 4 de dezembro de 2011. Mas as modificações só se tornaram conhecidas graças ao historiador Milton Teixeira.

— É uma obra lindíssima, que conheço há 20 anos e deve datar de 1810. Estava em bom estado. Isso o que fizeram foi um crime. Descaracterizaram uma peça histórica que, no máximo, precisava de uma limpeza — disse.

O acervo do Forte de Santa Cruz da Barra, que inclui estátuas, canhões e obras de arte, não é tombado. O tombamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), feito em 1993, abrange apenas a edificação, uma das mais antigas do Rio, que data do final do século XVI.

Segundo a restauradora Cláudia Nunes, antes de se restaurar uma obra, o procedimento padrão é limpá-la, fotografá-la e mapear os danos. Em caso de danos mais graves, como lascas e descascados, faz-se a intervenção.

— A gente sempre tenta manter as características mais antigas da obra. Com a ajuda da tecnologia, tenta-se ver se é possível restaurar o que está por baixo. Restauração é uma ciência. Não é qualquer pessoa habilidosa e que entenda de tinta que pode se aventurar a fazer — disse Cláudia Nunes.

Crítico e historiador de arte, Carlos Roberto Maciel Levy — que recentemente apontou erros graves no trabalho feito no quadro “A primeira missa no Brasil”, de Victor Meirelles, do Museu Nacional de Belas Artes — alerta para a falta de controle sobre o trabalho de restauração no Brasil:

— O grande problema é o anonimato. Estamos falando em patrimônio. O anonimato é incompreensível e inconcebível. Além disso, os órgãos, embora existam, não têm qualquer controle.

Em setembro, a restauração desastrosa de uma octogenária na obra “Ecce Homo”, de Elias Garcia Martinez, em Borja, na Espanha, ganhou o mundo e se transformou em viral na internet.

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/rio/exercito-afirma-que-restauro-de-imagem-de-santa-barbara-foi-feito-por-pr...

© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Pobre Iansã, mandaram o staff da Revista Caras restaurá-la, esses fashionistas que se preparem, a vingança celestial vem à galope, ainda mais da santa dos furacões, tempestades, protetora da lida com o FOGO...ponham as suas barbas de molho infiéis!

Sem S2!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

acho que a ciência está perdendo tempo deveria criar a 'restauração de cérebro'....

todos deveriam pensar igual ... mentes conservadoras deveriam sofrer lobotomia e a criatura sairia de lá feliz, alegre... sem pensar muito aliás... bobagem esta coisa de usar o cérebro...

:S

kkkkkkkkk

PS: o sinal :S é sinal de sarcasmo