É Isso Mesmo O Que Você Quer?

12 respostas [Último]
imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

conversa vai conversa vem e sugeri à alguns miguxos que publiquem seus textos aqui no PF... como são acanhados eu o faço (é claro que com a permissão)...

começo com um texto do Maurinho:

Quote:
Uma bela família, quem ama à volta, viagem longa, carro do ano, a mais bela de todas, muita grana, mansão à beira mar, o dia todo sem fazer nada.

Muito bom, bom demais.

Desejar e satisfazer o desejo é bom, dá prazer, reconforta, sustenta o ego, anima, faz esquecer quando a vida vacila e o relógio não desperta de manhã.

Viver sem desejar não é viver, vivemos de satisfazer nossos desejos. Os que não são satisfeitos atrapalham como uma grande afta ou uma unha encravada, podem parecer pequenos e corriqueiros. Não são. Ficam lá, no fundo da alma, incomodando, pedindo espaço e tempo para serem satisfeitos. Apitam e choram, como um velho aparelho de fax que pede para ser colocado papel para funcionar, ou um nenê que chora de fome.

Nem sempre dá para enganar o desejo, pode-se fazer por breve tempo, nunca para sempre, ele insiste e volta a incomodar, exige tempo para si. Se ele não vencer, nos cobra um preço, nos tira tempo de vida, faz-nos gastar energia, tira-nos a alegria de viver e nos joga nas profundezas da depressão.

Desejo satisfeito é bom? Sempre? E o custo que isso nos traz? Vale a pena perder anos de vida por causa de um vício que nos mata aos poucos? Pelos hábitos alimentares que entopem as nossas veias? Pelo álcool que nos mata dentro do carro?

Toda satisfação de desejo tem um custo, seja para a gente, seja para quem está próximo de nós ou para o mundo, temos que ter consciência disso para não sermos um dinossauro que pisa e esmaga um inseto só para pegar a folha mais apetitosa que está no alto de uma árvore.


este texto e outros : http://doisbitsdeprosa.blogspot.com.br/2011/06/e-isso-mesmo-o-que-voce-quer.html

deixando os desejos de consumo de lado por um instante ... cada pessoa , e em épocas diferentes da vida, tem limite ético e moral para decidir satisfazer alguns desejos digamos não aprovados pela sociedade...

até que ponto devemos/podemos tolir nossos anseios? desejo reprimido vira monstro de estimação?


imagem de Ro Samy
Ro Samy
Offline
No PF desde: 24/11/2012

Já tive inúmeros desejos, vontades,sonhos e ambições que por várias razões não foram satisfeitos. O que isso me trouxe foi a humildade de compreender que querer não é poder. E em algumas vezes não conseguir o que desejamos acaba se tornando no melhor caminho.


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Um aspecto implícito no texto é que para sermos felizes precisamos satisfazer desejos e como é difícil fazer isso porque a vida é complexa, aleatória, contraditória e emocionante. É uma luta diária para se equilibrar entre o desejo, sua realização e sua frustração, porque se realizássemos todos os desejos a vida seria muito entediante e seria difícil querer vivê-la.

Uma contradição da existência humana que nos move para a frente.


imagem de jonass
jonass
No PF desde: 30/06/2010

Acho q existem dois lados.


Existe o desejo e o dever.


O desejo é aquilo q a gente quer, q nos dá prazer, nos faz investir tempo de vida. Mas todos nós, temos uma missão aqui (sem parecer manjado dizer isso) e nem sempre o nosso dever está de acordo com nossos desejos, ainda mto confusos e imaturos.


Um dia perceberemos q, mesmo tendo tudo oq queremos, nossa vida pode ainda parecer vazia devido à distância do nosso dever.


A nossa paz, está diretamente relacionada com a proximidade dos nossos deveres aqui.


imagem de girlie
girlie
No PF desde: 13/01/2011

Reparo que meu funcionamento é mais ou menos na base do que disse Oscar Wilde: "resiste a uma tentação e tua alma adoecerá de desejo pelo que lhe foi vedado".


E assim fui me encalacrando e me lascando na vida (como continuo me dando mal ainda hoje), por simplesmente não conseguir passar por cima e ignorar vontades. Por sorte, não sinto o desejo de trair; se a tal da coceirinha, como diz o Júpiter, batesse, eu estaria perdida, seria a maior cachorra vadia.


Mas é isso mesmo, Maurinho, nada é de graça, até a realização das vontades, mesmo quando a gente acha que não vai interferir na vida de ninguém.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

EITA MÂINHA! DÂNADA! QUE ABUNDÂNCIA! ASSIM VOCÊ VAI MATÁ PAPAI VIU???!

kkkkkkkkkkkkkkkkkk


Agora falando sério: o Mauro é o nosso guru! É uma honra ser amigo dele (apesar de que estou em falta com a turma, sumi do mapa, rsrsrsrs)!


S2


imagem de Mauro Scherer Dornelles
Mauro Scherer D...
Offline
No PF desde: 29/06/2010

Pô, tá fazendo falta por aqui, Miguxo, apareça com tempo para por as notícias em dia.

Guru é demais pro meu coraçãozinho, hehe, S2.


imagem de Júpiter
Júpiter
No PF desde: 08/07/2010

Falou! S2!


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

há tanta coisa debaixo da camada de verniz de cada um... e por vezes o desejo é tão reprimido que se torna raiva, frustração e sem nem ao menos percebermos ...


uma teoria sobre a homofobia seria o desejo homossexual reprimido... sabe que em alguns casos parece ser verdade...

Quote:
"Esconder um desejo ou negar é reprimi-lo em nosso inconsciente, mas porque reprimimos algum desejo?

Devido a toda a carga negativa que aprenderam e assimilaram a respeito deste desejo. Nossa estrutura psíquica só funciona bem quando atendemos a ela, o nosso inconsciente age como se fosse uma panela de pressão todo desejo reprimido odiado por explodir a qualquer momento, ou seja, quando a pessoa não queima essa energia tentando repudiá-la a qualquer custo, ela pode desencadear uma carga negativa. Por exemplo: a homofobia internalizada nada mais é do que os desejos reprimidos e não aceitos. Ou seja, é a negação da própria orientação sexual da pessoa, onde os valores homofóbicos presentes em nossa cultura podem resultar em um fenômeno chamado homofobia internalizada, através da qual as próprias pessoas podem não gostar de si pelo fato de serem homossexuais, devido a toda a carga negativa que aprenderam e assimilaram a respeito.

Observe que a pessoa apenas escondia esse desejo, mas agora passou a odiá-lo. Este ódio tem uma grande força psíquica de destruição, em sua mente quer que o outro seja realmente destruído, pois a ele ou ela incomoda. Ou seja, este processo interno de ódio e repudio aos próprios desejos homossexuais é chamado de homofobia internalizada e se manifesta olhar com de rejeição e ódio ao próximo, até as mais conhecidas como agressão verbal e física"


http://www.artigos.com/artigos/saude/psicologia/desejos-reprimidos-e-nao-aceitos-se-manifestam-atraves-de-odio-e-agressoes-22984/artigo/#.U5XDj_ldVoc


imagem de _Ana_
_Ana_
No PF desde: 19/09/2010

assim que li o texto comentei com o Maurinho que coincidentemente andava refletindo sobre a frase do Oscar Wilde:

"Há duas tragédias na vida: uma a de não satisfazermos os nossos desejos, a outra a de os satisfazermos."


agora li que a Girlie citou frase do Wilde também sobre o tema... e no fim o homem é cheio de frase sobre desejos e tentações :) provavelmente quase todas citações no livro Dorian Gray, que é um bom exemplo: desejos amplamente satisfeitos por vezes nos deixam mais vazios, ocos... principalmente quando somos dominados pela vaidade ...

""A única maneira de nos livrarmos da tentação é ceder-lhe."Fonte: - O Retrato de Dorian Gray"

uma palestra interessante sobre prazeres positivos :)

https://www.youtube.com/watch?v=qbNRvaNwgoI


imagem de Si Cal
Si Cal
No PF desde: 06/08/2010

""A única maneira de nos livrarmos da tentação é ceder-lhe."Fonte: - O Retrato de Dorian Gray"


Concordo em todos os aspectos... acho que so se esgota aquilo que se vive... o resto é vontades, desejos, repressões conscientes e inconscientes... o que em meu entender nos envenena a alma... (para o bem ou mal).