Viña del Mar e Valparaíso - Chile

maya
Postado em:
20/07/2009 - 15:02

O sol parecia estar brincando durante os dois dias que passei na cidade, se escondia durante o dia inteiro, fazendo a gente bater o queixo de tanto frio e ao entardecer despontava, faceiro da vida, deixando uma coloração dourada nas paisagens – um visual lindo demais!

Ora, pra mim foi como manteiga em focinho de cachorro – me esbaldei de tanto fotografar!

Fiquei hospedada em Viña del Mar, cidade litorânea com uma população expressiva (450 mil habitantes) e um charme que lembra Punta del Leste.

Uma das cidades mais importantes do Chile, Viña fica a poucos km de distância de Santiago, cerca de 1 hora e pouquinho de carro – ponto obrigatório para turistar.

À beira-mar tem um calçadão de passeio quilométrico, onde:

- Charretes circulam com turistas pra passear,

- Acontecem as feirinhas nos finais de semana,

- Está localizado o Cassino Municipal num hotel com uma arquitetura fantástica,

- Existe uma construção estilo proa de navio que atualmente virou restaurante,

- Ao lado (dessa construção) tem um castelo lindo que foi construído invadindo o mar e virou ponto turístico com mirador – dá umas fotos lindas daquele ponto,

- Está localizado o imponente Sheraton,

- Mais adiante, em direção a Valparaíso e ao lado oposto do mar, se encontra a praça com o famoso e criativo Relógio de Flores.

- E finalmente, porém não menos importante estão nessa orla os pelicanos mais fofos que já vi empoleirados nas rochas e pedras – muitos deles com a família inteira saboreando seu prato predileto no entardecer amarelado – outro presente dos deuses para minhas lentes!

Restaurantes bons (peixes e frutos do mar maravilhosos) com preços justos, você encontrará na rua paralela a praia – Avenida San Martin – e outras opções como comida mexicana, italiana, tailandesa, japonesa, churrascarias...

Visitei Valparaíso, que fica colada como uma irmã gêmea de Viña de Mar, tanto que você quase não se percebe quando passa de uma cidade pra outra – com o maior porto do país e abrigando três das maiores faculdades, Valparaíso é um orgulho para os chilenos.

Esta cidade, pasmem, é circundada por 44 morros e 13 funiculares - só que somente 3 funcionam, e sem planejamento, as casas foram sendo construídas de qualquer jeito, usando o aproveitamento que havia. Virou uma coisa meio indefinida, não é favela porque acolhe todo tipo de construções e tampouco é bairro – enfim é difícil classificar esse ajuntamento de casinholas, ruas e vielas estreitas, casebres, restaurantes bacanas, hotéis-boutiques, galerias de arte lomba acima, lomba abaixo!

Num desses morros se encontra a casa/museu de Pablo Neruda – lugar muito visitado e que vale a pena conferir.

A meu ver, Valparaíso é uma cidade com ar blasè, que tem estilo próprio e sabe existir para isso, enquanto Viña de Mar tem uma perspectiva mais classuda e charmosa.

Vou sentir saudades, pena ter que ir embora, conheci e me apaixonei por essas cidades, mas não consegui ficar curtindo a minha paixão – queria mais um tempo pra fixar esse namoro...

Quem sabe numa próxima?

Compartilhe