Rio Grande do Norte

precisofalar
Postado em:
29/03/2011 - 21:12

As dicas de viagem de hoje são da amiga do PF, a Nádia Cristina Feiten, que, parece, encantou-se com as terras nordestinas!

Não sabe onde passar as próximas férias? Aí vai uma sugestão: Rio Grande do Norte! É simplesmente apaixonante com suas praias bem (ou quase não) exploradas.

Natal tem algumas praias como Ponta Negra onde, em toda sua extensão, pode-se ver o Morro do Careca, uma grande duna preservada. Para quem gosta de caminhar, pela manhã, quando a maré está baixa, é possível passear entre as pedras que estão ao pé do morro. Costeando este, chega-se a uma prainha totalmente deserta de areia e água impecavelmente limpas. A vista dali é maravilhosa, tanto para o morro que tem a vegetação preservada, assim como para as praias de Natal que formam uma baía.

Na praia de Pirangi encontra-se o maior cajueiro do mundo ocupando praticamente uma quadra. Pode-se, também, visitar a praia do Forte, onde situa-se a Fortaleza dos Três Reis Magos. Ali é possível ter uma aula de história junto aos guias locais.

Aventura e natureza exuberante e intocada pela mão do homem, pode-se ter quando fazemos o passeio de bugue pelas dunas de Genipabú. Estas são imensas! Ao seus pés esparrama-se uma lagoa de beleza inigualável. Aluga-se um bugue, que faz o passeio pelas dunas e que, em alguns momentos, “radicaliza”, acelerando e fazendo manobras de dar frio no estômago! O visual é fantástico!

Neste passeio também é possível tomar banho de mar apreciando as dunas. Mais adiante, brinca-se no skibunda e tiroleza, onde, ao descer, caímos em uma lagoa, sendo resgatados com segurança pelos barqueiros. É pura adrenalina em meio a esta natureza abençoada.

As praias do Amor, Pipa e Cacimbinhas são exuberantes, com falésias imensas com tons de cores que variam do branco ao vermelho. O visual lá de cima é maravilhoso. Pipa com seu vilarejo de casas coloridas e pessoas do mundo todo passeando por ali, nos dá orgulho de ser brasileiro e também ser um pouco dono desta terra linda. Em Cacimbinhas, pode-se descer entre as falésias por uma escadaria da qual tem-se uma vista esplendorosa.

Seguindo ainda pela BR 101, a mais ou menos uma hora e quinze minutos, estão alguns vilarejos. Em um destes situa-se a Baía Formosa, onde a mata Atlântica é preservada. Ali, há passeios de bugue, que seguem por toda a extensão da baía, parando em alguns pontos. Em um deles, encontramos a Lagoa de Araraquara, que é conhecida também como a “Lagoa da Coca-Cola” devido sua coloração escura proveniente de raízes de plantas que crescem em seu leito. Para chegar lá, seguimos por entre a mata, apreciando a vegetação e a areia branquíssima. Mais adiante, há um espaço protegido por um voluntário que montou uma encubadora de ovos de tartaruga. Lá pode-se ver alguns cascos imensos de tartarugas que já morreram, assim como alguns esqueletos de golfinhos, baleias e outros animais marinhos.

Seguindo pela praia, pode-se tomar banho de mar, encontrando ali algumas piscinas naturais devido a maré baixa. O contato com a natureza é corpo a corpo com peixes e a vegetação aos nossos pés. Também, imperdível, é a Barra do Cunhaú, um vilarejo de pescadores onde há um criatório de camarões. A vista da praia é de uma beleza inexplicável. Pela manhã, com a maré baixa, formam-se piscinões entre as pedras, onde a água é morna. Observa-se algumas crianças pegando caranguejos entre as pedras, também vê-se peixes e mariscos. O banho sem dúvida é obrigatório, pela beleza do lugar.

Não há como deixar estes locais para trás sem ter a absoluta certeza de que Deus estava muito inspirado quando criou este paraíso. Recomendo, recomendo, recomendo. É puro encantamento, e melhor, dentro de nosso país!

nadiaf

Nadia C. Feiten  

Postado em: 
abril/2011

Compartilhe