Keukenhof - O Jardim do Éden fica na Holanda

maya
Postado em:
20/07/2010 - 16:03

Após longos meses de dias cinzentos, frio intenso e muita chuva, é possível presenciar na Holanda um espetáculo da natureza.

Tudo o que antes estava seco, em tons de marrom, começa a ficar verde, dando vida nova a paisagem. Flores brotam por todos os lados. O grito dos corvos que se ouve durante todo o inverno, é substituído por cantos de pássaros das mais variadas espécies.

Vivendo há 5 anos aqui, pude entender realmente o significado da primavera. Em Lisse, cerca de 50 min de Amsterdam, fica o Keukenhof, um local único no mundo, que resume tudo o que há de mais belo na primavera.

São 32 hectares de jardins, coloridos por milhões de tulipas de todas as cores e variedades, além de muitas outras flores que se misturam à paisagem. É simplesmente impressionante.

Com uma beleza de tirar o fôlego, os olhos parecem não querer acreditar no colorido que se vê por todos os lados. Aberto somente entre metade de Março e metade de Maio, é parada obrigatória para quem passa pela Holanda neste período. 
 
Criado há 60 anos, o local foi uma área de caça durante o século XV, além de ter sido utilizado para colheita de ervas e temperos para a cozinha do Castelo de Jacoba van Beieren. Por isso o nome "Keukenhof" que em holandês significa "Jardim da Cozinha". Após a morte de Van Beieren, o local passou para as mãos de ricas famílias merchantes.

Uma delas, Barão e Baronesa Van Palladandt, convidaram dois famosos paisagistas holandeses para criar um design para o jardim do castelo. Este design, no estilo paisagista inglês, serve até hoje como base para o parque.
Em 1949, o então prefeito de Lisse, juntamente com empresas exportadoras de flores, resolveu criar uma exposição, que passou a atrair um crescente numero de visitantes anualmente.

Essa grande popularidade acabou dando origem ao parque como ele é conhecido hoje. 
 
Fatos e números:
 
- O parque já ganhou vários prêmios como atração mais valorizada da Europa;
- É uma das atrações mais populares da Holanda e já atraiu mais de 44 milhões de visitantes em 60 anos;
- É o maior parque de flores de bulbo do mundo;
- Possui mais de 4.5 milhões de tulipas em 100 variedades;
- São um total de 7 milhões de bulbos de flores, plantadas todas a mão;
- É o local mais fotografado do mundo;
- São mais de 15 quilômetros de trilhas entre os jardins.
 
Dicas:
 
- É importante ressaltar que o parque fica somente aberto entre Março e Maio, devido ao clima. E nesse período, o melhor são as duas últimas semanas de abril, quando todas as plantações de tulipas, que ficam na região do parque, estão floridas e ainda não foram colhidas. É também, a época em que o parque está mais florido;
- O parque possui lindos gramados para fazer um piquenique. Sugiro levar uma mochila com algumas guloseimas para aproveitar bem o dia;
- Vale a pena alugar bicicletas junto ao parque e fazer a rota dos campos de tulipas. É indescritível;
- Carregue bem a bateria da máquina fotográfica, e deixe espaço no cartão de memória. A última coisa que você vai querer é ficar sem poder fotografar aqueles jardins;
- Nem pense em arrancar as flores para levar para casa:
- Em Amsterdam há várias empresas que organizam transporte e ingresso ao parque. O seu hotel pode dar mais dicas;
- Site para maiores informações: www.keukenhof.nl.

 
 
 

Obs.: As imagens pertencem ao arquivo pessoal do autor.

Compartilhe