Sucesso Familiar

dudy
Postado em:
06/10/2011 - 15:35
Ilustração: wallcoo.com

Hoje, bem sucedido é o cara ou a garota que ganha um salário alto (ou empresários), que desfilam marcas em seus corpinhos e andam em carros bacanas por aí. Porém, ter sucesso familiar, a meu ver, é uma das coisas mais difíceis de alcançar hoje em dia. Montar uma família até pode ser fácil, agora mantê-la, fazê-la prosperar são outros quinhentos.

A minha geração foi instruída para se instruir, estudar garantia êxito profissional e futuro promissor, mas parece que era só isso que importava, pois não nos criaram para constituir família ou para valorizar as árduas tarefas de uma mãe ou um pai. Não nos deram as ferramentas ou os ensinamentos de que isso deveria ser tão importante quanto ter uma boa profissão.

Não que a família da gente não fosse, de certo modo, um bom exemplo a seguir, afinal, havia carinho, amor e respeito entre todos. Mas os incentivos ao pensar num futuro promissor estavam sempre ligados a profissão, como se a independência financeira pudesse comprar a felicidade pessoal, como se pudéssemos viver só.

É tanta separação, tantos casamentos desestruturados, tantos pais inconsequentes... é raro encontrar lares com equilíbrio e harmonia.

Será que nossos pais são os culpados desta geração que não consegue formar família (feliz)?

Na realidade sempre é mais fácil achar culpados do que reconhecer nossas fraquezas. 

Mas, não estou aqui para julgar, quero mesmo é levantar a bandeira da importância do sucesso familiar em nossa sociedade. O lar, a família é a base de tudo. Temos o compromisso de fazer com que as novas gerações cresçam sabendo o valor da família, da harmonia do lar, do recanto onde se recarregam as energias, da importância do amor, do querer bem, da doação, enfim, do sucesso familiar para se poder ter êxito realmente na vida.



O que eu noto é que hj a mulher é discriminada quando não trabalha fora, como se o trabalho da dona de casa não valesse nada, e só aquela que é independente financeiramente tivesse algum valor. Eu optei por parar de trabalhar fora quando tive meu filho, (hj já tenho 2 adolescentes) e não me arrependo de nada, pelo contrário, eu acho que a busca constante da mulher em ser independente, criou uma geração de adolescentes carentes e insatisfeitos devido a ausência dos pais que compensam essa ausência com bens materiais.


Marinha, preciso admitir q não imaginava como uma mulher poderia "não trabalhar fora", hoje vejo q estamos ferradas, pois dar conta de tudo é coisa pra gente insana. Vc fez sua escolha e parabéns por isso, sim, há muito preconceito ainda, mas acredito q as mulheres q cuidam e zelam por seus lares e filhos ainda serão admiradas. Pois é um trabalho árduo e necessário. Meus conceitos mudaram e muito.


Concordo com vc, há uma geração de adolescentes perdidos, por isso q acho q vai haver um retrocesso, benditas as mulheres q dedicarem alguns anos de suas vidas a família, serão elogiadas e admiradas... logo, logo os filhos crescem e é possível voltar ao mercado de trabalho com força total. Obrigada por sua participação, bjooo


Sinceramente não acredito que as pessoas possam ser excelentes em tudo. Aí entra o que é prioridade. Pra alguns é ter casamento e filhos pra outros é o sucesso profissional. Também não acho que ter "familia" seja sinónimo de sucesso. ..(digo família da forma que nós a conhecemos...tradicional, etc). Por outro lado não há dúvidas que tem gente que casa por inércia e coloca filhos no mundo também por inércia... e é aí que o "bixo pega". Faz pq todo mundo faz. faz pq tem que fazer.

Aí nos espantamos quando a mídia noticia mulheres que abandonam filhos na lixeira...pais que não assumem o papel de pais e não cumprem com suas obrigações... filhos que não são educados e "corrigidos" ainda na 1ª infância... etc


jaila..parabens pela resposta inteligente.

vc conseguiu colocar em palavras sua opniao nao tedenciosa e mais ampla


Também não acredito nessa excelência total, é muito difícil. Mas q se faça escolhas então, pq ser meio-pai ou meia-mãe não dá, se optou por ter família ou casar q haja dedicação a isso também. O sucesso está nisso, em fazer bem, em dar o seu melhor, como na profissão. E não acho q ter família seja sinônimo de sucesso, mas q se optou por ter, q seja tão próspera qto o trabalho. Sinônimo de sucesso a meu ver, é ser feliz, ter paz no coração e equilíbrio emocional. bjoo Jalia


Acho que nunca haverá um consenso entre o que deve/pode ser ensinado e o que realmente usaremos em nossas vidas... Mas acredito que nossos pais nos ensinaram baseados naquilo que eles vivenciaram, o mesmo nós ensinaremos para nossos filhos. Será que não?


Baiana, tb acredito que nossos pais nos ensinaram baseados naquilo q viveram, mas acho q com a nossa geração poderá ser diferente, podemos mudar o curso da história, eu acredito nisso. bjoo


E se uma pessoa falhar em AMBAS as coisas: familia e negócios? Pessoas k se lamentam por terem exito profissional mas são solitárias são muito menos numerosas dos que as que não conseguiram nemhuma das 2 coisas? E não estou a tirar isto de algo que li....


Oi Diogenes, falhar em ambas é ruim também, mas falo do empenho da maioria das pessoas somente em relação ao profissional, no entanto para a família dar certo, muitas vezes, não há esforço algum...


É verdade o k você diz, mas ter sucesso profissional é tão difícil k isso exige muito tempo e esforço. É natural k muita gente não tenha tempo e capacidade de esforço para ambas. E nem tudo o k é natural é bom, como se pode ver.


Quanta gente é solteirona porque arranjar trabalho ou mantê-lo já muito difícil?


Foto

Realmente o texto fala tudo!

O valor real do verdadeiro sussesso familhar esta tao raro,esquecido....


concordo Rô... infelizmente está raro mesmo...


Adorei o texto


obrigada querida, bjoo