Sucesso Familiar

dudy
Postado em:
21/03/2013 - 14:30
Reprodução: gettyimages
Reprodução: gettyimages
Reprodução: gettyimages

Hoje, bem sucedido é o cara ou a garota que ganha um salário alto (ou empresários), que desfilam marcas em seus corpinhos e andam em carros bacanas por aí. Porém, ter sucesso familiar, a meu ver, é uma das coisas mais difíceis de alcançar hoje em dia. Montar uma família até pode ser fácil, agora mantê-la, fazê-la prosperar são outros quinhentos.

A minha geração foi instruída para se instruir, estudar garantia êxito profissional e futuro promissor, mas parece que era só isso que importava, pois não nos criaram para constituir família ou para valorizar as árduas tarefas de uma mãe ou um pai. Não nos deram as ferramentas ou os ensinamentos de que isso deveria ser tão importante quanto ter uma boa profissão.

Não que a família da gente não fosse, de certo modo, um bom exemplo a seguir, afinal, havia carinho, amor e respeito entre todos. Mas os incentivos ao pensar num futuro promissor estavam sempre ligados a profissão, como se a independência financeira pudesse comprar a felicidade pessoal, como se pudéssemos viver só.

É tanta separação, tantos casamentos desestruturados, tantos pais inconsequentes... é raro encontrar lares com equilíbrio e harmonia.

Será que nossos pais são os culpados desta geração que não consegue formar família (feliz)?

Na realidade sempre é mais fácil achar culpados do que reconhecer nossas fraquezas.

Mas, não estou aqui para julgar, quero mesmo é levantar a bandeira da importância do sucesso familiar em nossa sociedade. O lar, a família é a base de tudo. Temos o compromisso de fazer com que as novas gerações cresçam sabendo o valor da família, da harmonia do lar, do recanto onde se recarregam as energias, da importância do amor, do querer bem, da doação, enfim, do sucesso familiar para se poder ter êxito realmente na vida.

Publicado originalmente
em 06/10/2011



Sim, eu concordo; mas a busca do sucesso profissional não é coisa nova.

Os pais de "antigamente" sempre buscavam um "bom partido" para o casamento de suas filhas, e as coisas seguiam uma norma, onde cada um sabia o que era esperado de sua atitude como marido ou esposa, e também quando se tornavam pais e mães.

Mas hoje, com uma gama de comportamento tão ampla e até a possiblidade de homossexuais casados e adotando crianças, parece que estamos um pouco perdidos no tocante ao que é o sucesso familiar, por assim dizer...

Não é à toa que livros e cursos sobre o assunto proliferam cada vez mais, para contentar um público que parece suplicar por um norte, uma bússola, uma direção que seja, nesse caminho tão incerto.

Bem, acho que tudo deve ser revisto, mas nem tudo deve ser descartado.

Há comportamentos que sempre funcionam, posturas maternas e paternas necessárias na criação de uma criança.

O importante é se adaptar sempre e ter noção de que os filhos precisam de pais "diferentes", conforme a fase de suas vidas: uma mãe cuidadora, necessária na infância, pode se tornar desajustada na idade adulta de um filho, por exemplo; homens e mulheres mudam ao longo do casamento, a mudança é constante pra todos nós. Sempre.

E acho que a família deve acompanhar essas mudanças, para ser mais harmoniosa com os seus membros, mas também com as outras pessoas com as quais convive.