CONGRESSO INTERNACIONAL: Campanha de Vacinação contra o Câncer de Colo do Útero

Reprodução: Beth Nunes

O II Congresso Internacional de Controle do Câncer na Mulher, de 28 a 30 de novembro, no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Rua Ramiro Barcelos, 2.350), debate a prevenção do câncer do colo do útero, um grande problema de saúde pública vitimando mais de 50 mulheres por dia, segundo dados oficiais. No entanto, esse número pode ser duas ou três vezes maior, pois muitos casos não são registrados, principalmente nas regiões norte e nordeste.

Faz parte da programação, o Simpósio do Programa Nacional de Imunizações – PNI, dia 29, das 8h às 10h30. Pela primeira vez, no país, será explicada detalhadamente a forma como o Ministério da Saúde, através do PIN, vai iniciar e implementar o programa de vacinação contra o HPV, papilomavírus humano, responsável em 100% das incidências de câncer da cervical. Para o Simpósio, são convidados os secretários de saúde dos 497 municípios gaúchos e de outros estados como também os coordenadores dos programas de controle do câncer das respectivas cidades (médicos, enfermeiros e técnicos em enfermagem). O grupo participa de oficinas que esclarecem como, na prática, devem ser vacinadas contra o vírus HPV as meninas e adolescentes da comunidade.

O Congresso é promovido pelo Comitê Educacional da International Federation of Cervical Pathology and Colposcopy (IFCPC), com apoio do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde e do  Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Representantes desses e outros importantes órgãos já confirmaram presenças como Carla Domingues, coordenadora do PNI; Fernando Anschau, coordenador da Saúde da Mulher da Secretaria Estadual da Saúde - SES\RS e Deputado Pedro Westphalen, presidente de Assembleia Legislativa do RS e também presidente de honra do Congresso.

SERVIÇO
II Congresso Internacional de Controle do Câncer na Mulher
28 a 30 de novembro
Hospital de Clínicas de Porto Alegre (Rua Ramiro Barcelos, 2.350)
Público alvo: médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, gestores públcos e estudantes de medicina
Informações e inscrições: http://www.abev.com.br/cancerdamulher