Congele Frutas, Verduras e Legumes para Evitar o Desperdício

Reprodução: recycle.com

O que está acontecendo por todo o mundo, é um movimento que "prega" o consumo consciente. Desde roupas, calçados, eletrodomésticos... Até alimentos... Mas as vezes não conseguimos comprar pequena quantidade e o que fazer com o que sobra? Sim, é possível conservar, economizar e aproveitar ao máximo o que a natureza nos dá. Por isso resolvemos pesquisar e publicar aqui, é interessante e nada complicado de fazer.

A palavra chave é congelar! O ato faz com que alimentos durem por muito mais tempo porque a água presente neles se transforma em gelo, dificultando muito o crescimento de bactérias e diminuindo as reações químicas. Assim, você pode consumi-los sem precisar comprar tudo de novo. Veja o caso da salsa, por exemplo. Após utilizar parte do maço para fazer o almoço, limpe muito bem as folhas com água, e depois sequê-as. É importante deixá-las bem sequinhas para que não se formem pedrinhas de gelo sobre as folhas quando elas forem colocadas no congelador (isso pode danificar o alimento).

Corte os talos, elimine folhas velhas e pique tudo em ponto pequeno (isso lhe poupará tempo quando quiser usá-los depois). Por fim, sabe aquela velha bandejinha de gelo? Então, pegue-a e distribua as pequenas partes da salsa sobre cada espaço, ponha um pouco de água e congele. Para fazer ervas finas, em vez de água, utilize azeite de oliva - assim, as folhas não escurecem e você cria um jeito prático para temperar guisados, assados, massas e sopas.

A cenoura você pode picar ela por inteiro, depois colocar para cozinhar durante três minutos. Após esse período, tire os pedaços da panela e coloque-os em água gelada. Esse processo chama-se branqueamento e serve para preservar o valor nutricional dos alimentos, a coloração e o sabor.

Depois é só colocá-los num recipiente plástico (podem ser saquinhos, mas também é possível enrolá-los em filmes plásticos, atentando-se para não deixar ar dentro deles) e congelá-los. Fazendo isso, você pode conservar esses alimentos por mais de seis meses. Folhas de outros tipos, como acelga, chicória e couve manteiga devem ser picadas, colocadas no plástico ou recipiente vedado, e postas no congelador. Importante: folhas sensíveis não resistem ao congelamento, caso de alface e rúcula, por exemplo.